sexta-feira, 18 de março de 2022

Monet ganha exposição interativa na zona portuária do Rio

Mostra fica em cartaz até o dia 12/06. O blog Mapa da Cultura participou da visita guiada exclusiva para a imprensa e te conta tudo sobre a exposição do mestre francês do impressionismo

Quadros são projetados no chão e nas paredes e levam os visitantes para dentro das obras de Monet. Foto: Daniela Calcia

Interatividade! É a palavra-chave da exposição "Monet à beira d'água", que estreia neste sábado (19/03), numa tenda de 15 metros de altura instalada na Avenida Venezuela, 194, no coração da Gamboa, na zona portuária do Rio. É um espetáculo inédito que conta com a projeção de 285 obras do pintor francês impressionista Claude Monet (1840-1926)! Um cara muito a frente do seu tempo com seus estudos sobre luzes, sombras, cores e formas. Ele pintava a mesma paisagem em diferentes horários do dia. E a cada tela, uma imagem nova da mesma paisagem surgia. 

Monet. Foto: Daniela Calcia
Na exposição, apresentada no formato animação em 10 telas, cada uma com 7,5 metros, a gente confere toda a genialidade do pintor, principalmente as novas gerações que já se deparam com o trabalho de Monet apresentado num formato multimídia e mega moderno como ele. Pintor ou cineasta? Antigamente os desenhos eram feitos quadro a quadro, exatamente como Monet fazia, só que a tecnologia atual nos proporciona assistir esse estudo transformado em vários 'filmes', uma bela homenagem ao mestre do Impressionismo.



São 10 pequenos 'vídeos' de aproximadamente 10 minutos, que nos fazem participar das obras de Monet, com muito movimento, som e música. A gente pode circular pelo salão, passear numa ponte e até sentar à beira de um lago. As imagens também são projetadas no chão. 

São 65 minutos de uma experiência imersiva! Única! Uma viagem por 36 cidades retratadas por Monet e projetadas em animações digitais em 2D e 3D! Trens, plantações, moinhos, mar, arquitetura, pessoas e rios. Imperdível! Essa é considerada a maior exposição multimídia de Monet do mundo em duração. 

Naum Simão, curador da mostra. Foto: Dani Calcia 
"É muito gratificante que os jovens do século 21 conheçam a obra de Monet pela tela do cinema e do computador. Teremos a visita de pessoas que nunca viram uma obra de Monet. Com a animação, aproximamos o artista do grande público de hoje. Já estamos pensando em fazer uma exposição do mesmo porte com outros artistas. Após o Rio, a exposição do Monet segue pra São Paulo, talvez Curitiba e queremos muito levá-la também ao Nordeste", comemora Naum Simão, curador da Mostra e membro da startup brasileira Mira (Museu de Artes Imersivas de Roaming).

Acompanhe também a cobertura com imagens exclusivas nos stories e no feed do nosso instagram: https://www.instagram.com/blogmapadacultura/

Serviço: A exposição, organizada pela startup brasileira Mira e pelo Museu de Arte do Rio (MAR), fica em cartaz até o dia 12 de junho. Horários: Terças e quartas das 12h às 18h35 e de quinta a domingo das 10h às 18h30. Endereço: Avenida Venezuela, 194, Gamboa, RJ. Perto do Armazém 4 no Boulevard Olímpico. Os ingressos custam entre R$20 e R$70. Link para compra: https://www.ingressorapido.com.br/event/34721-1 


Nenhum comentário:

Postar um comentário