terça-feira, 6 de junho de 2017

RJ: Déo Garcez e Nivia Helen apresentam a peça 'Luiz Gama - Uma voz pela liberdade' em Universidades



O ator e autor Déo Garcez e a atriz Nívia Helen lançaram a peça "Luiz Gama - Uma Voz pela Liberdade" para apresentações em Universidades, Escolas, Teatros e Instituições em geral. No espetáculo os atores contam a história de Luiz Gama, um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, ex escravo, reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB, o maior  advogado dos escravos e também a primeira voz negra da literatura brasileira. Após a peça os atores realizam um debate com alunos e professores.

A peça relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe uma escrava alforriada, Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai. Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.

​​​Vítima de exclusão histórica, Luiz Gama recebeu em 3 de novembro de 2015, após 133 anos de sua morte, o título de Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O roteiro convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma intrínseca reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos preconizados na herança de um passado desigual e opressor.  Em Novembro a dupla fará temporada no Teatro do Centro Cultural da Justiça, na Cinelândia, Centro do Rio..

Ficha Técnica: ​​Texto: Deo Garcez, ​direção: Ricardo Torres, elenco: Déo Garcez e Nivia Helen, produção de Mário Seixas/MS Eventos, fotos de Jean Gusmão Yoshii​ e assessoria de imprensa: Alan de Jesus.



Confira o vídeo com trechos do espetáculo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário