quarta-feira, 20 de junho de 2018

RJ: ArtSonica oferece bolsas de até 40 mil para artistas fazerem residência no Oi Futuro, inscrições prorrogadas até 02/07

Rio de Janeiro, RJ. O projeto ArtSonica - Residência Artística prorrogou as inscrições até o dia 02 de julho. O prazo dá nova oportunidade para que artistas brasileiros que misturem linguagens artísticas diferentes possam participar do processo seletivo. O desafio será a criação de uma obra de arte para exposição no Oi Futuro. Até o momento, 127 artistas nacionais já mandaram seus projetos para o processo seletivo. Os selecionados receberão bolsas que vão de R$ 20 mil a R$ 40 mil para cobrir todos os custos durante a estadia na cidade, entre agosto de 2018 e junho de 2019.

Dos 127 inscritos, 69 são do estado do Rio de Janeiro, 18 do estado de São Paulo, 14 de Minas Gerais, 3 de Salvador (BA), 4 do Ceará, 4 de Pernambuco, 1 da Paraíba, 1 de Manaus (AM), 1 de Sobradinho (DF), 2 de Goiás, 4 do Paraná e 6 do Rio Grande do Sul. Ao todo, serão escolhidos dez artistas de várias partes do Brasil e eles terão oito semanas de acesso ao LabSonica, laboratório de inovação e criatividade do Oi Futuro. O local possui estúdios de som e vídeo, coworking e ambiente para oficinas e ensaios.

Foto: Divulgação
A cada dois meses, dois selecionados poderão utilizar os equipamentos e a mentoria com profissionais de excelência. O objetivo é dar voz a cadeia produtiva da imagem e do som, da pesquisa à criação, culminando com uma obra que tenha multilinguagem artística. Por exemplo, um projeto com foco nas artes visuais em diálogo com áreas afins, que pode ser a música, literatura, artes cênicas, artes urbanas, moda, design, games ou gastronomia.

Durante o período de residência artística no Rio, o projeto oferecerá estrutura recém-inaugurada, que ocupa um andar inteiro do edifício do Oi Futuro, a poucos metros do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, Zona Sul do Rio. As instalações do laboratório são de ponta, com equipamentos para gravação de som e vídeo, estúdio acústico, ateliê de criação, posições de coworking, sala para ensaios e oficinas e internet de alta capacidade. O projeto também disponibilizará técnicos de estúdio, e equipes de produção de conteúdo para redes sociais e assessoria de imprensa para que divulguem os trabalhos em desenvolvimento.

A ArtSonica inaugura o laboratório de inovação e criatividade do Oi Futuro, um espaço que materializa nosso propósito de atuar como um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a produção colaborativa e promovendo o acesso à cultura na era digital”, diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro.

Interação ao vivo em espaço de exposição aberto ao público


Foto: Divulgação
Escolhidos por uma comissão formada por cinco profissionais em áreas artísticas diversas, os residentes exibirão ao público etapas de sua criação e pesquisa. A interação com a população terá entrada franca e transmissão na web em tempo real. Serão três momentos: o primeiro, de apresentação do processo criativo; o segundo é o PapoSonica, no qual os artistas podem convidar um especialista para falar sobre um tema ligado ao projeto ou assumir essa tarefa; e, o terceiro ao final da residência, quando todos terão mais 30 dias para entregar a criação final. A obra fará parte de uma exposição coletiva, em 2019, no Centro Cultural Oi Futuro.

As pesquisas artísticas podem ser realizadas total ou parcialmente durante os dois meses de experimentação, desde que os criadores proponham quais são os seus objetivos e cumpram com as entregas acordadas. É possível iniciar uma pesquisa ou finalizar uma investigação em curso neste programa, desenhado a fim de explorar a pluralidade artística do Brasil e promover o intercâmbio dos residentes para que façam trocas sobre os seus processos e até mesmo criem juntos.

A primeira ArtSonica - Residência Artística foi elaborada especialmente para ocupar as instalações do laboratório de inovação e criatividade do Oi Futuro, que abriga as atividades do LabSonica, voltado para as experimentações no campo do som e imagem, e do Labora, hub de empreendedorismo social do instituto. O objetivo é avançar sobre a missão do Oi Futuro, que é fomentar a inovação, promover experiências criativas de todas as áreas e estimular conexões para potencializar o desenvolvimento coletivo e pessoal.

Conversando com diversos amigos sobre artes digitais, achei interessante propor para artistas de diferentes especialidades o desafio de se aventurarem por este caminho. A ideia foi bem recebida e resolvemos elaborar uma proposta. Esta foi a semente que deu origem à ArtSonica”, explica Julio Zucca, o idealizador do projeto.

Inscrições abertas no endereço: artsonica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário