quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Premiado texto mexicano, “Papai está na Atlântida”, será encenado pela primeira vez no RJ (De 11/08 até 17/09)

                                                                                                                                                                                    Foto: Luiz Luz

O espetáculo "Papai Está Na Atlântida" estreia no Teatro Eva Herz nesta quinta-feira (11/08). A peça, com direção de Guilherme Delgado, conta com texto premiadíssimo do Mexicano Javier Malpica e será encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro. Sinopse: Retrata a vida de duas crianças abandonadas que decidem cruzar a fronteira do México com os EUA em busca de seu Pai. 

                                  Foto: Luiz Luz
Dois irmãos vivem sua infância e tentam reorganizar suas vidas, depois da ida do pai para os Estados Unidos. Esse é o ponto de partida para a dramaturgia de Javier Malpica, que pela primeira vez será encenado no Brasil. "Papai está na Atlântida" conta ainda com os atores Daniel Archangelo e Ricardo Gonçalves no elenco. 

Texto premiado no México e nos EUA, faz uso do universo bem humorado e lúdico da infância para trazer à tona um assunto importante da autalidade: a migração. Basta uma rápida olhada nos noticiários para deparar-se com a proposta de um muro entre México e Estados Unidos, com o crescente xenofobismo na Europa; além das inúmeras tragédias, resultantes da tentativa desesperada de cruzar fronteiras em busca de melhores condições de vida.

"No Brasil, temos vivenciado os dois lados da questão. No passado, recebemos muitos estrangeiros. Nas últimas décadas, muitos brasileiros foram em busca de oportunidades na Europa, Japão ou Estados Unidos. Hoje em dia, essa situação prossegue, ao mesmo tempo em que bolivianos, haitianos e angolanos vêm para cá. Temos vivenciado os dois lados da moeda, daí a importância de trazer esse texto e essa temática para nossos palcos", explica Delgado.

                                                                        Foto: Luiz Luz
Destaque para as performances dos atores Daniel Archangelo e Ricardo Gonçalves, além de ter um trabalho visual extremamente cuidadoso assinado por Ricardo Rocha, Luiz Paulo Barreto e pelo próprio Delgado. É uma peça para dois atores adultos, que através do jogo de cena, interpretam duas crianças. A Tentáculos Espetáculos vem de uma experiência extremamente satisfatória com a dramaturgia latino-americana. Sua última montagem – Dois Amores e um Bicho, do venezuelano Gustavo Ott – foi um sucesso de crítica e público no Rio.


                                                                          Foto: Luiz Luz
"Nossa ideia é continuar a busca por dramaturgos contemporâneos ainda pouco conhecidos no Brasil, mas fartamente premiados em seus países. O México tem uma produção cultural gigantesca, que não chega no Brasil. Fazer a garimpagem de obras assim, é fundamental para o teatro do Rio", argumenta Delgado.


Serviço: Papai está na Atlântida. Teatro Eva Herz. Rua Senador Dantas 45, Centro (Subsolo da Livraria Cultura). Entre os dias 11/08 e 17/09). De quinta a sábado. Às 19h. R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia entrada para os casos previstos em lei). 178 lugares (4 lugares para cadeirantes). Classificação: 12 anos. Duração: 80 minutos. Informações: 21 3916-2600. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário