sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Grátis: Banda de Ipanema homenageia Pixinguinha e lança camiseta na Praça General Osório, sábado (04/02)


RJ. A Banda de Ipanema a mais tradicional banda do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, faz o lançamento da sua camiseta no  ensaio aberto, dia 04 de fevereiro, sábado, a partir das 16h, na Praça General Osório em Ipanema. Os desfiles oficiais acontecem nos dias 11/02 (sábado), 25/02 (sábado), e 28/02 (terça-feira), saindo sempre da Praça General Osório, a partir das 17h30.

Os pequenos também terão a sua vez. No dia 27/02 (segunda-feira), acontece a tradicional Bandinha de Ipanema. Reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Carioca, a Banda de Ipanema é o 1º bem imaterial tombado no RJ. Neste ano ela presta homenagem ao compositor Alfredo da Rocha Viana Junior, o Pixinguinha, que em 2017  completaria 120 anos. Outros centenários também serão homenageados: Antonio Callado, José Abelardo Barbosa de Medeiros - o Chacrinha, Dalva de Oliveira, David Nasser e João Saldanha,  figura amiga e presente nos primeiros anos da Banda.

Reprodução da internet
Foi em 13 de fevereiro de 1965 que a banda saiu pela primeira vez em Ipanema, na Zona Sul carioca. São 52 anos de irreverência e boa música arrastando uma multidão de foliões. A Banda não usa carro de som, apenas o canto direto de seus integrantes, apoiados pelos seus músicos – sopro e percussão – amadores e profissionais, muitos já tradicionais. Todo o seu efetivo, entre participantes e os músicos, vem no chão, e é assim que o povo faz a festa. 

Seus fundadores escreveram  no estandarte “Yolhesman Crisbelles”,  que durante a ditadura militar intrigou a censura, e os divertiu muito porque na verdade, a frase não queria dizer nada. A diretoria a mantém até hoje no seu estandarte.

A MÚSICA DA BANDA DE IPANEMA 

A música da banda de Ipanema é um de seus diferenciais. O repertório é variado e rico como é a nossa música, abrangendo diversos ritmos: marchas e marchinhas, marchas-rancho, sambas de quadra ou de terreiro, sambas de enredo, sambas de exaltação e de empolgação, sambas-canção, bossa nova, de roda, frevos, maxixes, valsas, toadas, baiões e forrós, até suítes, choros e cirandas, tocadas com o pé no chão, sem amplificação.

Há vários exemplos no nosso repertório de músicas que não nasceram para o carnaval e tornaram-se parte do repertório regular da banda. Mas a música brasileira, e em particular a carioca, tem uma enorme capacidade de incorporar o novo e de transformar tudo isso finalmente numa grande alegria”, afirma o diretor da banda Cláudio Pinheiro.

No percurso que dura aproximadamente 4 horas,  a Banda executa mais de 100 músicas, entre elas as já tradicionais ‘As Pastorinhas’, ‘As Jardineiras’, Ó Abre Alas’, e claro, ‘Cidade Maravilhosa’, e nossas eternas Marchinhas.

TRADIÇÃO e antiga homenagem: Com muitas histórias pra contar, entre elas a mais emblemática é sobre porque a Banda toca a canção “Carinhoso” em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz:

Pixinguinha/Divulgação
Tarde de 17/02/73, sábado, início de desfile da Banda de Ipanema, que foi surpreendida com a notícia da morte de Pixinguinha, dentro da Igreja Nossa Senhora da Paz, quando ele ia batizar o filho de um amigo. Infarto fulminante. A Banda desfilou em seguida debaixo de um inesquecível temporal, parou em frente da igreja onde ainda estava o corpo do artista, e começou a homenagem. Albino Pinheiro pediu que os músicos tocassem “Carinhoso”, em homenagem ao seu autor. Daí para frente, todos sabem: a homenagem virou tradição em todos os seus desfiles, e até os dias de hoje, na esquina da Rua Joana Angélica com Visconde de Pirajá, a Banda pára, toca e todos cantam ‘Carinhoso’, Salve Pixinguinha!

A Bandinha de Ipanema: A Banda Infantil costuma lotar a Praça General  Osório e é comum a criançada pedir mais ao seu final. Os pais entram na onda também.  Há uma crescente participação. A cada ano comparecem novas crianças e famílias.  A  Banda de Ipanema foi pioneira no prestígio à criançada, desde seus primeiros anos. No repertório tem de tudo, desde as marchinhas, os sambas, os frevos, etc, e, logicamente, as cantigas de roda.
  
PROGRAMAÇÃO BANDA DE IPANEMA 2017

DIA 04/02 – SÁBADO – LANÇAMENTO DA CAMISETA E ENSAIO ABERTO
Local: Interior da Praça General Osório das 16 às 19h. Concentração a partir da 15h. A camisa, nos tamanhos P, M, G, GG serão vendidas a 50,00. Após o lançamento, estarão à venda nas bancas de revista no entorno da Praça General Osório.

DIA 11/01 – SÁBADO – 1º DESFILE
Concentração  a partir das 15h na Rua Jangadeiros – Praça General Osório – e depois na Rua Gomes Carneiro de onde parte o desfile. Desfile às 17h30 saindo da Rua Gomes Carneiro em direção à Avenida Vieira Souto, seguindo até a Joana Angélica onde dobra em direção à Av. Visconde de Pirajá. Daí desfila em retorno à Praça General Osório, onde ocorrerá a apresentação final com cerca de 30 minutos.

DIA 25/02 – SÁBADO – 2º DESFILE
Concentração a partir das 15h na Rua Jangadeiros – Praça General Osório – e depois na Rua Gomes Carneiro de onde parte o desfile. Desfile às 17h30 saindo da Rua Gomes Carneiro em direção à Av. Vieira Souto, seguindo até a Joana Angélica onde dobra em direção à Av. Visconde de Pirajá. Daí desfila em retorno à Praça General Osório, onde ocorrerá a apresentação com cerca de 30 minutos.

DIA 27/02 – 2ª FEIRA – BANDA INFANTIL
Concentração e desfile no interior da Praça General Osório a partir das 17h30. O evento ocorrerá na Praça General Osório  

DIA 28/02 – 3ª feira – 3º  DESFILE
Concentração a partir das 15h na Rua Jangadeiros – Praça General Osório – e depois na Rua Gomes Carneiro de onde parte o desfile. Desfile às 17h30 saindo da Rua Gomes Carneiro em direção à Avenida Vieira Souto, seguindo até a Joana Angélica onde dobra em direção à Av. Visconde de Pirajá. Daí desfila em retorno à Praça General Osório, onde ocorrerá a apresentação final com cerca de 30 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário