terça-feira, 10 de novembro de 2015

Conheça dez dicas para se tornar um escritor de sucesso

Com formação em design de multimídias e animação, além de especialização em direção de arte para cinema, efeitos visuais e 3D na cidade de Los Angeles, nos EUA, o paulistano João Gabriel Brene, 25 anos, sempre foi apaixonado por cinema, mas para encontrar uma maneira mais rápida de colocar suas histórias em ação, buscou na literatura um caminho para dar vida ao personagem Johnny Bleas que nasceu no primeiro livro da trilogia – Um Novo Mundo – lançado em abril deste ano.

“Aos dezessete anos, cerca de 8 anos atrás, quando pensei pela primeira vez em escrever um livro achei poucas dicas. O tema tinha certa visibilidade na internet, mas todos os blogs e sites pareciam dizer sempre o clichê”, relembra. Brene decidiu descobrir sozinho os caminhos para contar a história do jovem que teve sua pacata vida transformada da noite para o dia após presenciar o assassinato de uma pessoa muito querida.

Segundo ele, são dicas básicas para quem pretende publicar seu primeiro livro, as quais ele costuma chamar de “Os dez mandamentos do escritor”. Seguindo criteriosamente os passos que criou, Brene conseguiu publicar sua obra pela Editora Pandorga. “Sempre quis transformar o que eu via em meus devaneios em um grande filme. Mas sabia que para isso eu levaria muitos anos e poderia perder a ideia. Naquele momento então a literatura me pareceu o melhor meio de fazer tudo isso acontecer”

Confira os dez mandamentos do escritor de sucesso:

1. Acredite
Nunca deixe de acreditar em seus sonhos. Se este é seu caminho, lembre-se de que qualquer pessoa pode ser um escritor ou escritora de sucesso. Grandes nomes como Paulo Coelho, J.K. Rowlling, Stephan King e J. R.R. Tolkien também enfrentaram adversidades no começo e no entanto acreditaram e hoje são referências.

2. Idealize
Encontre uma ideia, porque ela é a base de tudo. Depois tenha certeza de que ela é realmente boa, acredite nela, desenvolva-a, viva-a. Mesmo que outras ideias surjam em sua mente, foque em apenas uma, até concluí-la.

3. Visualize
Visualize sua história o tempo todo. Ao acordar, almoçar, dormir, qualquer hora. Imagine cada momento dela como se estivesse assistindo a um filme. Cada detalhe é importante.

4. Escreva
Comece a escrever sem pressa. Faça uma resenha e depois dê continuidade à história pensando em como deixar seu leitor empolgado sempre. Não faça frases ou capítulos muito longos, isso pode ser cansativo. Mantenha o ritmo da história.

5. Leia e Releia
Ao terminar um capítulo, leia-o. Ao terminar o livro, leia-o. Depois, releia até ter certeza de que foi feito da melhor maneira possível antes de escrever FIM.

6. Publique
Não publique em qualquer editora na ânsia de ver seu livro impresso “ontem”. Faça uma boa apresentação de seu trabalho para que encontre a parceria ideal na publicação do livro. Analise bem as propostas das editoras e negocie uma tiragem pelo menos mil exemplares. Depois certifique se ela fará uma boa divulgação e se realmente colocará seu livro em todas as livrarias.

7. Divulgue
Não dependa apenas da divulgação de sua editora. Você é o principal responsável por buscar alternativas para divulgar sua obra. Se você não fizer, ninguém o fará. Entre os meios mais importantes para divulgação eu aconselho que o autor tenha presença digital, divulgando em mídias sociais, blogs, e-mail marketing e que tenha um bom site.

8. Aguarde
Não fique ansioso, porque vai levar um tempo para você colher os frutos de sua dedicação, mas esse dia chegará. Paciência é uma virtude que devemos cultivar, porque os resultados sempre aparecem. “O que é seu estará guardado”.

9. Sucesso
Quando finalmente estiver alcançado o sucesso, desfrute dele sem culpa, afinal você merece por todo esforço que fez para chegar até aqui. Mas é importante sentir desde já o sucesso, porque ele é uma energia e toda energia trabalhada acaba se materializando. O que a mente concebe, o Universo realiza. Ah, e agradeça todos os dias, porque a gratidão é uma energia poderosa.

10. Realização
Realização é algo muito maior que o sucesso. Quando você alcança o sucesso, chega a um novo nível e mais do que nunca deve continuar agradecendo e ajudando outras pessoas. Busque compreender e sentir sua realização. Os ganhos desta jornada abrem as portas para que você permita que outros sigam por este caminho. Distribua esperança, ensine perseverança e multiplique amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário