quarta-feira, 25 de julho de 2018

Grátis: Espaço Furnas Cultural apresenta a exposição,‘Oni Uni Liri Ludi’ do artista plástico Alemão, em Botafogo (Até 05/08)

Bicicleta é o tema principal do trabalho do artista plástico e grafiteiro Alemão. Foto: Divulgação.
Rio de Janeiro, RJ. Até 5 de agosto, o Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, promove a exposição gratuita e inédita ‘Oni Uni Liri Ludi’ – iniciais para Onírico, Universal, Lírico e Lúdico, do artista plástico e grafiteiro paulista Anderson Ferreira Lemes, o Alemão. A curadoria é de Higor Advenssude, com produção executiva da Desvela.

Durante esse período, por meio de agendamento prévio, haverá atividades educativas voltadas ao público infantil. Monitores estarão à disposição para realizar visita guiada de grupos de crianças ao espaço, onde promoverão oficinas de colorir. Uma forma dos pequenos interagirem ainda mais com a exposição. O agendamento é feito através do telefone (21) 2528-2761.

A mostra revela com exclusividade ao público desenhos originais de personagens para grafite, onde a estrela principal é a bicicleta, retratada em todos os quadros. O meio de transporte exaltado por Alemão remete ao desejo de liberdade que nos torna humanos. As imagens trazem essa possibilidade dentro de uma estética em que a cor possui, também, um papel primordial. Um dos principais traços  é transmitir através de sua poética visual a oportunidade de refletir sobre a existência humana. Seu trabalho, iniciado com o ato de grafitar muros pelas ruas de Assis, cidade onde nasceu, do interior do estado de São Paulo, ganhou o mundo pela universalidade.

Minha essência está fincada no meu desenvolvimento como profissional das artes de rua e galeria. Essa base foi um fator decisivo para que minhas pinturas conseguissem alcançar o grande público. Minha arte incorpora uma certa falta de identidade, o que permitiu um reconhecimento maior por parte do público com os personagens ilustrados em minhas telas, que carecem de uma identidade facial devido a esse propósito”, comenta Alemão.  

O trabalho do artista ganhou destaque no Brasil e no exterior a partir de 2013, quando realizou sua primeira exposição individual em Domodossola, na Itália. Atualmente, cerca de 350 obras de Alemão estão presentes nos cinco continentes.

Confira o documentário que conta a história do artista plástico 
e grafiteiro Anderson Lemes conhecido como Alemão: 


Serviço: Exposição ‘Oni Uni Liri Ludi’. Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo / RJ. De terça a sexta, das 14h às 18h, sábado, domingo e feriados, das 14h às 19h, até 05/08/2018. Agendamento de grupos: (21) 2528-2761. Entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário