sexta-feira, 6 de abril de 2018

RJ: 20ª Feira de Vinil homenageia o compositor João Donato, no Flamengo, neste domingo (08/04)


João Donato recebe o Troféu Feira do Vinil. Foto: Marcos Hermes

Rio de Janeiro, RJ. A Feira de Vinil chega à sua 20º edição, no dia 08 de abril, domingo, retornando ao Flamengo, bairro que a consagrou por cinco anos. O evento vai homenagear o compositor, arranjador e pianista João Donato, um dos pilares da música brasileira. Donato vai receber o Troféu Feira de Vinil do Rio de Janeiro, já entregue, ao longo das últimas edições, ao grupo Azymuth, a Marcos Valle, ao compositor e arranjador Arthur Verocai, ao cantor e compositor Carlos Dafé e ao sambista Wilson das Neves. 

Durante o evento, haverá apresentações das bandas Monoplano, Cajubeats e Digga Digga Duo, uma programação que incentiva também as bandas independentes. Às 15h, o evento vai promover o painel 'Vinil – Mercado, Memória e Mídia', com a participação dos palestrantes Silvio Essinger (jornalista do jornal O Globo), Arnaldo De Souteiro (jornalista, produtor e colecionador de vinis) e Marcelo Fróes (pesquisador e produtor musical), com a medição do produtor e DJ Marcello MBGroove Assim como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue à instituição de caridade Solar Meninos de Luz.

Ao longo do dia, vários DJs apresentarão seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos; MPB, Black Music, Rock, Eletronic. Pela primeira vez em sua história, a Feira do Vinil terá um expositor internacional, a Human Head, diretamente do bairro do Brooklyn, Nova York. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Arquivo Musical, além da Livraria Baratos da Ribeiro e da Satisfaction. Os paulistas serão representados pela Locomotiva, Mafer Discos e Vinil SP, só para citar algumas. A feira terá também estandes de venda de CDs, equipamentos de áudio, marcas de roupas e acessórios com esta temática.

João Donato: Nascido em 1934, no Acre, João Donato já dominava o acordeon quando emigrou para o Rio de Janeiro. Seu primeiro disco, "Chá dançante", foi gravado aos 22 anos, sob direção musical de Tom Jobim. Passou também pelo trombone, mas especializou-se no piano, em cujas teclas instalou a síncopa que influenciaria a célebre batida de violão do colega João Gilberto, marca registrada da bossa nova. Nos EUA, onde fez história, tocou com nomes como Mongo Santamaria, Tito Puente, Ralph Peña, Eddie Palmieri e Johnny Martinez, entre outros tantos. No Brasil, é um dos maiores nomes da música realizou parcerias com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Elza Soares e Chico Buarque, entre muitos outros nomes.

Serviço: 20° Feira de Discos de Vinil. Univeritas. Rua Marques de Abrantes, 55, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. Domingo, dia 08 de abril, das 10h às 18h. Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Classificação: livre. Informações: 21-98181-9733.


Nenhum comentário:

Postar um comentário