terça-feira, 9 de maio de 2017

De olho no Enem: redação se torna fundamental na aprovação



As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram nesta segunda-feira, dia 8, e vão até o dia 19 de maio, às 29h59. E, mais uma vez, a Redação é a disciplina que vem como um diferencial para quem deseja uma boa classificação e entrar na universidade dos sonhos. Em 2016 o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Somente 77 alunos tiveram a nota máxima, ou seja, 1.000 pontos. Quase 292 mil redações foram anuladas ou zeradas por fuga ao tema, cópia do texto motivador, insuficiência ou não conter o tipo textual proposto, desconexões e ferir os Direitos Humanos. 


Como se preparar para uma boa redação no Enem?


O jornalista Alex Nascimento, professor de Redação do Canal do Enem, com mais de 20 anos de experiência docente, destaca que na hora de estudar o aluno deve estabelecer uma meta, conhecer as competências que são cobradas e entender como a prova funciona. “Primeiro, o estudante precisa perder o medo da redação. Já era a época de o aluno encarar a redação como um bicho-papão que se esconde no quarto, nos estojos, mochilas e mentes dos alunos. Chega dessa história! Feito isso, o aluno deve buscar conhecer as técnicas de produção, ter acompanhamento de um bom professor, seja presencial ou on-line, produzir em média uma redação por semana e se manter bem informado”, sugere.  

Confira uma aula de redação com o jornalista Alex Nascimento:


Dicas de quem chegou lá!


João Victor passou para Medicina e dá dicas para os novatos
João Victor, que garantiu a sua entrada no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com 980 pontos na redação em 2016, conta como assegurou essa nota e dá dicas para quem irá fazer o Enem neste ano. “Determinação e vigor são primordiais. O aluno deve produzir pelo menos duas redações por semana, fazer um mapa mental dos temas e rascunhos bem feitos, para depois olhar, avaliar e saber onde pode incrementar ainda mais sobre aquilo que escreveu. E, claro, além de se manter sempre atualizado”. 

Quando questionando sobre o tempo, ele discorda de que a redação não possa ser produzida no período estipulado. “Ela é um grande desafio, mas não é impossível. Eu chegava a demorar 3 horas para produzir uma redação no início do ano, mas com a prática, realização de um curso on-line e consciência a gente consegue fazer um bom texto nos 45 minutos. O importante é ter foco!”.

Portanto, comece a se preparar agora para o Enem. Saia na frente dos seus concorrentes e, assim como o João Victor, lapide a cada dia seus conhecimentos, sua forma de escrever e tenha a certeza de que a sua colocação será a melhor possível!

O Enem acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Este ano, a taxa de inscrição é de R$ 82 e pode ser paga até o dia 24 de maio. No ano passado houve um recorde de inscrições, que segundo o Ministério da Educação, chegou a 9.276.328 pessoas. Para 2017, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), empresa que realiza a prova, espera a elevação destes números, com quase 10 milhões de inscritos.


Fotos: Divulgação.


Um comentário: