terça-feira, 30 de maio de 2017

Grátis: Quarteto Concertante homenageia Radamés Gnattali e Claude Bolling, no BNDES, nesta quarta (31/05)

Grupo interpretará também obra raríssima de Gnattalli, escrita em 1966. Foto: Ana Ferreira.

Nesta quarta, dia 31, o Quarteto Concertante vai apresentar o espetáculo “A Música sem Fronteiras de Radamés Gnattali e Claude Bolling”, com entrada gratuita, às 19h, no Espaço Cultural BNDES, no Centro. Formado por Paulo Santoro (violoncelo), Tamara Ujakova (piano), Alexandre Brasil (contrabaixo) e André Frias (bateria), o quarteto fará um recital mostrando como Radamés Gnattali e Claude Bolling transitavam pelas mais diversas linguagens musicais, apresentando a música como um território sem fronteiras. 

Gnattali combinava modelos tradicionais da música de concerto com a inventividade da música popular, folclórica e do jazz. Bolling, por sua vez, ficou famoso internacionalmente quando se voltou para a fusão do jazz com o clássico. De Gnattali, serão tocados “Modinha e Baião para violoncelo e piano” e “Trio para piano, contrabaixo e percussão”, obra raríssima, pouco conhecida e executada desde composta em 1966. O concerto se completa com a grandiosa “Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio” de Bolling.

A “Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio” foi gravada pela primeira e única vez pelo próprio Claude Bolling ao piano e Yo-Yo Ma, um dos violoncelistas mais importantes da atualidade. Seus movimentos englobam formas contrastantes, como barroco romântico, lírico agitado etc, sempre inserindo elementos do jazz, inclusive a improvisação. No repertório do grupo, além da Suíte de Bolling, constam ainda a música brasileira de concerto, para as diversas combinações existentes, além de arranjos de música popular.

Serviço: Quarteto Concertante. Espaço Cultural BNDES. Av. República do Chile, 100 - Centro - RJ. Quarta-feira, dia 31/05, a partir das 19h. Entrada Franca. Informações: (21) 2172-7447.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário