terça-feira, 4 de agosto de 2015

Grátis: Projeto 'Ler é uma Viagem' visita cidades de São Paulo em agosto


No mês de agosto, o programa de incentivo à leitura “Ler é uma Viagem” visita cidades de São Paulo realizando oficinas de “Leitura e Escrita Criativa com Dom Quixote” para professores da rede pública. A iniciativa, que tem patrocínio de todo o Grupo CCR, estará no dia 4 em Mairinque e em Osasco nos dias 18, 19 e 20.

As oficinas são inspiradas na obra “Dom das Crianças”, de Monteiro Lobato, na qual Dona Benta reúne as crianças do Sítio do Picapau Amarelo para ouvir as histórias de Dom Quixote de La Mancha, um fidalgo que ao ler romances de cavalaria, acredita que tenham sido verdadeiros e decide sair pelo mundo para viver sua própria aventura.

O projeto lança mão do recurso da escrita de cartas, prática que vem se perdendo. A primeira atividade é escrever uma carta sem destinatário obrigatório. “Histórias emocionantes surgem nesse processo. As pessoas escrevem para entes queridos, contam sua trajetória de vida e relembram quando foi a primeira vez que leram ”, conta a idealizadora do projeto, a atriz Élida Marques.

Na sequência, ela interpreta Dom Quixote, personagem título do projeto que, junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança – vivido pelo músico Marlos Mateus - inicia a leitura de cartas, trazendo à tona toda a emoção colocada no papel. A atividade continua com todos lendo cartas de outros participantes. “Muitas pessoas afirmam não ler, mas estão se referindo apenas aos clássicos da literatura. Queremos mostrar que a leitura vai além deste formato”, aponta.

Informações: www.lereumaviagem.com.br

Fotos: Marçal Mateus

2 comentários:

  1. Obrigado !! Matéria excelente.. parabéns.. aparece no Piquenique Literário na Biblioteca do Parque Vila Lobos... projeto Ler é uma Viagem... dia 16 de agosto a partir das 14 horas..

    ResponderExcluir