sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza fala sobre o livro 'As garotas da fábrica', de Leslie T. Chang


As garotas da fábrica, Da aldeia à cidade, numa China em transformação. Leslie T. Chang. Editora Intrínseca.

Sinopse: O livro é uma investigação sobre a vida profissional e pessoal das operárias das fábricas que sustentam o crescimento econômico da China. Assinada por uma descendente de imigrantes chineses, revela como o maior movimento migratório da história acontece, e resulta em um retrato social e humano de alcance global.

Opinião: A jornalista Leslie T. Chang, correspondente do The Wall Street Journal em Pequim e descendente de chineses, organizou uma bem elaborada e elucidativa pesquisa sobre os jovens migrantes, na maioria mulheres, que se aventuram nas cidades onde se concentram as mais variadas fábricas que produzem eletrônicos, peças de vestuário, entre tantas outras coisas, para todo o mundo, como tênis, vídeo game, TVs, etc.

Enquanto traça o crescimento da China, descobre suas origens e apresenta fatos históricos e marcantes deste enorme país, tão contraditório e surpreendente, enquanto produzem material de última geração, algumas regiões vivem em total pobreza.

Só posso contar comigo mesma”. Esta era a afirmação mais ouvida por Leslie quando fazia reportagens sobre as trabalhadoras das fábricas da cidade de Dongguan, região industrial do sul da China.

"A cidade não lhe oferece uma vida fácil. A remuneração pelo trabalho duro é baixa, muitas vezes mais baixa que o salário mínimo oficial (...). A jornada de trabalho, muitas vezes se estende além do limite legal de 49 horas por semana (...). Deixar a terra natal para trabalhar numa fábrica é a coisa mais difícil que fizeram. E também é uma aventura. O que os mantém na cidade não é o medo, mas o orgulho: uma volta precoce para casa seria reconhecer a derrota, Ir embora para ficar – chuq- é mudar o próprio destino".

Biografia: Leslie T. Chang é uma jornalista estadunidense filha de imigrantes chineses. Apesar de falar mandarim desde cedo, Leslie sempre resistiu às influências chinesas, procurando desvencilhar-se de suas origens. Mas a partir do momento em que o país começou a atrair a atenção mundial, o conhecimento da língua fez dela a correspondente ideal. Por meio de reportagens especiais para o Wall Street Journal, Leslie desenvolveu textos que se tornariam o fio condutor de As Garotas da Fábrica.


Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário