quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dica de Escritora: Roberta Souza analisa "Bin Laden Não Morreu", de Anderson Fabiano, Bárbara Editora


Eu sempre soube que o jornalista Anderson Fabiano escrevia super bem. Suas crônicas são maravilhosas! Ao ler seu livro Bin Laden Não Morreu, publicado pela Bárbara Editora descobri que seu faro jornalístico e sua veia de apuração são perfeitos! Como ele mesmo faz questão de deixar claro em sua introdução, ele não pretende ser mais um para engrossar o coro das muitas teorias conspiratórias que rondam este tema. Ele apenas expõe fatos, entrevistas e artigos onde, claramente, muito está escondido, e diversas perguntas não foram respondidas.

O que essa coletânea de documentos, reportagens e fatos revelados (ou não) se propõe é discutir o alcance da manipulação da opinião pública a partir de ações perniciosas que a iludem a serviço de interesses que vão dos mais estrategicamente necessários até os mais sórdidos.

Anderson vai além, ele disserta sobre a colcha de retalhos que baseia toda a questão EUA e Oriente médio. As guerras abertas e veladas, os apoios escondidos, os envolvimentos de presidentes e líderes políticos, as vendetas e reviravoltas. Peneirando, o autor liga os pontos, dos mais simples aos mais intrincados, para apresentar sua tese. Atividades e fatos esparsos e, aparentemente, sem ligação, muitas vezes, podem ser apenas pontas de icebergs muito bem interligados nas profundezas do desconhecido para nós, pobres mortais. Os fatos vão muito além das teorias conspiratórias, os interesses políticos, muitas vezes escusos, vão além do que é vendido. Inimigos são fabricados, guerras montadas e nós assistimos a tudo, recebendo enxurradas de informações manipuladas.

Conhecer a verdade? Que verdade? Como saber? O que nos resta é analisar, filtrar e fazer a próxima aposta. Super indico a obra! Talvez agora você também esteja se perguntando: Mas, afinal, Bin Laden morreu ou não morreu? Morreu, é claro! Você não leu nos jornais?

Sinopse: Tendo como ponto de partida dois eventos políticos contemporâneos – o atentado de 11 de setembro e a morte de Bin Laden e as suas interligações –  o autor reúne as peças desse gigantesco quebra-cabeça, e ressalta: “Há uma verdade (mal camuflada, diga-se de passagem) por trás das ‘verdades’ que acreditamos conhecer”. Bin Laden ou Bush? Quem, afinal, derrubou as torres gêmeas?   
      
Sobre o autor: Anderson Fabiano é um escritor carioca radicado em Blumenau, Santa CatarinaCronista e Poeta, publica seus textos em sites da Internet, desde 2006. “Não sei ao certo se sou mais poeta ou mais cronista. Acho que sou apenas um refém das emoções”.

Lançou dois livros: Olhando para dentro de mim (poesias), em meados da década de 80, uma publicação artesanal, vendida nos bares e madrugadas de sua distante Ipanema, já esgotado; e Dando soco no sereno (crônicas), lançado em 2007, do qual restam poucos exemplares. “Creio que possa dizer que sou um autor esgotado” (risos).

Participou de três antologias: 1ª Antologia de crônicas cariocas – 2008; O perfume da palavra – 2009 e Mil poemas para Pablo Neruda – Chile – 2011.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Um comentário:

  1. Sempre soube que a vida poderia nos revelar surpresas maravilhosas bastando para tanto, olharmos na direção certa.
    Pois bem, fiz uma página no Face a pedido de meus filhos, pra gente matar saudades já que estou morando em Camboriú/SC e eles permanecem no RJ.
    Vida vai, vida vem, descubro que uma generosa e competente análise do meu polêmico "Bin Laden não morreu!" estava postada pela minha queridíssima Beta Souza.
    Gente, um mega-super-hiper obrigado. Estou a disposição de vcs e de seus leitores para falar mais sobre esse livro ou, se preferirem, do próximo "O amor vem das estrelas". E se vcs acharam esse polêmico, imaginem o que vem por ai. rsss
    Um beijo no coração de todos!
    Abraços fraternos, Anderson Fabiano

    ResponderExcluir