sexta-feira, 29 de agosto de 2025

11 autores nacionais contemporâneos para ler em setembro

Confira títulos de diferentes gêneros literários para adicionar na sua estante


Entre memórias, narrativas históricas e poesia, cada título oferece um olhar singular sobre questões universais. Foto: Pixabay

Entre memórias pessoais, narrativas históricas, poesia e muito mais, cada título oferece um olhar singular sobre questões universais, como afeto, resistência, lembranças e muito mais. Pensando nisso, selecionamos histórias envolventes e significativas de autores nacionais contemporâneos para ler em setembro. Confira abaixo:

A cor que nos separa

No futuro, a renomada médica e física quântica Theodora Borges recebe o Nobel e revisita a saga de sua família, especialmente a do tio Stéfano Veras, criado em uma fazenda marcada pela pobreza e pelo preconceito racial. Escrita pelo advogado e autor best-seller Daniel Tonetto, esta narrativa conduz o leitor aos pampas gaúchos do século XX e convoca a todos a encarar as feridas do racismo estrutural no Brasil, com coragem, verdade e humanidade.

(Onde encontrar: Amazon)

Quando Caem as Cinzas — Desventuras amazônicas na noite brasileira

Neste romance, o autor Carlos Augusto Ferreira Galvão narra a experiência de Benedito, um médico idealista recém-formado que chega a Marabá e se depara com o terror da ditadura militar na Amazônia, durante a guerrilha do Araguaia. Ele testemunha perseguições, desaparecimentos e torturas, e se envolve com a causa dos camponeses e guerrilheiros, tornando-se alvo do regime repressor. A obra combina lirismo, denúncia e memória, dando voz às cicatrizes de um período brutal e muitas vezes silenciado.

(Onde encontrar: Amazon)

Bordados

Nesta coletânea, o poeta Denilson da Silva reúne 52 poemas — muitos em forma de soneto — tecidos com sensibilidade a partir de experiências profundas como o luto, o cotidiano, o amor e temas sociais. A poesia, concebida em um momento marcante após a doença da mãe do autor, convida o leitor a reconhecer-se na dor, ressignificar memórias e emergir na esperança.

(Onde encontrar: Amazon)

República Popular de Terranova

Numa sociedade futurista tecnológica que aparenta ser uma utopia, mas esconde corrupção e autoritarismo por meio da manipulação governamental e tributos injustos, o jornalista Thomas K. passa a ser perseguido. Será que ele conseguirá escapar? Escrita por Felipe Kato, a trama segue um ritmo intenso, combinando ficção cyberpunk, crítica social e humor ácido para traçar paralelos com realidades contemporâneas.

(Onde encontrar: Amazon)

Uma Preta em Paris

Nesta autobiografia, a artista carioca Isabelle Mesquita narra a própria jornada, desde a infância humilde no subúrbio de Pavuna, no Rio de Janeiro, até decidir empreender no ramo da moda, na França. Ao longo de 37 capítulos com ilustrações autorais, a escritora questiona ainda o mito do “glamour europeu” e mostra as dificuldades enfrentadas por imigrantes. 

 (Onde encontrar: Amazon)

Sete Solidões

Conhecido por sua longa trajetória como crítico literário, jornalista e documentarista, Maurício Melo mergulha no cotidiano da Brasília que pulsa longe dos palácios. A obra reúne contos que revelam as dores, silêncios e resistências de personagens comuns da capital, reposicionando a cidade no imaginário literário nacional. Uma pauta sensível e potente sobre a Brasília real, contada por um dos maiores nomes da literatura contemporânea do DF.

(Onde encontrar: Amazon)

Show de Vida

A escritora e terapeuta Maya Lygya, que conquistou até elogios do The New York Times, lança essa autobiografia potente. Com uma linguagem descritiva e sensível, ela narra a própria trajetória improvável, desde a infância humilde até como chegou aos palcos internacionais. Ela enfrentou o abandono, a pobreza e a dureza da vida de imigrante para alcançar espaço em eventos com nomes como La Toya Jackson e Tony Robbins.

(Onde encontrar: Amazon)

Seja um Rock Star nas Empresas

Com sólida carreira corporativa, Michel Mariano Pizzetti une sua vasta experiência no mundo dos negócios com a paixão pela música. Ele apresenta uma nova perspectiva sobre liderança, cultura organizacional, branding, resiliência e conexão com o público, através da lente de grandes bandas e astros como Beatles, Queen, Pink Floyd e Tina Turner.

(Onde encontrar: Amazon)

Filhas da Ira

Neste lançamento, Ronailde Braga Guerra apresenta uma narrativa que leva o leitor a explorar a experiência da dor e o encontro com a redenção espiritual. A obra, conduzida por personagens femininas em busca de cura, une aspectos da ficção histórica a reflexões sobre fé, religiosidade e orgulho. Com forte inspiração cristã, o livro dá destaque ainda às mulheres que estiveram presentes na caminhada de Jesus.

(Onde encontrar: Amazon)

Quase-romance nos pomares da eternidade

O advogado paraense Silvio Damasceno lança essa obra de ficção baseada em um caso real ocorrido durante a ditadura militar. Inspirado na morte do estudante César Moraes Leite, baleado em plena sala de aula na Universidade Federal do Pará, o livro constrói uma narrativa sensível sobre juventude, injustiça e sonhos interrompidos pela repressão do Estado. Mesclando realidade e ficção, a obra reflete sobre apagamentos históricos e a força da juventude que ousa resistir.

(Onde encontrar: Amazon)

Devaneios dos Amores Obcecados: Emoções que consomem a alma

Através de uma narrativa sensível e honesta, o escritor Vagner Faustino Fernandes mergulha na complexidade das relações afetivas, abordando a dor, o amadurecimento e a busca pela cura emocional. O autor compartilha sua trajetória de autoconhecimento, mostrando como o amor pode ser um processo de reconstrução e fortalecimento do autocuidado.

(Onde encontrar: Amazon)


Nenhum comentário:

Postar um comentário