sexta-feira, 23 de junho de 2017

RJ: José Mauro Brant e Tim Rescala apresentam "Makuru – Um musical de ninar”, no Oi Futuro Flamengo (Até 27/08)

'Makuru' é um encontro da cultura popular com o afeto num espetáculo para crianças de todas as idades


Canções de ninar embalam o público no espetáculo 'Makuru', no Oi Futuro Flamengo. Foto: Marian Starosta

Rio de Janeiro, RJ. O universo da cultura popular é a fonte de inspiração para “Makuru – um musical de ninar”, espetáculo infantil de José Mauro Brant e Tim Rescala, que retomam a parceria após as premiadas montagens de “Era uma vez... Grimm!” e “O pequeno Zacarias”. “Makuru” estreia dia 24 de junho no Oi Futuro, com uma essência voltada para as crianças, mas para ser curtido por toda família.

No palco, os atores-cantores José Mauro Brant, Ester Elias, Janaína Azevedo e Lilian Valeska evocam imagens poéticas, numa dramaturgia entremeada pelas canções originais de Brant e Tim Rescala. No cenário de Natália Lana, as canções ganham formas, com os vídeos de animação criados pelos irmãos Ricardo e Renato Villarouca. Completam o elenco o conjunto formado por Paula Martins (flauta), Débora Cheyne (viola), Cássia Menezes (violoncelo) e Tibor Fittel (acordeom).

Foto: Marian Starosta
A peça gira em torno de uma família, o pai  (Brant), a mãe (Ester Elias), a avó (Janaína Azevedo), que, com a ajuda da babá Bartira (Lilian Valeska) tentam fazer o menino Makuru dormir. Os adultos não sabem que em cima do telhado vivem seres estranhos: A Murucututu, a Tutu e o João Pestana, figuras do folclore indígena, africano e português invocados para embalar o sono das crianças. Juntos, os seres mágicos tentam a todo custo serem lembrados pela família para que a tradição das cantigas de ninar escapem do esquecimento. Para dar forma a esse imaginário, a peça conta com o trabalho de Bruno Dante, criador dos bonecos e adereços que têm papel fundamental na trama, além dos figurinos de Carol Lobato, maquiagem de Mona Magalhães e direção de movimento e coreografias de Sueli Guerra.  

“’Makuru foi uma ideia do Zé Mauro que eu imediatamente encampei”, conta Tim Rescala. “As cantigas de ninar fazem parte do inconsciente coletivo, e no Brasil temos uma bela coleção de cantigas tradicionais que sempre merecem ser lembradas. Como sabemos, a música está presente em nosso dia-a-dia de diversas formas. Mas em alguns casos, como na canção de ninar, nos ajuda deixar um pouco o mundo real, lógico, previsível, e nos leva para outros mundos, sobretudo o da imaginação, por intermédio do afeto, do carinho e de tudo aquilo está no campo da sensibilidade”.

Foto: Marian Starosta
“Eu sempre tive um desejo de trazer para os palcos os temas com os quais me identifico e foram objeto de minha pesquisa”, conta José Mauro Brant. “Nesse espetáculo coloquei esse mundo onírico – a Tutu, a Murucututu, o João Pestana – no telhado da casa, esquecidos. E a família vai descobrindo que lembrar deles pode ser legal, uma maneira de trazer e descobrir a nossa identidade. Por isso, cada personagem da família acaba trazendo um universo que tem a ver com a sua cultura. Por exemplo, a Bartira traz a herança africana; a avó a herança indígena, por meio da Murucututu;  e o João Pestana a herança portuguesa. Juntamos essas três culturas formadoras para chegarmos nessa família, por meio das canções de ninar. É disso que fala basicamente o ‘Makuru’ – um espetáculo sobre a importância da memória na construção da nossa identidade, renovando as tradicionais cantigas de ninar, resgatando o valor do afeto nas relações familiares”.

Texto e Direção: José Mauro Brant | Direção musical, música original e arranjos: Tim Rescala | Elenco: Ester Elias, Janaína Azevedo, José Mauro Brant e Lilian Valeska (atriz convidada) | Músicos: Paula Martins (flauta), Débora Cheyne (viola), Cássia Menezes (violoncelo), Tibor Fittel (acordeon) | Direção de movimento e coreografia: Sueli Guerra | Cenário: Natália Lana | Figurino: Carol Lobato | Bonecos e Adereços: Bruno Dante | Iluminação: Paulo César Medeiros | Ilustrações: Rosinha e Bruno Dante | Vídeo Animação: Ricardo e Renato Villarouca | Maquiagem: Mona Magalhães | Preparação Vocal: Janaína Azevedo e Marcello Sader | Pianista Ensaiador: Tibor Fittel.


Serviço: “Makuru – Um musical de ninar”. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo / RJ. Estreia: 24 de junho às 16h. Temporada: Sábados e domingos, de 24 de junho a 27 de agosto, sempre às 16h. Ingresso: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia). Horário da Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 14h às 20h. Capacidade do teatro: 63 lugares. Classificação etária: livre. Recomendado para crianças a partir dos seis anos. Duração: 60 minutos. Informações: (21) 3131-3060.

Nenhum comentário:

Postar um comentário