terça-feira, 7 de março de 2017

Dia da Mulher: Violonista uruguaia Cecília Siqueira adota o Brasil e faz sucesso nos palcos e na internet


Cecília Siqueira, uma mulher que luta diariamente para viver do seu ofício. Divulgação

Cecília Siqueira nasceu em Paysandu, Uruguai, em 1982. Veio de uma família de músicos importantes. Seus pais, professores de violão, Julio Siqueira e Raquel Franco, a encaminharam para o mundo da música ainda pequena, aos cinco anos, começou a dar os ‘primeiros passinhos’ na música e aos 15 anos de idade já conquistava o primeiro prêmio em um concurso nacional de violão.

Aos 34 anos, Cecilia dedica-se exclusivamente à música e, especificamente, ao violão. “É necessário muita dedicação para se construir uma carreira como violonista clássico. É necessário realizar um trabalho de altíssimo nível para se sobressair num mercado que é cada vez mais competitivo devido ao altíssimo nível técnico e musical. Sem falar que no Brasil não são muitos os espaços abertos à música instrumental... mas eu não saberia fazer outra coisa na vida”, explica a violonista que possui uma carreira internacional invejável combinando turnês no Brasil e nas principais capitais europeias, além de incursões pela Rússia e por países da América do Norte e África. Apresentou-se, entre outros lugares, no aclamado Royal Festival Hall em Londres.

Foto: Edu Sardinha/Divulgação
Cecília conheceu Fernando de Lima no “II Concurso Internacional de Violão PROMUSICA/SESC” em 2001 na cidade de Caxias do Sul (RS-Brasil) onde dividiram o primeiro lugar entre participantes de vários países. Esse evento foi crucial para a formação do duo, que iniciara com Fernando no ano seguinte, e para a união do casal Siqueira Lima.

O prêmio ganho nesse concurso gerou diversas oportunidades e quanto mais eles trabalhavam mais tempo passavam juntos o que acabou gerando o companheirismo, a parceria, o amor... que resultou em casamento no ano de 2005, em Uruguai. O violão é uma das maiores paixões de Cecília e a música é o seu ar. “Acho que não fui eu, mas o violão quem me escolheu. Pois antes de pegar uma boneca agarrei o violão”, comenta a artista que gravou em 2015 o CD The Art Of Duo Siqueira Lima pela GuitarCoop. Confira o teaser do CD abaixo:



O CD traz um repertório escolhido a dedo, ou a quatro mãos, como explica Cecília: “O Fernando e eu adoramos trabalhar na escolha do repertório. E nesse disco foi um enorme desafio, mas conseguimos unir num mesmo álbum o erudito (Villa Lobos, Enrique Granados) e o popular (Hermeto Pascoal, Astor Piazzolla), o que é uma de nossas maiores características – unir diferentes estilos. É um diálogo sem palavras, mas, com muita melodia”, conclui.

O casal faz sucesso no YouTube com uma interpretação a quatro mãos da música Tico Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, confira a performance da dupla abaixo:



O CD The Art Of Duo Siqueira Lima foi lançado pela GuitarCoop, uma cooperativa de músicos que investe em qualidade e é composta por renomados violonistas como Marcelo Kayath, Fabio Zanon, Edson Lopes, o peruano Jorge Caballero, o escocês Paul Galbraith, entre outros, além é claro, do Duo Siqueira Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário