quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Espaço Zagut festeja os 80 anos da cantora Nara Leão com uma exposição online

Para celebrar e homenagear a artista em pleno Carnaval, a coletiva, que conta com 90 artistas, pode ser conferida online

Nara e seu violão, retratada na obra de Maurício Tassi Teixeira. Foto Divulgação
Uma das fundadoras da Bossa Nova e da MPB no Brasil, Nara Leão, ícone da música do século XX, que completou 80 anos de nascimento em janeiro deste ano, ganha homenagem de artistas na exposição Carnaval 2022: Homenagem a Nara Leão, na Galeria Zagut.

Nas obras da exposição, Nara Leão, chamada muitas vezes de “musa da Bossa Nova” (embora não gostasse desse título), e musa do show Opinião, é lembrada através do seu talento, voz, é reconhecido o seu valor feminino na música brasileira, assim como seu posicionamento político no país, especialmente na ditadura militar.  

Nara e Chico Buarque na arte de Alexandre Palma 

Segundo o artista Marcelo Carvalho Veiga, "foi instigante e prazeroso fazer uma obra se inspirando em Nara", já a artista Lucia Lyra conta que "a imagem e a canção 'Esse olhar quando encontra o meu, fala de coisas que eu nem posso acreditar'", Carmen Givoni se diz "seduzida pela voz de Nara e pelo seu espírito leve, livre e ousado". Para a artista Silvana Godoi, "Nara é uma força revolucionária feminina, que quebra padrões e questiona a limitação à liberdade de expressão". Olívio Neto transformou o que seriam as cordas de um violão nas ondas do calçadão de Copacabana. “As cores e formas utilizadas evocam também a música Manhã de Carnaval, cantada por Nara Leão”, diz. A artista Let Cotrim coloca em sua obra os famosos barquinhos de Nara, assim como o Abram Alas e o Carnaval que insiste em fazer a sua festa.

E quando o carnaval chegar em 2022, em fevereiro, teria acabado de fazer aniversário de 80 anos em janeiro a Nara Leão. Nos deixou há 33 anos, muito jovem, mas já tendo deixado sua marca muito forte tanto na música brasileira quanto na forma de pensar o papel da mulher na sociedade. Já era sua fã desde criança, meus pais tinham muitos de seus discos e principalmente quando assisti o filme Quando o carnaval chegar de Cacá Diegues em 72 e depois ouvia os Saltimbancos, ela cantando a música da gata e anos depois indo a um show dela com Menescal no People”, diz Isabela Simões organizadora da coletiva.

Clique no link para conferir a exposição: www.espacozagut.com/exposicao-atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário