segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Espetáculo 'Batalha de improvisação com máscaras' ganha versão infantil no Teatro Ipanema (Até 01/10)

      
'Batalhinha' faz a criançada soltar a imaginação e improvisar. Foto: Aline Macedo/Divulgação

Rio de Janeiro, RJ. Está em cartaz, até 1º de outubro, no Teatro Ipanema, a Batalha de Improvisação de Máscaras para crianças. O espetáculo conta com 13 atores da Cia dos Bondrés que se lançam em uma apresentação imprevisível (literalmente), onde tudo é improvisação! Já na chegada, o público é convidado a embarcar nesta inédita aventura teatral, sugerindo temas de improvisação a serem levados em cena. Como nos antigos programas de auditório, a plateia vota, torce e participa. Tudo pode acontecer.

Foto: Aline Macedo/Divulgação
É dada a partida, times divididos pelo público, o mestre de cerimônia, o ator Tomaz Nogueira, expõe as regras. Para cada prova, tempos definidos e objetivos a serem cumpridos. Os temas serão sorteados. Cada time terá seu grito de guerra e cada espectador, menor ou maior de idade, terá o direito de votar e torcer para a equipe escolhida. A DJ Jojô Rodrigues envolve o espectador ao som de uma playlist de músicas do universo infantil, cirandas, batucadas etc.. O espetáculo traz à cena temas sugeridos pelas próprias crianças e dialoga diretamente com o momento atual. 

Foto: Aline Macedo/Divulgação
O projeto surgiu do evento 'A batalha de improvisação com máscaras', que teve sua primeira edição em abril. O interesse do público foi imediato, lotando o Teatro Ipanema. Este evento tornou-se parte da programação da Residência Vem Agora, com apresentações previstas mensalmente. Com o número crescente de crianças, a ideia da Batalhinha surgiu adaptando o jogo para crianças com a utilização de objetos manipulados e novas máscaras balinesas.


Foto: Aline Macedo/Divulgação
No palco as máscaras de Bali: Os Bondrés. Estas máscaras esculpidas em madeiras são originais do Topeng, manifestações populares associada aos cultos nos templos da ilha de Bali. Bondrés que em balinês significa clown, palhaço, são tipos populares, faladores e cheio de humor. Inspirando-se nos jogos de improvisação muito populares nos países como Canada, Bélgica, França dentre outros, e investigando a tradição secular do improviso das máscaras, a diretora  Fabianna de Mello e Souza concebeu este espetáculo. Apresentada às mascaras por Ariane Mnouchkine em 1993 Fabianna, desde então, desenvolve uma pesquisa sobre o jogo do ator e a dramaturgia das máscaras. Integrou a cia francesa Thèâtre du Soleil por quase dez anos e desenvolveu seus estudos em Bali, Japão e Sri Lanka.

Foto: Aline Macedo/Divulgação
Fabianna é a maior responsável pelo o desenvolvimento do trabalho com máscaras balinesas no Brasil.  Em 2008, fundou a Cia teatral ´Os Bondrés´. Em 2010, a diretora e atriz, trouxe ao Rio de Janeiro os mestres do Topeng I Djmat Made e I Teriman Nyoman. Em seguida, os mestres realizaram oficinas em São Paulo, Bahia e Recife. Além da encenação de espetáculos das Cia dos Bondrés, Fabianna foi convidada a ministrar oficinas por todo o Brasil e com as máscaras, participa da preparação de elenco no teatro, cinema e dança. Para A Batalhinha, Fabianna conta com a colaboração de Ana Achcar, diretora e coordenadora do Núcleo de Atores da Uni Rio.

Ficha técnica: Direção: Fabianna de Mello e Souza / Colaboração: Ana achcar / Elenco: Julia Morales / Thadeu Matos / Ariane Hime / Walber Rodrigues / Ian Konder / Pedro Sarmento / Rodrigo Sangodaré / Tomaz Nogueira da Gama / Juliana Brisson / Julia Sarmento / Felipe Pedrini / Bel Flacksman / Thiago Riberio / Trilha: JOJO Rodrigues / Luz: Paulo Inácio / Realização Atelie de pesquisa e de treinamento com máscaras.


Serviço: 'Batalhinha - Batalha de improvisação com máscaras para crianças'. Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema / RJ. Sábado e domingo, 16h. Até 1° de outubro. IngressoS: R$30 / R$ 15. Duração: 50 minutos. Censura livre. Informações: 2267-3750.

Nenhum comentário:

Postar um comentário