sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O Rap é público: Evento traz poesia, rap e cultura nascida nas favelas cariocas, em Anchieta, no RJ (04/08)


Rio de Janeiro, RJ. No dia 04 de agosto, sábado, a Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, abre seu palco para o Rap e para a Poesia, com 'O Rap é público', a partir das 19h. O evento terá na abertura poesia marginal, com Movimento Chicas da Silva e o poeta Rennan Leta. A programação também tem pockets show com Nefetaris Vandal, Favelado Qualquer, Mic.ael e atração principal W-Black. Os ingressos têm preço simbólico de R$ 5 (meia-entrada para todos) mediante a doação de um livro usado em bom estado ou exemplar novo.

O Movimento Chicas da Silva apresenta a Poesia Marginal, movimento que atingiu a literatura na década de 70 e influenciou na produção cultural do país. O caminho é seguido pelo jovem escritor Rennan Leta (23 anos), que roda o RJ levando seus textos e poesias. Autor do livro 'Palavras do Mundo' (2017), ele também é  campeão das batalhas de poesias Slam Trindade (setembro 2017) e do Slam Favela (novembro 2017). A Poesia Marginal deu voz ao que havia sido sufocado pela Ditadura Militar e circulou pelo Brasil de forma independente, uma produção poética “fora do sistema”. Formada, em geral, por pequenos textos, sua linguagem coloquial é repleta de sarcasmo, humor ácido e gírias da periferia e até palavrões sobre o cotidiano.

O evento tem dá espaço a voz das comunidades e dos movimentos poéticos que surgem no RJ. A música também vai brotar na Lona Carlos Zéfiro com o hip hop, resistência e negritude do trio feminino Nefetaris Vandal. Com letras que trazem o teor das causas socioculturais da Favela do Alemão, elas representam a periferia com poesia, autonomia e som urbano cheio de atitude. Quem também faz pocket show com rap underground que passa longe do hype é rapper Favelado Qualquer, de Niterói. Na sequência, rapper Mic.ael, traz de Madureira composições que vão do romântico ao crítico. 

Fazendo o show principal da noite no evento 'O Rap é público', W-Black faz rap com versos que carregam as vozes de viela e toques de poesia marginal. A carreira começou aos 12 anos quando estudava numa escola pública do RJ. Por conta de seu desempenho escolar ganhou bolsa de estudos em uma escola privada e nela fez todo o Ensino Médio. Aprovado no vestibular nas universidades UFRJ, UFF, UNIRIO e UERJ, cursou licenciatura em Biologia e mestrado em Educação. Foi quando retornou as escritas de poesia e começou a encaixar o que escrevia as batidas do rap. A partir daí, investiu intelectualmente na carreira de rapper. Atualmente, integra o coletivo Poetas Favelados e participa de torneios de poesias, o Slam.

Confirme sua presença no evento: www.facebook.com/events/1909245299132607/

Serviço: O Rap é público. Lona Cultural Carlos Zéfiro. Estrada Marechal Alencastro, 4113, Anchieta, RJ. Sábado, dia 04 de agosto de 2018, a partir das 19h. Capacidade: 320 lugares Contato: lonazefiro.cultura@gmail.com. Informações: 2148-0813. Ingressos: R$ 5 (meia-entrada para todos) mediante a doação de um livro usado em bom estado ou exemplar novo. Pagamento em dinheiro. Classificação livre. www.facebook.com/lonacarloszefiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário