quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dica de Escritora: Roberta de Souza recomenda o livro "Cabra Cega"

Por Roberta de Souza*

Onde a ficção termina e a realidade começa? Até que ponto os livros espelham vidas? Essas perguntas me vieram à mente enquanto eu viajava no livro Cabra Cega, da escritora Sheila Ribeiro Mendonça.

A obra conta a história do casal Gustavo e Clara. Conheceram-se bem jovens, se amaram e resolveram se casar. Clara tinha muitos, muitos sonhos, mas abriu mão dos projetos de sua vida para seguir ao lado de Gustavo, seu amor. Ele, sempre muito reservado, deixava toda a família de Clara em alerta, mas seu carinho e cuidado para com Clara, fazia com que todos deixassem passar suas pequenas “estranhezas”.

Mas após o casamento tudo mudou e, aos poucos, Clara começou a conhecer o inferno que a aguardava por trás do amor de Gustavo. Um amor tão lindo! Que tinha tudo pra dar certo, se torna, aos poucos, negro, feio, pesado...

O livro de Sheila Mendonça nos faz pensar profundamente em aspectos poucos expostos das intimidades de um casal. As finas nuances, o quebra-cabeça, muitas vezes, impossível de montar, as agruras do amor... Super indico a obra!

Sinopse: Clara e Gustavo se conhecem em um Clube de Curitiba quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a fazer faculdade, e então se apaixonam e casam. Assim a vida de Clara muda rapidamente. E a mudança é literalmente radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transforma a vida dela em uma constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos, como também de cidades. Com o intuito de não criar laços e, principalmente, não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. 

Sobre a autora: Jornalista formada pela Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso – no RJ, escolheu essa profissão por conta da enorme paixão pela escrita. Desde pequena tudo a inspirava e com o passar dos anos foi evoluindo com as palavras e sensações. Assim surgiu seu primeiro romance no início da idade adulta, “Cabra Cega”. Depois participou da sua primeira antologia com mais 12 autoras, “Romances em Contos”. No ano seguinte veio a oportunidade de participar do projeto “Encontros & Desencontros”, mais uma antologia cercada de mais 6 autoras, pela Igmo Editora. Em 2015 cercada de 14 autores participou do segundo volume de “Romances em Contos”. Participou do concurso da Amazon, “Brasil em Prosa” com os contos “O Boato” e “Mãe, brinca comigo?”. Em 2016 publicará "Deserto de Escolhas" e tem mais projetos a caminho, entre eles "Mar Revolto".


Prêmios: Terceiro lugar no II Prêmio Clube de Autores da Literatura Contemporânea em 2011.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

*Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: www.facebook.com/autornacional


Um comentário: