quarta-feira, 24 de abril de 2013

O PASSO ENCERRA NO CCBB O 'ENLATA', 2º ENCONTRO LATINO DE ARTES




O CCBB carioca recebe até o dia 28 de abril o 2º Encontro Latino de Artes, o Enlata. O público confere debates, oficinas e shows de diversos artistas latinos como o Grupo Contraelviento (Equador), Vendimia Teatro (Colômbia), Espaço Mezcla e Travessia Teatro (ambos do Brasil).  Confira a programação completa no site: http://www.enlata.com.br/. Inscrições para oficinas pelo e-mail: enlata@oficinas.com.br. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ. Informações sobre o evento e preços: (21) 3808-2020.

Em 2007 fiz uma matéria para o Caderno de Educação Especial do jornal O DIA, confira o texto abaixo para conhecer um pouco do projeto de musicalização do professor Lucas Ciavatta, O PASSO, que encerra o evento no domingo (28/04), a partir das 19h:


MÚSICA SE APRENDE AOS PASSOS

DANIELA CALCIA

Aprender a ler partitura e tocar um instrumento de percussão pode parecer difícil. Mas o método O Passo dá a qualquer pessoa a chance de se transformar num músico profissional. A ideia foi desenvolvida pelo professor de música Lucas Ciavatta em 1996 e já correu o mundo. No Brasil, grupos como Monobloco e Empolga às 9 nasceram dessa fonte.

A inspiração para a criação do método veio da riqueza musical dos brasileiros, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música e da dificuldade de alguns alunos em aprender pelo modo tradicional. Depois de muita pesquisa, Lucas decidiu usar o passo e as palmas como percepção do ritmo. “A gente ensina música e usa o passo para a pessoa entender a música ritmicamente”.

Afoxé, alujá, congo, maracatu, xote, ciranda e até funk são tocados com instrumentos de percussão. Blocos de Carnaval como Monobloco, Empolga às 9, Kizomba e Bangalafumenga utilizam o método. Mestre Odilon, da Grande Rio, ministra cursos com Lucas. “Antes eu tinha a prática, mas a teoria me trouxe novas possibilidades rítmicas”, revela Odilon.

Lucas já correu o mundo e se divide entre o Bloco do Passo, as aulas nos colégios Oga Mitá e Santo Inácio e os cursos livres que realiza pelo Brasil e exterior. No site http://www.opasso.com.br/ é possível ouvir e baixar ritmos e partituras.

ONDE APRENDER O PASSO

ESCOLAS QUE UTILIZAM O MÉTODO:

Oga Mitá

Centro Educacional Pequena Cruzada

Ceat

Eliezer

Santo Inácio

Saiba mais sobre a programação do Enlata no CCBB:


FONTES:

O PASSO

ENLATA


Nenhum comentário:

Postar um comentário