Em novo livro, empresário referência no mercado publicitário brasileiro propõe mudança na forma como marcas e criadores captam a atenção do público
Em um mundo onde a atenção se tornou um dos bens mais disputados, o universo da comunicação vive um dilema: como ser ouvido sem invadir ou sobrecarregar o público com excesso de informações?
Criar narrativas envolventes, conquistar relevância por meio da autenticidade e estabelecer conexões significativas são alguns dos caminhos apresentados por Christian Rôças – o Crocas – no livro Parem de Me Interromper: estratégias de comunicação na era da distração, lançamento da Citadel Grupo Editorial.
Referência no mercado brasileiro, Rôças foi estrategista criativo do Facebook e Instagram para a América Latina. Como CEO da Agência Gruda, gerenciou as carreiras digitais de Gilberto Gil, Marisa Monte e Nando Reis, além de festivais como Rock in Rio e Lollapalooza Brasil. Também foi CEO do Porta dos Fundos, responsável por comandar a expansão internacional da marca. Hoje, é CEO da Flint, editora multiplataforma que conecta educação e entretenimento à Creator Economy.
Prefaciada pelo jornalista, escritor e compositor Nelson Motta, a obra propõe uma reflexão sobre como a comunicação evoluiu, desde as primeiras formas de mídia até a explosão das redes sociais e do consumo instantâneo de conteúdo. Com uma análise provocativa e repleta de referências culturais, Crocas resgata lições do passado para ajudar comunicadores, marcas e criadores a se destacarem sem precisar gritar mais alto que todo mundo.
Ao longo das páginas, o especialista revisita momentos-chave da história e mergulha nas teorias do comunicólogo Marshall McLuhan para provar que o antídoto das constantes interrupções causadas por notificações, anúncios, vídeos e e-mails está na inovação. Segundo ele, porém, essa força deve ir além da tecnologia e transformar a forma como as narrativas são estruturadas e como o valor delas é transmitido para o público.
Com uma escrita leve, fluída e engajadora, Rôças orienta e diverte os leitores. O advento do cabograma, que permitiu a transmissão de mensagens entre continentes em questão de minutos, o contexto histórico que resultou no pânico causado pela transmissão de “A guerra dos mundos” no rádio, em 1938, e o apelo de exclusividade nos primórdios do já finado Orkut são algumas das curiosidades que exemplificam as lições compartilhadas.
Sem fórmulas prontas, Parem de Me Interromper é um convite para refletir sobre como capturar a atenção de maneira significativa e respeitosa. Em um cenário saturado por estímulos constantes, a obra desafia profissionais e criadores a repensarem as táticas para envolver clientes e seguidores, priorizando relevância e propósito. Mais do que seguir tendências passageiras, o autor mostra que, na era da distração, ser ouvido não é sobre falar mais alto, mas sobre dizer algo que realmente vale a pena.
Ficha técnica
Título: Parem de Me Interromper: estratégias de comunicação na era da distração
Editora: Citadel Grupo Editorial
Autoria: Christian Rôças
ISBN: 978-6550475550
Páginas: 210
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon e nas principais livrarias do país
Sobre o autor
Christian Rôças, ou Crocas, é jornalista formado pela UFRJ, com 25 anos de experiência em comunicação, transitando por áreas como jornalismo, publicidade, branding, relações públicas e marketing. Ele é conhecido por sua capacidade de unir tecnologia, comportamento e cultura em projetos inovadores que moldam o futuro do conteúdo. Foi estrategista criativo no Facebook e Instagram para a América Latina, liderando iniciativas em eventos globais como Olimpíadas, Copa do Mundo, Carnaval, UEFA Champions League e Fashion Week. Como CEO da agência Gruda, gerenciou carreiras digitais de artistas como Gilberto Gil, Marisa Monte e Nando Reis, além de festivais como Rock in Rio e Lollapalooza Brasil. Foi CEO do Porta dos Fundos, onde comandou a expansão internacional da marca para mercados como México e Polônia. Reconhecido como um dos dez melhores profissionais de mídia do Brasil (Meio & Mensagem, 2021), Crocas recebeu prêmios como Caboré, Clio Awards, iBest, New York Film Festival e Clube de Criação. Ele também já palestrou em eventos globais como WebSummit Lisboa, Rio e QTAR, TEDx, SXSW, Rio2C e Facebook Summit, compartilhando sua visão sobre inovação e criatividade. Atualmente, é CEO da Flint, uma editora multiplataforma que conecta educação e entretenimento à Creator Economy.
Redes sociais do autor
Sobre a editora
Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.
Redes sociais da editora
- Site: www.citadel.com.br
- Instagram: @citadeleditora
- Facebook: Citadel Grupo Editorial
- YouTube: Citadel Grupo Editorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário