quinta-feira, 3 de novembro de 2016

RJ: Pianista Dimitri Vassilakis homenageia Pierre Boulez na Cidade das Artes, neste sábado (05/11)

O músico apresenta obra do prestigiado compositor, falecido em janeiro deste ano, além de peças de Debussy e Schoenberg


Foto: Divulgação
Solista do Ensemble Intercontemporain desde 1992, onde trabalhou diretamente com Pierre Boulez, Dimitri Vassilakis se formou no Conservatório Nacional Superior de Música, em Paris, alcançando a nota máxima ‘com louvor’, por unanimidade do júri, em piano, música de câmara e acompanhamento. Aluno de Gérard Frémy, Monique Deschaussées e György Sebök, seu repertório se estende de J.S.Bach à música de vanguarda, incluindo a obra completa para piano de Pierre Boulez e Iannis Xenakis.

Consagrado maestro e compositor, Pierre Boulez faleceu em janeiro deste ano e é considerado a antítese dos maestros excessivamente “adocicados”, que procuram obter reações emocionais da plateia. Boulez passou a se dedicar à regência, impondo-se com um estilo que deixava transparecer, mesmo em repertórios românticos (Brahms ou Berlioz) ou do século XX (sobretudo Stravinsky e Bartok), uma visão extremamente racional sobre a organização dos sons. Entre suas mais conhecidas composições,estão “Le Marteau sans Maître”, de 1954, e “Pli Selon Pli”, de 1957.

Programa:

- Arnold Schoenberg - 3 peças para piano op. 11 ( 14’ )
- Pierre Boulez -  12 Notations ( 10’ ) 
                               Primeira Sonata ( 9’ ) 

   ( Intervalo ) 

 - Claude Debussy : 3 Estudos :
    ' pour les arpèges composés ' 
     ' pour les agréments '
     ' pour les sonorités opposées ' ( 14’ )

- Pierre Boulez : Terceira Sonata ( 17’ ) 
                             Incises ( 11’ )

Serviço: Dimitri Vassilakis - Tributo a Pierre Boulez. Cidade das Artes no Teatro de câmara. Sábado, dia 05/11, às 20h. Ingressos: R$ 50 (inteira). Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário