quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza comenta "Os ciganos na Umbanda" de Alberto Marsicano e Lourdes de Campos Vieira

 Os ciganos na Umbanda. Alberto Marsicano e Lourdes de Campos Vieira. Madras Editora.

O sincretismo e as vertentes da Umbanda apresentam ensinamentos diversos. Por isso é importante que haja literaturas teóricas, explicativas e éticas, como esta obra.

Nas páginas, são apresentados o histórico (origem, hipóteses e mitos) do povo cigano, influências e as tradições, traçando um paralelo entre eles e as entidades que se apresentam como ciganos nas giras da Umbanda.

Além de explanar sobre as linhas, tronos regentes, trabalhos, símbolos, cores, festas, sons e toda a vivacidade que existe na magia cigana na umbanda.

Apresenta também um cuidadoso e elucidativo conteúdo, ilustrado com fotos explicativas. Os leitores ainda terão o prazer de ler a obra ouvindo um CD com 12 belos pontos cantados na linha de ciganos na umbanda.

Sinopse: Assim como ocorre nas demais linhas, legiões e falanges que atuam na Umbanda, também os espíritos ciganos estão a serviço do mundo astral, sustentados por seus hierarcas, que são espíritos antigos e evoluídos de seu povo. Essa linha ou corrente cigana é ampliada com o acolhimento de espíritos ciganos ou de espíritos não ciganos, mas que possuem afinidade com esse povo e são merecedores de trabalhar no contexto espiritual. Embora não tenham tido seu alicerce espiritual na Umbanda, são detentores de uma riquíssima tradição magística, conhecem os mistérios da Mãe Natureza e manifestam-se na incorporação há bastante tempo, em rituais próprios. Eles sempre reverenciam e atendem aos Sagrados Orixás. Conheça a tradição cigana e a atuação desse povo na Umbanda, que vem para trabalhar, com seus cantos alegres, danças e rituais mágicos, em uma belíssima missão de luz e caridade.

Sobre os autores: Alberto Marsicano foi um poliglota graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui várias obras publicadas. Introduziu a cítara clássica indiana no Brasil e discípulo de Ravi Shankar e Krishna Chakravarty, da Universidade de Benares - BHU (Índia). Foi indicado ao 49 Grammy (USA). No cinquentenário da Independência da Índia, em 1977, foi homenageado pelo governo indiano por seu trabalho. Umbandista desde 1975, era médium e Ogã do Templo de Umbanda Sete Luzes Divinas. Lurdes de Campos Vieira é bacharel e licenciada em Geografia, pós-graduada em Geografia Humana e Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Na área educacional, atuou como pedagoga, professora universitária, coordenadora de cursos e diretora de faculdades. Dirigiu a Oficina Cultural Luiz Gonzaga e implantou a Oficina Pedagógica da DREM-09, da Secretaria da Educação do Município de São Paulo. Umbandista há 40 anos, é dirigente espiritual do Templo de Umbanda Sagrada Sete Luzes Divinas e do Núcleo de Estudos Sete Luzes Divinas. É autora dos livros A Umbanda e o Tao, Oxumaré - O Arco-Íris Sagrado e A Linha do Oriente na Umbanda (este com Alberto Marsicano); também coordenou o livro Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, todos estes publicados pela Madras Editora.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário