segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Resenha: O que achei do livro 'Melancia', de Marian Keyes

Por Daniela Calcia*

Melancia. Marian Keyes. Editora Bertrand Brasil.

Sinopse: Foi demais para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no hospital  se depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, ele dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo.

Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal!

Então Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras e começa a se sentir bem melhor. É nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...

Opinião: Sempre quando dava de cara com a capa desse livro achava que era infantil e adolescente. Então, uma amiga de 50 anos disse que era adulto. Resolvi encarar e me surpreendi. Me identifiquei rapidamente com Claire. Sempre que a gente termina um relacionamento, não estamos bela, a gente se descuida e quando vê,  estamos uma baranga.

E claro, depois do choro voltamos ao mundo real. Temos que recuperar o amor próprio. E Claire faz isso muito bem. Arranja logo um gatinho. Mas o livro é bem leve e trata tudo com humor, do jeito que devemos fazer. O legal é que ela se liga a sua família de novo, que apesar de muito louca, ajuda bastante nesse momento difícil.

Fiquei viciada nos livros da Marian Keyes, que apesar de  imensos, leio em 3 dias, a vontade de saber o que vai acontecer me deixa surtada.  E a mensagem é clara, não aceite pouco, você merece o melhor, não se apague numa relação, seja você mesmo, se o cara não te quer, azar o dele! Superindico!

Biografia: Marian Keyes é irlandesa e morou em Londres durante doze anos. Estudou na Universidade de Dublin, onde se formou em 1984. Hoje é uma das autoras de maior sucesso no Reino Unido, tendo vendido a peso de ouro os direitos de publicação de seus livros para o mundo inteiro. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20idiomas, sempre se destacando nas listas dos mais vendidos. Atualmente, Marian Keyes vive em Dublin com o marido.

Link do livro no Skoob: www.skoob.com.br/melancia-945ed1245.html

*Daniela Calcia é formada em cinema e jornalismo, pesquisadora do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, confira seu perfil no Linkedin:

br.linkedin.com/pub/daniela-calcia/31/653/85a/

Nenhum comentário:

Postar um comentário