sábado, 5 de setembro de 2015

Pesquisador Alex Varela lançará livro sobre enredos da Vila Isabel na Bienal do Livro (06/09)

Desfilei na bateria da Unidos de Vila Isabel por 10 anos, tantas lembranças, tantos amigos, tantos shows e gravei até com artistas internacionais. Boas recordações, Comecei minha carreira de ritmista na São Clemente, em 1995, e desfilei em tantas outras baterias: Império e Unidos da Tijuca, Vizinha Faledeira, Santa Cruz e fiz meu mestrado na Vila de Noel.  Fiquei muito feliz em saber que no próximo, dia 06 de setembro, os carnavais do GRES Unidos de Vila Isabel serão revividos na 17ª Bienal do Livro, na estande da Editora Litteris, mais precisamente nas páginas do livro Arriba Vila! Forte e Unida – “Era Vieira Alves” (2005-2014).

O primeiro livro do historiador carioca Alex Varela na área do carnaval reúne curiosidades, entrevistas inéditas e informações diversificadas em torno dos desfiles realizados pela agremiação do bairro de Noel no período compreendido entre os anos 2005 a 2014. E, nada mais justo no ano em que celebramos os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro lembrar da maior manifestação popular do mundo, que é o desfile das escolas de samba. Nas palavras do autor, historiador com especialização na área da História da Ciência, 'o período citado refere-se ao momento em que a Vila Isabel atingiu o seu apogeu ao longo de sua história. Foi uma 'era de ouro'".

Foi o momento em que a escola retornou novamente ao Grupo Especial, ganhou dois campeonatos (2006; 2013) e recebeu inúmeros prêmios. Neste período, retornou sete vezes ao desfile das campeãs, fato que apenas havia ocorrido no ano de 1989. Além disto, todas as fantasias eram doadas à comunidade, inúmeros projetos sociais foram desenvolvidos na quadra que, finalmente lhe foi cedida. A Vila Isabel se tornou, na ocasião, uma super potência do carnaval carioca, derrotando a Beija Flor de Nilópolis”, diz o autor.

Alex salienta que uma das marcas da agremiação durante o período foi a presença de uma forte equipe que lutou e almejou a conquista de títulos. “ A nata dos profissionais do carnaval carioca passou pela Vila naquele momento. Carnavalescos, como Alexandre Louzada e Rosa Magalhães, coreógrafos como Marcelo Misailidis e Ana Botafogo, integraram o staff. E se tornaram vitoriosos. Outros se consagraram e ganharam reconhecimento, como o intérprete Tinga, e a porta-bandeira Rute Alves”, comenta.

Pra mim é a celebração de uma escola que me ensinou quase tudo que sei de samba! Desfilei com a Vila no grupo A e fui campeã no grupo especial. Mas acredito que o mais importante é o fato da Vila ser uma escola de uma comunidade apaixonada, lá você aprende não só samba, mas também tudo sobre a vida, com suas baianas e sua velha guarda! Sou da Vila não tem jeito!

Sobre o autor: Arriba Vila! Forte e Unida é o primeiro livro do carioca Alex Gonçalves Varela, 40 anos, na área do Carnaval. Historiador com especialização em História da ciência, Varela atuou durante doze anos no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro, colaborando com a pesquisa e assinando enredos em agremiações como a Unidos do Porto da Pedra, e a Unidos de Vila Isabel.

Serviço: Arriba Vila! Forte e Unida – “Era Vieira Alves” (2005-2014). Lançamento: 06 de setembro, domingo, das 17h30 às 19h. Local: 17ª Bienal Internacional do Livro Pavilhão 3 Azul,Rua K, 11, (em frente ao café literário) – Rio Centro – Rua Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. / RJ. Preço: R$ 56.

Fonte: mixculturainformacaoearte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário