quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza entrevista Geraldo Aymoré Júnior, autor do livro Shalla M’Bembe

Shalla M´Bembe. Nobre na Savana e na Senzala. Editora Muiraquitã

Sinopse/Opinião: A obra de ficção, baseada em fatos históricos, fala de dor, do terror do cativeiro, da violência humana, das questões sociais do século XIX, de luta, esperança e sonhos.

Em seu romance de estreia, Geraldo Aymoré Junior toca em uma enorme ferida: a questão da escravatura, da crueldade humana e das diferenças sociais na época do Brasil Colônia.
O livro conta a história do príncipe Shalla M´Bembe que foi capturado de sua tribo, na África Oriental, e trazido ao Brasil colônia na condição de escravo.

Filho de um líder respeitado e justo, Shalla, mesmo se tornando cativo, sofrendo violências e sendo tratado como um bicho sem alma, nunca deixou de ser bom e correto, granjeando o carinho de todos à sua volta, galgando assim, os passos para a tão sonhada liberdade.

O autor começou a escrever o livro em 2001, inspirado nas obras de Jean Baptiste Debret e Joahann Moritz Rugendas, e iniciou vasta pesquisa em livros sobre a história do Brasil para adaptar a ficção à realidade da época. Como base histórica, a obra é rica em detalhes, datas e fatos. Como ficção, a obra é envolvente, cativante e emocionante.

Tenho o prazer de apresentar a vocês a entrevista com o autor Geraldo Aymoré:

1 – Como surgiu a ideia do livro?
A ideia surgiu a partir das imagens de Rugendas e Debret, onde esses dois mestres da pintura retrataram a realidade do negro no Brasil Colônia e Brasil Império.

2 – Como foi o processo de criação e pesquisa?
 A criação foi surgindo na medida em que desenvolvia o romance. Como é baseado na história do Brasil, procurei contextualizar a ficção com a realidade histórica do mundo naquele período. Busquei fontes em livros e sites de história, e visitas à fazendas históricas do Município de Maricá. A nota curiosa é que eu precisava descobrir nomes no dialeto banto e, como não sabia onde conseguir esses nomes no primeiro momento, usei os nomes dos jogadores da seleção de futebol de Camarões na Copa de 1982.

3 –  Como autor, o que deseja passar a seu público?
O “feedback” que tenho recebido de meus leitores tem atingido minha expectativa, ou seja, eles têm se sentido presos à leitura e descobrindo (alguns redescobrindo) trechos importantes da nossa história. Minha intenção é tentar transportar o leitor àquela realidade que transcrevi, isso também se deve ao meu estilo de escrever, pois transcrevo diversos diálogos entre os personagens. Alguns indagam se é um roteiro pra filme ou seriado, outros, que não estavam acostumados a esse estilo, gostaram e se sentiram presos à história, e, além de se entreterem com a leitura, adquirem uma pitadinha de conhecimento da cultura negra, indígena e da história do Brasil.

4 – Existem outras obras? Novos projetos?
Sou bastante eclético e diversificado no que escrevo. Por isso não se espante se vier a seguir outras linhas de escrita, que não seja vinculada à história. Tenho várias outras obras prontas ou quase prontas. Duas, em especial, tem aguçado a curiosidade de meus leitores: uma é uma ficção sobre um personagem da Era Arthuriana e a outra uma ficção sobre viagem no tempo. Por que disse que tem aguçado a curiosidade de meus leitores? Porque no meu livro peço pra que se comuniquem comigo através de meu e-mail e esse retorno tem acontecido (o que é muito legal!).

Biografia: Geraldo Aymoré Júnior é advogado, Nasceu em Jurujuba, Niterói/RJ e trabalha no Tribunal de Justiça do Estado do RJ há 20 anos. Obras do autor: Shalla M’Bembe; Folhas ao Vento e Plano Cartesiano, a viagem no tempo é possível? Obras jurídicas: Breves linhas sobre Poder Disciplinar (artigo publicado na Revista Interação do TJRJ) e Breves linhas sobre Processo Administrativo Disciplinar no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça (artigo publicado na revista Jus Correge da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do RJ). Confira a fan page do livro no Facebook: Shalla M’Bembe



Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário