terça-feira, 13 de novembro de 2018

Academia Niteroiense de Letras recebe o Dia Horácio Pacheco, nesta quarta (14/11)

Niterói, RJ. O Circuito Niteroiense de Letras, em parceria com a Academia Niteroiense de Letras, abrirá as portas da instituição para celebrar a obra de Horácio Pacheco amanhã, dia 14. Às 11h, membros titulares da ANL conversarão com o público sobre os ritos e as práticas de uma Academia literária. Às 14h, Cristina Pizzotti resgatará histórias de nossa cidade em uma contação para a criançada. Às 17h, o acadêmico Waldenir de Bragança irá fazer uma sessão oficial da Academia em homenagem ao legado de Horácio Pacheco. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Para comemorar o aniversário de Niterói e os 75 anos da instituição comemorados em junho, a Academia acolheu o projeto Circuito Niteroiense de Letras, que tem entre seus curadores o acadêmico Jordão Pablo de Pão, para conduzir suas atividades neste dia 14/11. "Abrir a nossa Academia para receber a sociedade de Niterói é mais do que uma alegria, é uma honra. A literatura vive do nosso lado humano, e é exatamente isso que vamos comemorara", afirma Jordão. A Academia fica na esquina da rua São João com a rua Visconde de Uruguai, no Centro, e tem sessões todas as quartas-feiras às 17h.

Horário Pacheco. Foto: Divulgação
Horácio Pacheco é um dos grandes nomes da literatura de nossa cidade. Foi presidente da Academia Niteroiense de Letras (que recebeu a alcunha 'Casa de Horácio Pacheco' pela sua brilhante atuação no cargo), além de ser membro da Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Instituto Histórico de Niterói e de outras entidades culturais no Estado do Rio de Janeiro. Professor, advogado, jornalista. Diretor adjunto do Serviço Social do Comércio. É verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho.

O Circuito Niteroiense de Letras se consolida como um projeto de afirmação da memórias das letras em Niterói a partir do registro dos eventos já agendados na cidade e da promoção de eventos que valorizam o construto cultural da Cidade Sorriso. A partir do sucesso do Dia Luís Antônio Pimentel, no Solar do Jambeiro, em outubro, tende a formatar o conceito dos dias literários, ocupação com atividades de letras durante um dia em um centro cultural. "Formamos uma rede de informação e de busca da nossa memória. nada melhor do que um evento na nossa Academia de Letras para comemorar este aniversário de Niterói", ressalta Jordão.

Serviço: Academia Niteroiense de Letras recebe o Dia Horácio Pacheco. Academia Niteroiense de Letras. Rua Visconde de Uruguai, 456. Centro de Niterói, RJ. Quarta, dia 14 de novembro de 2018. Horário: 11h, 14h e 17h. Duração: 50 minutos cada. Classificação Etária: Livre. Entrada Gratuita.

Um comentário:

  1. Gratidão pela notícia deste dia tão importante para a história de nossa Niterói!

    ResponderExcluir