sexta-feira, 8 de setembro de 2017

DF: Déo Garcez apresenta peça sobre o jornalista, poeta e advogado abolicionista Luiz Gama, em Brasília (09 e 10/09)

Déo Garcez estrela 'Luiz Gama - Uma voz pela liberdade' em Brasília. Foto: Vívian Fernandez

Brasília, DF. O público de Brasília, vai conferir, nos dias 09 e 10 de setembro, o espetáculo 'Luiz Gama – Uma voz pela liberdade'. Estrelado pelo ator Déo Garcez e Soraia Arnoni, o texto mostra a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo, que será apresentado no Teatro dos Bancários de Brasília/DF,  retrata a importância de Luiz Gama para o país. 

​O roteiro, idealizado por Déo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. Soraia Arnoni passeia por vários personagens como musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe de Luiz Gama. “Trazemos um formato diferente, intitulado biografia dramatizada, que permite-nos apresentar a história de Luiz Gama e passear por alguns personagens escolhidos para contar esta história. Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo”, afirma o diretor.

A concepção do espetáculo baseia-se em uma visão histórica da vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama. Déo Garcez trabalha com diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação na sociedade brasileira da época. A peça traz a mãe de Luiz Gama, encenada por Soraia Arnoni. Ela revela-se como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama.
​​

Foto: Vívian Fernandez
Vítima de exclusão histórica, Luiz Gama recebeu em 3 de novembro de 2015, após 133 anos de sua morte, o título de Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O roteiro convida o público a repensar a realidade histórica do país e permite uma reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos preconizados na herança de um passado desigual e opressor.

Serviço: 'Luiz Gama – Uma voz pela liberdade'. Com Déo Garcez e Soraia Arnoni. Direção: Ricardo Torres. Produção: Mário Seixas / MS Events. Teatro dos Bancários. Asa Sul Entrequadra Sul 514/515, Brasília/DF. Sábado e domingo, dias 09 e 10/09. Sábado às 21h e Domingo as 20h. Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia entrada. Duração: 55 minutos. Classificação indicativa: 14 anos. Informações: (61) 3262-9090.


Nenhum comentário:

Postar um comentário