quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Grátis: Exposição do artista Cocco Barçante fica em cartaz na Alerj até 30/10

Por Felipe Teixeira


                                                                                                                                                                Foto: Carolina Lessa / Alerj
Esta é a última semana para conferir a exposição Sentimentos do Rio – Um Rio de Transformações, do artista plástico, professor e designer Cocco Barçante, no salão nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A exposição é uma parceria da Alerj com a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) e é fruto de um projeto de metarreciclagem, com obras sobre locais e monumentos do Rio feitas a partir do reaproveitamento de peças de computadores.

Nesta quarta-feira (28/10), Cocco Barçante visitou a Alerj e apresentou seu trabalho a um grupo de mulheres artesãs de um projeto desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Lipaps) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O único processo de transformação deste lixo tecnológico, que envolve cabos, fios e peças de computadores, é através da arte. Nosso objetivo foi aproveitar esses resíduos para transformá-los em algo esteticamente belo”, afirmou Cocco.

                                                                                                                                                                Foto: Carolina Lessa / Alerj
Para a psicóloga Helen Aragão, do Lipaps, a amostra foi uma oportunidade para mulheres aprenderem sobre o reaproveitamento de lixo em prol da arte. “Acredito que o simples fato de estarmos aqui já aguça a nossa curiosidade e serve de inspiração”.

Além das artesãs, alunas de Cocco da Universidade Cândido Mendes também compareceram ao evento. Segundo a estudante Raissa Fernandes, a visita à Alerj foi como uma aula prática: “Foi uma experiência muito enriquecedora. Irei aplicar tudo o que vi aqui hoje em minhas próximas aulas”, afirmou.

Serviço: Sentimentos do Rio – Um Rio de Transformações estará na Alerj até sexta-feira (30/10). Na quinta (29/10), a visita ocorre de 10h às 17h, e na sexta, de 12h às 17h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário