Sob a ótica do sentimento mais antigo do mundo, "O voo do pássaro caído" mostra como o simples encontro numa livraria pode ecoar no futuro
Olga e Alex se encontram por acaso em uma livraria, numa noite que parece ter sido escrita pelo destino. A conexão entre os dois é imediata e, entregues a um encontro romântico, regado a sentimentos e emoções, os jovens decidem aproveitar cada minuto, já que no dia seguinte Olga partiria em viagem.
Quem nos guia pelo enredo de O voo do pássaro caído é um narrador incomum – o próprio amor. Ele observa o casal e pondera sobre o destino: enquanto Olga resiste à ideia de um romance fugaz, Alex se entrega ao momento. Embalados por vinho, filosofia e questões existenciais, os personagens compartilham as próprias histórias e angústias. Assim, o tempo que passam juntos é curto, porém intenso, marcado por conversas, divagações e sentimentos que não sabem nomear.
Ficaram cinco minutos sem dizer qualquer palavra um para o outro. Pareciam estar assimilando aquilo tudo, e estranhamente os dois sentiam-se como se tivessem voltado a um momento da infância confortável. (O voo do pássaro caído, p. 69)
Onisciente, o amor vê tudo, questiona tudo, mas não pode impedir o tempo de seguir seu curso. Em meio aos diálogos do casal, a narrativa se desenrola entre o presente e um futuro distópico, quando os sentimentos foram erradicados da Terra.
Instigante e filosófico, o autor Rafael Nogueira Fernandes propõe uma reflexão: o que restaria da existência sem o amor? Com influências de Nietzsche, ele conduz os leitores ao conceito do "Eterno Retorno"; quando se ama de verdade, “tudo o que levou à pessoa amada, mesmo as dores e mazelas, é aceito outra vez, apenas para reviver o mesmo encontro eternamente”. Uma Leitura Coletiva para se emocionar, refletir e mergulhar na imprevisibilidade da vida.
Até onde um simples encontro pode levar? Descubra nesta Leitura Coletiva!
Você pode ganhar um exemplar de O voo do pássaro caído e embarcar nessa leitura intensa sobre destino, tempo e sentimentos. Se for selecionado para a Leitura Coletiva, também poderá debater o enredo com outros leitores e conversar com o autor Rafael Nogueira Fernandes em um encontro virtual! Para concorrer a uma vaga, inscreva-se pelo link: https://forms.gle/
Quem é Rafael Nogueira Fernandes? O autor paranaense tem 31 anos e vive em Campo Grande (MS). Graduado em Direito e com especialização pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), já exerceu a advocacia ativamente e hoje atua no serviço público como Juiz Leigo. Desde cedo, a paixão pela narrativa de pessoas mais experientes acentuou o amor pela leitura e pela escrita, que também é influenciada por figuras literárias como Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Dostoiévski.
Em 2022, publicou uma antologia de contos chamado O Megalomaníaco medíocre e outras histórias. O voo do pássaro caído é sua segunda obra publicada e primeiro romance.
Instagram: @rafamartevv
Nenhum comentário:
Postar um comentário