quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Dica de Escritora: Roberta Souza comenta o romance "Uma aventura perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Este é o mote de “Uma Aventura Perigosa”, segundo romance do friburguense George dos Santos Pacheco. Seus primeiros trabalhos foram o conto “Um Anjo Redentor”, na coletânea “Assassinos S/A Vol. II”,e o romance “O fantasma do Mare Dei”, ambos pela Editora Multifoco, em 2010.

George escreve para diversos sites e revistas digitais, sempre com o mesmo estilo, mas em “Uma Aventura Perigosa” ele muda o tom. Seu segundo livro é um romance erótico, desenhado da forma mais clara possível, e trata das relações amorosas, sem travas, sem meio-termos. Com o sumiço da carta, começa o inferno de Max: angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído. Uma série de coincidências atinge sua vida e ele descobre que nem tudo que ele sabe é verdade, e que todos tem segredos que precisam ficar escondidos a sete chaves.

A trama construída por George em seu segundo romance é divertido, e mantém o interesse do leitor. A história é narrada pela ótica de Max de Castro, o protagonista desastrado que faz o exercício da carta confessional de forma e acaba se metendo em grandes apuros.

A ideia para a história surgiu durante o Encontro Literário “Narrativas fantásticas – A Literatura da Invenção”, do Festival de Inverno Sesc Rio 2013, com Bráulio Tavares, do qual Pacheco participo como mediador. Ele conta: “O Bráulio fazia uma incursão sobre a escrita confessional, falando sobre vários autores brasileiros que faziam uso desse recurso. A certa altura ele comentou sobre um amigo psicanalista que receitava o exercício da carta confessional. Naquele momento, toda a história começou a se desenhar em minha mente e sua escritura demorou cerca que nove meses.

O livro sai agora, pela Editora Buriti. O prefácio, do professor de Letras e doutor em estudos literários, Renato Alessandro dos Santos, narra a ousadia do autor em tratar em seu livro o sexo com tanta liberdade. “Em certa altura, o sexo é tanto que o leitor parece estar não com um livro de literatura em mãos, mas com um roteiro de um filme pornô. E isso é um elogio à ousadia do autor. É como se fosse La Fontaine em “Epigrama”: das fábulas para a poesia erótica. Dá-lhe ousadia.”

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: www.facebook.com/autornacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário