quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza analisa 'O Castelo de Vidro', de Jeannette Walls


Sinopse: O Castelo de Vidro, é um relato de superação e amor. Neste livro de memórias, a famosa jornalista norte-americana Jeannette Walls mostra como conseguiu lidar, até a adolescência, com a excentricidade, a negligência e a falta de dinheiro dos pais. Durante 20 anos, sempre que alguém perguntava pela sua família, Jeannette Walls mudava de assunto. Nunca contava detalhes do seu passado. Neste livro ela revela todos os segredos sobre suas origens. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, esta não é uma história triste. Sem qualquer resquício de autopiedade, Jeannette Walls descreve suas aventuras de forma divertida, e seus pais, com profundo carinho e admiração.

Opinião: Ter coragem de encarar sua verdade e ainda dividi-la com milhões de pessoas é admirável. Se espelhar em cada página é doloroso, porém edificante... A vida imita a arte ou a arte imita a vida?

Essas e outras frases soltas, amealhadas durante a leitura do livro O Castelo de vidro. Memórias de uma família que aprendeu a criar finais felizes, da escritora Jeannette Walls, publicado no Brasil pela Editora Nova Fronteira dançavam em minha mente.

"Quando as outras garotas entravam e jogavam fora os sacos com os restos do almoço, eu ia catar na lata de lixo".

Não existe nada de típico e comum na família Walls. Aos olhos dos vizinhos e da sociedade Rose Mary e Rex Walls eram loucos, aos olhos de seus pequenos, eram deuses criativos e errantes. Viver com poucos recursos, conviver com o álcool e com a fome não é fácil, principalmente quando os pequenos crescem e começam a entender um pouco melhor a vida. A trajetória de Jeannette e sua família é realmente digna de um romance, porém se assim apenas fosse, não seria tão cativante e emocionante.

 (...) Mas eu nunca poderia me sentir bem naquela sala com mamãe e papai amontoados sobre a grade de ventilação de um bueiro, em um canto qualquer.(...)

"Tentara ajudá-lo inúmeras vezes, mas papai insistia em que eles não precisavam de nada, e mamãe pedia coisas imbecis, como um vidro de perfume ou o pagamento de uma academia de ginástica. Eles diziam que estavam vivendo exatamente como queriam".

É preciso ter estômago forte, cabeça firme e lenços de papel para ler esse livro. Mesmo assim ele é maravilhoso!! Super indico!

Sobre a autora:  Jeannette Walls nasceu em 21 de abril de 1960 em Phoenix, Arizona. Sua família morou em vários locais dos Estados Unidos, como Nevada, Califórnia, West Virginia, e chegou até mesmo a viver nas ruas. A experiência atípica da família nômade de Walls forneceria o substrato para seu premiado volume de memórias, O castelo de vidro, que se manteve por 100 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times. O livro foi sucesso de crítica e recebeu prêmios como o Christopher Award e o Books for Better Living Award. As memórias de Walls atingiram a marca de 2,7 milhões de exemplares vendidos, sendo traduzidas para 22 idiomas. Os direitos do livro foram comprados pela a Paramount, que fará a adaptação cinematográfica.

Antes de enveredar pela literatura, Jeanette Walls exerceu o jornalismo, tendo trabalhado como repórter, colunista e articulista em diversas publicações como a revista Esquire e o jornal USA Today. Atualmente em seu segundo casamento, Walls vive em Culpeper, Virginia, com seu marido, o jornalista John J. Taylor.

Confira abaixo a entrevista de Jeannet onde sua mãe aparece:



Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário