quinta-feira, 9 de julho de 2015

Home Office: Vantagens, desvantagens e dicas para fazer o trabalho funcionar

Trabalhar sem sair de casa, poder organizar seu próprio horário e ainda ficar perto da família. São muitas as vantagens citadas por que opta pelo Home Office


Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela SAP consultoria, o segmento Home Office vem se expandindo como opção no mercado de trabalho e 36% das empresas brasileiras já adotam esse método. O estudo envolveu com mais de 200 companhias e, destas, apenas 42% possuíam uma política formal para o funcionário que trabalha de casa e 9% ainda estavam em fase de implantação.


De acordo com “Global Evolving Worforce”, estudo promovido pelas empresas Dell e Intel, no Brasil 54% dos profissionais relatam que trabalhar em casa é melhor. Apenas 14% preferem trabalhar no escritório. Entre as áreas mais propensas ao trabalho remoto estão vendas, tecnologia da informação, marketing, e recursos humanos.


A securitária Rita Brito trabalha em home office há um ano. Ela acredita que a qualidade de vida é maior vantagem, pois não precisa se deslocar diariamente para a empresa. “Organizo meu tempo pelo meu horário de trabalho. Tenho que cumprir uma carga horária de 06 horas, portanto trabalho das 08h ás 14h. Para mim, a vantagem é a proximidade que mantenho com minha família, maior independência e redução do estresse que teria ao enfrentar o trânsito”, explica. Rita cita como principal desvantagem a perda da privacidade pessoal e a ausência de convívio profissional.


Para Renato Mendes, consultor de carreiras da Job1, quem trabalha em home office precisa considerar que, para que este modelo funcione, é preciso ser disciplinado e organizado, para que as demandas profissionais sejam atendidas e a vida pessoal não seja prejudicada. O especialista explica que o modelo pode apresentar prós e contras tanto para empregadores como para empregados. Cada lado deve avaliar todos os pontos para decidir a melhor opção de acordo com a cultura de empresa, ramo de atuação e características dos funcionários.

Para quem considera o modelo uma possibilidade, Renato lista as vantagens e desvantagens para cada um dos lados:

Vantagens para empregadores:

 Funcionários menos estressados com relação ao transito no deslocamento entre casa e trabalho
 Ausência de atrasos
 Colaboradores com mais qualidade de vida tende a produzir mais
 A independência que o homme office proporciona estimula a criatividade dos profissionais
 Menores gastos: Economia com encargos sociais e vantagens fiscais para as empresas

Desvantagens para empregadores:

 O modelo pode dificultar a constante atualização do profissional
 Menor possibilidade de acompanhamento do trabalho do funcionário.

Vantagens para funcionários:

 Possibilidade de ficar próximo da família
 Maior autonomia profissional
 Redução do estresse decorrente do trânsito
 Definição do próprio horário de trabalho

Desvantagens para funcionários:

Possibilidade de excesso de carga de trabalho
Indefinição de horários de trabalho e lazer
Ausência de convívio com colegas de trabalho
Dificuldade de compreensão do mercado formal

O especialista em carreiras traz cinco dicas práticas para fazer o home office funcionar:

1. Escolha um local de trabalho isolado do movimento da casa, para facilitar a concentração
2. Se você tem flexibilidade de horários, opte por trabalhar no período no qual se considera mais produtivo
3. Estabeleça limites para a família, para que não prejudique seu rendimento
4. Crie uma rotina
5. Mesmo trabalhando em casa, preocupe-se com a socialização com os colegas da empresa

Sobre Renato Mendes: Consultor de carreiras da Job1. Graduado em psicologia e administração de empresas, pós-graduado em Liderança e Gestão de pessoas pela FGV, tem ampla experiência nas áreas de Treinamento & Desenvolvimento, Headhunting, Executive Coaching, Projetos Especiais e Terceirização de pessoal, Recrutamento e Seleção de Pessoal.


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