quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Dica de Escritora: Roberta Souza indica o livro ' Ratos', de Gordon Reece

Quando um gato entra na toca dos ratos, ele não vai embora deixando-os ilesos. Eu sabia como aquela história iria terminar. Ele mataria nós duas.

Engraçado como é o visual, a pré-visualização de um livro…

A capa é o carro chefe, a comissão de frente. Ele pode fazer o leitor se prender de cara ou desistir… Depende da mente do leitor e do que o agrada visualmente.

Devo confessar que não me interessei muito pelo livro Ratos, do autor Gordon Reece, sob o selo da Editora Intrínseca. Pensei: Que nome eca! Já me deu aversão (inconscientemente). Muito curioso como a mente funciona…

Mas, como uma boa profissional, venci minha reticência inicial e encarei o livro… E, para minha surpresa, eu AMEI o livro! Ele me prendeu de tal forma, que não parei até acabar!

"O Bullyng começou em torno de março de meu terceiro ano do ensino médio".

Shelley, uma adolescente de 15 anos, depois de presenciar a triste separação de seus pais, passou meses de sua vida sofrendo bullyng em sua escola. O pior, de suas melhores amigas. Teresa Watson, Emma Towley, Jane Ireson e Shelley formavam um grupo inseparável desde pequenas. Mas elas cresceram, modificaram seus gostos, suas atitudes e suas vidas, enquanto Shelley continuou sendo a boa filha, a melhor aluna e com gostos ainda infantis. As meninas começaram, pouco a pouco a implicar com ela. De pequenos gestos, pequenas atitudes às agressões físicas. Shelley, como um bom “rato” não tinha coragem de contar a ninguém sobre o que acontecia, nem de encarar suas agressoras. Até o dia em que o pior aconteceu, ela foi queimada por suas ex-melhores amigas.

"Eu rabiscava inconscientemente a folha de papel enquanto revirava frases de despedida em minha mente, e quando olhei para a mesa, não consegui conter um sorriso amargo ao perceber o que eu havia desenhado. Era um rato. E ao redor de seu pescoço havia uma corda grossa".

Sua mãe, Elizabeth, uma brilhante advogada, em seus tempos de solteira, além de se ver com a nova e triste realidade por ter sido abandonada por seu marido, precisa refazer sua vida e proteger Shelley. Elas se mudam para um chalé distante de tudo e de todos e procuram seguir com suas vidas da melhor maneira possível. Mas, os ratos nunca conseguem se esconder por muito tempo… E a cruel realidade, um dia, bate em suas portas…

E até um rato quando acuado, pode reagir e virar o jogo.

Pulsante, profundo, visceral, a obra fala de temas delicados que, muitas vezes, são jogados para debaixo dos tapetes da ignorância. Maravilhoso!!! Super indico!

Sinopse: Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem de que forma reagir - são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, Shelley não frequenta mais a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe se refugiam em um chalé afastado da cidade.


Confiantes de que o pesadelo acabou, elas enfim sentem-se confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Na noite em que Shelley completa dezesseis anos, porém, um estranho interrompe a tranquilidade das duas, e um sentimento é despertado na menina. O que acontece em seguida instaura o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.



Sobre o autor: Natural do Reino Unido, Gordon Reece estudou Literatura Inglesa em Oxford, antes de emigrar para a Espanha e depois Austrália, onde vive desde 2005. No Reino Unido e Espanha, publicou vários livros infantis ilustrados e romances gráficos. Presa e Predador é o seu romance de estreia.



Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário