sábado, 28 de dezembro de 2024

Dica de leitura: As múltiplas vidas de uma bruxa

"A Fênix Escarlate: Blanca de Lagash" narra as reencarnações de uma feiticeira que luta pelos direitos das mulheres em diferentes momentos históricos



A Fênix Escarlate é a história de uma mulher com muitas vidas. No século XXI, ela é uma escritora renomada que decide explorar seu lado como feiticeira depois de já ter sido uma bruxa na Suméria, em Jerusalém, em Sevilha e em Paris. Apesar de diferentes tempos históricos e regiões, a protagonista sempre teve um propósito bem estabelecido: o de lutar pela autonomia e pelos direitos femininos.

Obra inaugural de uma saga, Angela Cruz apresenta a trajetória da personagem na antiga Mesopotâmia e na contemporânea cidade de São Paulo. Com arcos narrativos entrelaçados, as duas trajetórias de Blanca convergem em experiências recorrentes entre mulheres de qualquer época, como preconceito, violência e desigualdades.

Na primeira parte do enredo, a narradora da atualidade reconta sua vida do fim para o começo e ecoa inúmeros conflitos sociais. Entre encontros, diálogos e reflexões, percebe o silenciamento das vozes femininas, os impactos dos papéis de gênero e as consequências da objetificação dos corpos. Já o segundo momento retorna para mais de 2 mil anos a.C, quando a protagonista foi perseguida pelo próprio pai, que a considerava marcada por Lilith.

Em todas essas vidas bruxescas, fui maltratada, desrespeitada, humilhada, destituída de direitos, violentada e condenada. Na maior parte dessas vidas, morri sem o direito de defesa. Mas em todas elas lutei por mim, por minhas irmãs mulheres, companheiras e iguais. Ao longo dos tempos, encontrei aliadas e aliados para essa luta. Descobri maneiras e desenvolvi estratégias para me desviar de maldades e conseguir alcançar alguns benefícios, privilégios ou vitórias sobre malfeitores, dominadores ou contra quem pudesse nos causar males. (A Fênix Escarlate, pg. 11)

Entre ficção e realidade, Angela Cruz introduz detalhes sobre bruxaria e as diferentes perspectivas que adquiriu com os anos. “A obra é permeada pela prática da bruxaria, uma filosofia de vida que está entranhada na sociedade, na alma humana, em todos os cantos do mundo. Ela existe desde sempre e se transmutou por séculos, ora sendo aclamada como única salvação, ora execrada como algo odioso”, explica.

O livro desconstrói a imagem das feiticeiras e as aproxima do cotidiano. Entre as páginas, os leitores percebem como esses costumes místicos estão presentes de forma recorrente: no desejo de que uma situação aconteça na vida de alguém ou no poder do amor para transformar o mundo. A partir dessa conexão, a saga reforça que o trabalho em prol das mudanças sociais pode até ser guiado pelas feiticeiras, mas é ecoado em todas as pessoas que tornam a equidade e a justiça um compromisso diário.

FICHA TÉCNICA

Título: A Fênix Escarlate
Subtítulo: Blanca de Lagash
Autora: Angela Cruz
ISBN: 978.65-5872-991-4
Páginas: 372
Preço: R$ 72,84 (físico) | R$ 24,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Uiclap

Sobre a autora: Angela Cruz é advogada e professora universitária aposentada. Doutora em Direito, mestre em Educação Escolar e bacharel em Ciências Sociais e Ciências Jurídicas, sempre sonhou em escrever. Publicou coletivamente obras como “Os Gomes Regateiro no Brasil: histórias da imigração portuguesa” (2016) e “Depois da Festa: histórias e memórias dos egressos do Curso de Direito” (2021). Hoje, dedica-se integralmente à literatura e estreia na ficção com a saga épica A Fênix Escarlate. Nascida em Itajobi/SP, é mãe de três filhos e avó de quatro netos.

Redes sociais da autora:

Instagram: @aacduran64
Facebook: Angela Cruz Duran

Redes sociais da saga:

Instagram:@blancadelagash
Facebook: Blanca de Lagash


sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Grátis: Confira os shows imperdíveis de réveillon pelo Brasil

Descubra as principais atrações musicais e festividades nas capitais brasileiras para a virada de ano


Foto: Divulgação


As principais capitais brasileiras já começam a divulgar as programações de Réveillon para 2025. Em algumas cidades, grandes festas e shows estão sendo organizados para comemorar a virada de ano, com destaque para apresentações musicais e espetáculos de fogos de artifício. Para quem busca hospedagem, o Hurb disponibiliza diversas opções próximas às principais celebrações. Confira o que já foi confirmado nas principais cidades:

Rio de Janeiro

A tradicional festa de Réveillon em Copacabana contará com uma programação variada. Shows de artistas como Ivete Sangalo, Anitta, Caetano Veloso e Maria Bethânia agitarão a orla carioca. Além disso, o evento contará com palcos dedicados ao samba e à música gospel, além de uma grande queima de fogos, distribuída em balsas ao longo da praia.

São Paulo

Na Avenida Paulista, o evento contará com shows da dupla Bruno & Marrone e da cantora Glória Groove, entre outros. A grande atração será a queima de fogos no momento da virada, proporcionando um espetáculo para os paulistanos.

Salvador

O Festival Virada Salvador 2025 será realizado entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. A programação inclui apresentações de Alok, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Léo Santana e Bell Marques. A festa contará ainda com uma Vila Gastronômica e queima de fogos.

Fortaleza

A festa de Réveillon na Praia de Iracema promete atrair um grande público, com shows de bandas como Jota Quest e Eva, além de DJs locais. A queima de fogos será a principal atração da noite, com um espetáculo visual na orla da cidade.

Brasília

A capital federal contará com uma festa gratuita no Eixo Monumental. A programação inclui shows de artistas locais e uma queima de fogos de cerca de 10 minutos, com foco na celebração da virada.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a festa de Réveillon será realizada no Parque Harmonia, com diversas atrações musicais e um show de fogos de artifício para marcar a chegada de 2025. A organização promete estrutura especial para o evento.

Curitiba

Curitiba realizará a "Virada Paradisíaca" na Ópera de Arame, um evento exclusivo que promete ser uma das opções mais diferenciadas de celebração do Réveillon na cidade.

Florianópolis

A capital catarinense contará com um grande espetáculo de fogos de artifício para a virada de ano, com o objetivo de encantar os turistas e moradores que escolheram a cidade para comemorar.

As opções de destinos para o Réveillon no Brasil são muitas e variam de acordo com o estilo de viagem que você deseja. Certifique-se de garantir sua acomodação com tempo, seja em hotéis ou resorts, e aproveite ao máximo as festividades da virada.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Festival Universo Spanta 2025 homenageia os 40 anos do axé music com Ivete Sangalo, Daniela Mercury, É o Tchan e Bell Marques no domingo, 19/01

Programação também vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com a presença de Armandinho, Dodô e Osmar e terá a banda afro Ilê Aiyê com o show que celebra 50 anos de fundação



No domingo, dia 19 de janeiro, o Universo Spanta 2025, o mais diverso festival de música brasileira do país, terá uma programação celebrando um dos mais representativos gêneros musicais brasileiros: o axé music, que completa 40 anos. Para comemorar esse marco e os 75 anos do trio elétrico, os ícones do carnaval baiano Ivete Sangalo, Bell Marques Daniela Mercury, e os respeitados Armandinho, Dodô e Osmar, prometem trazer a festa de Salvador para a Marina da Glória. E, completando o line-up, o grupo É o Tchan, a primeira  banda afro brasileira Ilê Aiyê e a dupla Rafa & Pipo.

A palavra axé tem sua origem no continente africano, mais especificamente nos territórios de língua yorubá, e que tem um valor e significado muito grande no Brasil, e principalmente na cultura e nos cultos de matriz africana. O axé music surgiu como gênero musical nos carnavais de Salvador na década de 80, misturando ritmos como o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, pop rock e influenciado pelos tambores, sons e ritmos das religiões de matriz africana como ifá, candomblé e umbanda, bem como outros sons afro-brasileiros que contribuíram com sua percussão. O movimento artístico e cultural que completa 40 anos de existência saiu da Bahia e marcou sua identidade em todo o Brasil, com as micaretas que cruzam o país de norte a sul, e com  grandes artistas que cruzaram fronteiras levando a música da periferia baiana para os palcos dos EUA e Europa.

A Bahia é cultura e ancestralidade. É uma honra reverenciar esse lugar, por isso estamos trazendo artistas baianos que mexem com o coração do público do Universo Spanta. Daniela Mercury, Ivete Sangalo e  Bell Marques são nomes entre tantos artistas que levaram o axé  music para todo o Brasil e para o mundo. Armandinho, Dodô e Osmar representam a tradição, e a banda  É o Tchan traz a irreverência tão presente no carnaval da Bahia. E ter o Ilê Aiyê, a primeira banda afro do Brasil na programação do Festival, só confirma nosso compromisso em valorizar a música brasileira em toda sua essência”, conta Max Viana, diretor artístico do Universo Spanta".

A grande “rainha do axé” Daniela Mercury, com mais de 40 anos de carreira e canções, vai levar para o Palco Guanabara um show vibrante com sucessos como “O Canto da Cidade”, “Rapunzel” e “Maimbe Danda”, e o seu corpo de balé que não deixam ninguém parado. Também no Palco Guanabara, estará Ivete Sangalo, a “mainha”, e um repertório com os recentes sucessos “Macetando”e “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”, o mais novo single “Energia de Gostosa”, além de músicas que não podem faltar em suas apresentações como “Poeira”, “Sorte Grande” e “Arerê”. E, completando a programação, um dos pioneiros no carnaval de Salvador, Bell Marques traz para o Universo Spanta a vibração que há décadas arrasta multidões, com hits como “Amor Perfeito” e “Voa, Voa”.  

A festa baiana também acontece no Palco Lapa, com Armandinho, Dodô e Osmar,  a banda mais longeva do carnaval de Salvador, todos filhos do saudoso Osmar, que junto com o velho Dodô criaram esse fenômeno chamado trio elétrico que completa 75 anos de existência. Beto Jamaica e Compadre Washington trazem o novo som do É o Tchan, “Jogadinha”, que promete ser o sucesso do verão 2025, além de sucessos como “Na Boquinha da Garrafa” e “Segure o Tchan”. 

Direto do Curuzu para a Marina da Glória, o primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê traz seu canto de resistência e comemora 50 anos de fundação. E, completando o line-up, a nova geração do axé music será representada pela dupla Rafa & Pipo Marques, filhos de Bell Marques, que seguem os passos do pai, com os hits “Se Você Fosse um Peixinho”, “Adeus Cabaré” e “Escorpiana”.

Além disso, um exposição fotográfica com imagens raras, do acervo do Jornal A Tarde, será montada no pavilhão do festival, e vai permitir ao público do Universo Spanta uma experiência visual que contará a história dessas duas invenções genuinamente brasileiras. 

Serviço

Universo Spanta 2025

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Ingressos disponíveis na  Zig Tickets.

Programação

Segunda - 6 janeiro 

Bloco Spanta - Encontros Casuais - com Mosquito e Inácio Rios - Arlindinho - Participação especial - Marquinho Sathan + convidados 

Sexta - 10 janeiro

Palco Guanabara - Jão - Luísa Sonza

Palco Lapa -  Alan Rosa - Jovem Dionísio -  Priscilla 

Sábado - 11 janeiro

Palco Guanabara - Gloria Groove - Jorge e Mateus - Pedro Sampaio

Palco Lapa - Àttøøxxá - Jorge Aragão - Roda de Funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda

Cortejo - Portela e Salgueiro

Domingo - 12 Janeiro

Palco Lapa -  Almério e Martins - Lucy Alves - Zé Ramalho + filhos - Natascha Falcã0 

Cortejo - Rio Maracatu - Noites do Norte

Segunda - 13 de janeiro 

Délcio Luiz - Arlindinho- Mauro Diniz- + convidados 

Sexta 17 de janeiro

Palco Guanabara - BK’ - Filipe Ret 

Palco Lapa - Budah - Duquesa -  MC Maneirinho

Sábado - 18 de janeiro

Palco Guanabara - Belo - Ludmilla - Simone Mendes

Palco Lapa - Os Garotin - Kevin O Chris -  Tatau 

Cortejo - Mangueira e Beija-Flor

Domingo - 19 de janeiro 

Palco Guanabara - Bell Marques - Ivete Sangalo  - Daniela Mercury

Palco Lapa -  Armandinho, Dodô e Osmar - Rafa & Pipo Marques - É o Tchan - Ilê Aiyê

Segunda - 20 de janeiro

Grupo Arruda - Arlindinho - Moyseis Marques - + convidados

Fantasia nacional e LGBTQIAPN+ retrata a origem das criaturas da noite

Em "O primeiro vampiro", spinf-off da saga "Vampiros de Nocturna", autor Walli Silva aprofunda a relação proibida entre um alienígena e um príncipe



No misterioso reino de Nocturna, o alienígena Averyn acorda entre escombros na Floresta Sussurrante após sofrer uma queda com sua nave espacial. Além de ficar desorientado sobre o acidente e o mundo desconhecido onde caiu, o protagonista do lançamento O primeiro vampiro também descobre que agora possui poderes especiais e precisa de sangue para sobreviver. Com a missão de buscar respostas sobre a própria origem, ele parte rumo à Cidade das Brumas, lar do príncipe carismático e dedicado ao bem-estar do povo, Kai Vanthorn. Atraídos pela curiosidade e estranheza um do outro, eles criam uma inesperada conexão – que pode colocar em risco o território e seus habitantes.

Spin-off da saga Vampiros de Nocturna, o autor Walli Silva aprofunda a relação entre os protagonistas para contar como surgiram os primeiros predadores noturnos deste universo fantástico. A narrativa, que pode ser lida de forma independente, mostra a intensidade do vínculo dos personagens quando Kai oferece o próprio sangue para salvar Averyn de sua fraqueza. Mas, ao alimentar-se do príncipe, o alienígena acidentalmente transmite ao novo aliado um vírus que o transforma em vampiro. Isso provoca habilidades sobre-humanas no jovem, como força, supervelocidade, hipnose e a capacidade de virar névoa. Enquanto Averyn procura desvendar o passado, Kai tenta conciliar a sede de sangue com as responsabilidades de usar a coroa.

O novo poder o preenchia como uma onda, oferecendo-lhe uma confiança que jamais sentira antes. Ele compartilhava agora um vínculo inquebrável com Averyn, uma ligação que transcendia o sangue e se enraizava em suas almas. E, com esse laço, sentia-se preparado para o futuro, para explorar os mistérios do vampirismo ao lado do estrangeiro, determinado a descobrir os limites daquela transformação e o que ela significaria para o reino de Nocturna.
(O primeiro vampiro, p. 76)

Logo que os dois começam a explorar o que significa essa nova condição e os sacrifícios exigidos por ela, porém, a maldição também se espalha por Nocturna e afeta a população. Esse cenário de desordem gera desafios éticos na liderança da realeza, e coloca à prova suas próprias convicções e o laço com Averyn. Unidos pelo compartilhamento de sangue, segredos e paixão proibida, os protagonistas decidem desafiar as normas sociais do reino, em uma trama que faz refletir sobre as complexidades do amor verdadeiro ao abordar temas como preconceito, identidade, aceitação, sacrifício, poder político e redenção pessoal.

Combinando fantasia, mistério, aventura e muito romance, O primeiro vampiro ambienta os leitores na atmosfera sombria e mágica na qual a força e a vulnerabilidade mostram que o verdadeiro poder vem do entendimento e do equilíbrio interior. O principal trunfo de Walli Silva é, sobretudo, colocar a diversidade e inclusão como parte essencial do enredo, conectando-se ao público que deseja ver mais representatividade LGBTQIAPN+ na literatura brasileira.

Ficha técnica:
Título: O primeiro vampiro
Autor
: Walli Silva
Formato: digital (e-book) e livro físico – publicação independente
Páginas: 167  
Preço: R$ 1,99 (e-book) e R$28,81 (livro físico)
Onde encontrarAmazon | Uiclap

Sobre o autor: Conhecido pelo nome artístico Walli Silva, Wallison Moreira da Silva soma mais de 60 mil e-books vendidos no Google Play e mais de 20 obras publicadas. Escritor de fantasia, terror e romance, o autor tem uma prepocupação especial com a diversidade e inclusão, trazendo para a sua produção literária narrativas focadas em personagens e vivências LGBTQIAPN+. Em 2024, ele foi reconhecido como o melhor escritor de Fernandópolis, São Paulo, sua cidade natal, com o prêmio de Melhores do Ano do município. Também é graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Educacional de Fernandópolis (Fef) e funcionário público.

Redes sociais:
Site: walli-silva.webnode.page
Instagram: @AutorWalliSilva


"O Dia Depois", do diretor Hong Sang-soo, é a primeira estreia de 2025 no canal Arte1. Confira o trailer

Na produção de 2017, as relações humanas são colocadas em evidência



A primeira estreia de 2025 do canal Arte1 acontece em 3 janeiro, às 23h, com a exibição de "O Dia Depois" (foto), filme do aclamado diretor e roteirista sul-coreano Hong Sang-soo. Confira o trailer:



Na produção de 2017, as relações humanas são colocadas em evidência. A história se desenvolve a partir de uma grande confusão: no primeiro dia de trabalho em uma pequena editora, uma aspirante a escritora é surpreendida pela chegada da mulher de seu chefe, que acabara de encontrar uma evidência da infidelidade do marido. 

Bastante ciumenta, ela conclui, intempestivamente, que a novata é a responsável pela turbulência em seu casamento, sem desconfiar que a verdadeira amante é outra mulher, que depois reaparece e pensa em uma maneira de tirar proveito desse engano para livrar a própria pele.

Ao transitar entre o melodrama e a comédia, "O Dia Depois" explora a relação do homem com as três personagens: a mulher, a amante e a funcionária, e as escolhas que ele faz na tentativa de sair dessa enrascada.

Algumas das marcas registradas do diretor se mantêm na obra, como as sequências longas, os poucos cortes e a opção pelas imagens em preto e branco. As cenas são apresentadas fora de ordem. Mais importante que a cronologia, são os sentimentos e as percepções de cada um dos envolvidos. 

Serviço:

O Dia Depois

Estreia: Sexta-feira (3/1), às 23h

Horários alternativos: 4/1 às 11h30 | 6/1 às 8h e às 15h 

Fique por dentro da programação do canal Arte1 aqui
 
No streaming: 
Arte1 Premium
Arte 1 Play
Arte1 Play - Looke
New Brasil Plus

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Férias: 6 lançamentos para colocar a leitura em dia

Com indicações para todas as idades, essa seleção é composta por obras de temáticas variadas, ideais para aproveitar o período de descanso


Foto: Freepik

Nada melhor que mergulhar em um bom livro para se desconectar da rotina atribulada e intensa, especialmente no período de férias. A leitura pode ser a companhia perfeita para momentos de lazer em família e vai bem em quase todas as ocasiões.  

Na praia, em meio à natureza, em casa ou durante uma viagem, obras literárias nos conectam com outros universos, para aprofundar conhecimentos, nos aproximar de um ídolo, divertir as crianças e até mesmo servir de guia para uma vida melhor.  

Nessa seleção, você encontra opções que contemplam todas as idades. Aproveite! 

 

Eu me lembro 

Selton Mello celebra 40 de carreira com a biografia "Eu me lembro". Com personagens icônicos, como Chicó de O Auto da Compadecida, e Rubens Paiva de Ainda Estou Aqui, ele convida os leitores para uma conversa engraçada, tocante e profundamente humana sobre sua jornada. A obra proporciona uma viagem pelos grandes momentos da dramaturgia brasileira, destacando o percurso de um menino sonhador e obstinado. Ator, diretor e dublador, Selton oferece um balanço comovente de sua vida. (Autor: Selton Mello | Editora: Jambô Editora | Onde encontrar: Amazon)  

 

O leão da bochecha de balão  

Este livro infantil ensina sobre o poder transformador do brincar em meio a um mundo cheio de telas e distrações digitais. A narrativa segue um leãozinho que costumava ser alegre e sociável, mas passou a se isolar e deixou de apreciar qualquer atividade sem o celular. É uma obra para pais e filhos explorarem juntos, fortalecendo laços e redescobrindo o valor simples e profundo do “Play”. (Autor: Lucas Freire | Editora: Tear | Onde encontrarAmazon)  

 

Conversa com Deus Pai  

Amanda Veras propõe 365 reflexões diárias que trazem acolhimento e conforto para a alma. Mergulhe em um diálogo íntimo e espiritual com Deus neste livro inspirador, repleto de mensagens que tocam o coração e conduzem à paz interior. Cada página oferece uma jornada de autoconhecimento, proporcionando momentos de introspecção e conexão profunda com o divino. (Autora: Amanda Veras | Editora: Principis | Onde encontrar: Amazon)  

 

Depois do depois 

O fim pode ser apenas o começo. Somos ensinados que o amor é eterno. Mas e quando a união não dá certo? Podemos ser desacreditados ou julgados por causa disso? O que fazer para sair da zona de conforto e voltar a sonhar? O livro Depois do Depois, de Mariah Morais, explora a trajetória de uma mulher que, ao enfrentar o divórcio, embarca em um processo de autoconhecimento, reconstrução e resiliência. (Autora: Mariah Morais | Editora: Trend | Onde encontrarAmazon

 

 

O que me falta… 

Viver o Alzheimer é desconstruir-se gradativamente, perdendo aos poucos a noção de si mesmo. Para Anna, é como se fosse uma lenta despedida de quem fora um dia. Porém, o sentimento de impotência afeta muito mais a sua filha, Hellen. Por mais que Anna tivesse procurado, a vida inteira, foi entre as perdas inevitáveis impostas pelo Alzheimer que ela descobriu o que lhe faltava. (Autor: Mário Cezar da Silveira | Onde encontrarAmazon)  

 

Ari encontra a calma 

Ari é uma ovelhinha inteligente e divertida, mas também muito esquentadinha. Sempre que algo não sai como ela quer, sua raiva explode, causando alvoroço em sua família. Um dia, Ari tem um sonho revelador: ela visita a encantadora Vila da Calmaria e descobre formas simples e eficazes de lidar com a raiva. Essas dicas valiosas transformam a vida de Ari e também a de toda a sua família, que passa a valorizar o respeito e a tranquilidade. (Autora: Taisa Raphael | Onde encontrarAmazon)  

 

Banda QuatroK lança a música “Sorte” com mensagens de otimismo e celebração. Confira o clipe:

Com um toque especial de cada integrante da banda, a faixa promete embalar o público neste fim de ano


Foto: Divulgação

Em ascensão na música nacional, a banda QuatroK acaba de lançar sua mais nova música, “Sorte”, uma faixa que combina energia, emoção e uma pegada vibrante. Com uma letra que celebra os momentos simples da vida, a amizade e a alegria de viver, ela promete embalar o público neste final de ano. Confira o clipe:



A música traz um toque especial de cada integrante da banda, refletindo suas influências e a conexão única que compartilham. Para o baterista Lucca Omura, a canção se destaca pela sonoridade, “‘Sorte’ foi uma música bem legal de gravar porque tem uma pegada mais rock, que é o estilo que eu tenho mais influências e acho que consegui trazer um pouco disso para música”, contou ele.

Já o guitarrista é vocalista Henrique Bonadio ressalta a vibe leve e descontraída da composição. “‘Sorte’ é uma música que nasceu faz um bom tempo, e o que eu acho muito maneiro é a energia de liberdade e curtição que ela traz. A letra valoriza a amizade e mostra como é bom tirar um tempo para curtir, sem se preocupar com os problemas e o mundo lá fora. O nosso objetivo é passar essa vibe para as pessoas com essa melodia”, avalia.

Para o vocalista Théo Medon, a faixa é uma verdadeira celebração. “‘Sorte’ é a música perfeita para curtir o fim de ano. Ela é uma homenagem e um agradecimento à vida, aos amigos e aos momentos bons. Traz uma mensagem muito bonita sobre ser feliz, independente do jeito, da companhia, e sempre agradecer por ter sorte demais”, entrega ele.

E para o vocalista Pedro Miranda, a música é especial desde o início do processo criativo: “‘Sorte’ é um xodó que eu tenho porque, quando eu a escrevi, pensei de um jeito muito específico. Queria que ela fosse para cima, alegre, libertadora”, revela. 


Jingle bells! Cineasta lista 5 filmes para entrar no clima natalino

Da comédia nacional a clássicos que marcaram gerações, Fernanda Schein, cineasta brasileira do time da Netflix, conta suas escolhas para o feriado


Foto: Freepik

O fim do ano chegou e além das luzes e árvores de Natal que invadem a decoração em cada canto, nada melhor para entrar no clima natalino do que filmes sobre o tema. Entre os lançamentos da temporada e os clássicos que nunca saem de moda, a editora de cinema brasileira em Hollywood Fernanda Schein, revela sua lista de queridinhos para curtir o feriado. 

Prepare a pipoca (ou as rabanadas!) e confira:

1. “Nosso Pequeno Segredo” (2024)
Onde assistir: Netflix

Em Nosso Pequeno Segredo, uma jovem mulher descobre que o amigo de infância que reapareceu em sua vida guarda um segredo que pode mudar tudo. Com mistério, drama e um toque de romance, o filme marca o retorno de Lindsay Lohan em uma performance cativante.

Fernanda:É um filme novo que quero assistir! Cresci assistindo à Lindsay, então esse retorno dela é muito nostálgico! Com certeza, este será um dos meus filmes de dezembro”.

2. “Esqueceram de Mim” (1990)
Onde assistir: Disney+

Quando a família McCallister esquece Kevin, um menino de 8 anos, sozinho em casa ao sair para as férias de Natal, ele precisa defender sua casa de dois atrapalhados ladrões. Um clássico atemporal repleto de humor e espírito natalino.

Fernanda: Um clássico! Eu amo esse filme, nunca me canso dele. Engraçado pensar que, hoje em dia, por causa de Succession, o irmão do Macaulay Culkin é ainda mais famoso que ele. Quem diria? Mas, com desculpas ao Kieran e ao trabalho incrível dele como Roman Roy, o Natal sempre será a cara do Macaulay”.

3. “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001)
Onde assistir: Max

Harry descobre que é um bruxo e embarca para Hogwarts, onde faz amigos, enfrenta perigos e aprende sobre o poder do amor e da coragem. Uma introdução mágica ao mundo de Harry Potter.

Fernanda: Esse é o meu favorito. ‘Ah, Fernanda, mas esse não é um filme de Natal, só tem uma cena de Natal.’ – Mas, se você der play no filme às 10:32:59 PM, exatamente à meia-noite Ron dirá ‘Feliz Natal, Harry!’ e isso já é mágico o suficiente. Sim, é um filme de Natal na minha humilde opinião Potterhead”.

4. “Os Rejeitados (The Holdovers)” (2023)
Onde assistir: Prime Video

Durante as férias de Natal, um professor rabugento e um aluno rebelde formam uma amizade improvável enquanto permanecem sozinhos na escola. Um filme que mistura humor e emoção com o espírito das festas.

Fernanda: Um dos meus favoritos da temporada do Oscar do ano passado – aquece o coração, faz a gente rir e também chorar. O que é mais Natal que isso?”.

5. “Fuga de Natal” (2018)
Onde assistir: Youtube 

Dois pioneiros envelhecidos da fundação de Brasília decidem ajudar um amigo recém-aposentado a escapar do lar de idosos para que os três possam reviver um Natal como nos velhos tempos.

Fernanda: O cinema nacional só vai para frente com o nosso apoio, então vamos nos comprometer a assistir pelo menos um filme de Natal brazuca este ano? Eu escolhi este curta-metragem”.

Saiba mais sobre Fernanda Schein:

Do interior do Rio Grande do Sul para Los Angeles, a cineasta e editora Fernanda Schein já atuou em diversos projetos importantes do cinema e da publicidade. Fez mestrado na New York Film Academy e com o tempo se consagrou tanto em projetos internacionais quanto nacionais, como “Neymar: O Caos Perfeito” (Netflix), o filme “Forbidden Wish” (Prime Video), “Poisoned” (Netflix) - ganhador do Emmy - e o documentário de sucesso “O Caso dos Irmãos Menéndez”, que estreou em outubro na Netflix e logo conquistou a atenção do mundo todo. Também, estrelou em produções independentes, como “The Boy in The Mirror”, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no California Women's Film Festival.

Foi editora/montadora principal de projetos dirigidos por Rob Styles, como “A Social(Media) Construct” e “Sleeping Awake”. Brilhou com “I See You” e “Envenenados: O Perigo na Nossa Comida”, para a Netflix, o longa-metragem “Farewelling”, dirigido por Rodes Phire e o curta “Last Minute”, de Joel Junior.  


Tiago Valente lança livro de contos natalinos com receitas

Booktoker assina O mistério do Biscoito de Gengibre, publicado pela Editora Naci



Contos natalinos e receitas deliciosas estão juntos na mais nova obra do booktoker Tiago Valente. O mistério do Biscoito de Gengibre, publicado pela Editora Naci, reúne enredos envolventes como um date online às vésperas do Natal, uma aliança inesperada com um colar cheio de lembranças e uma jornada em busca de uma nova árvore de Natal. 

O livro é marcado por leves suspenses que retratam encontros, despedidas, incertezas e novas chances. Os fãs de Tiago Valente ainda encontram na obra um cartão de natal especial que abre a leitura. 

Além disso, o autor, apaixonado por gatos, chás, cafés e Taylor Swift, não deixou de fora suas paixões na obra. Em algumas partes do livro, o autor compartilha trechos de músicas da artista, além também de outros detalhes que embelezam a capa, como o gato e a caneca num ambiente todo decorado no estilo natalino, tudo ilustrado por Luana Gurgel.  

A coletânea ganha outro toque especial, pois além de capturar a magia da época mais inspiradora do ano, o leitor ainda fica com água na boca ao encontrar receitas deliciosas para fazer em casa como de biscoitos de gengibre, chai latte e o bolo de aniversário natalino.

O livro O mistério do biscoito de gengibre está disponível na Amazon e também no site livro em Casa.

Sobre o autor

Tiago Valente é Mestre em Letras pela UNIFESP, ator e criador de conteúdo literário no TikTok e no Instagram, reunindo mais de 600 mil seguidores. É viciado em tortas de ricota, histórias aconchegantes e Taylor Swift!

Sobre a Editora Naci

A Editora Naci é o selo jovem-adulto da Editora Nacional. Criada em 2022, a Naci reúne autores brasileiros e estrangeiros com obras surpreendentes em diferentes enredos, o que vai desde um romance até um terror. Se quiser conhecer mais da editora, acesse aqui. 


Grátis: O Cinema Possível exibe sua potência no CCBB RJ

21ª Mostra do Filme Livre vai exibir filmes independentes e promover rodadas de negócio no mercado cinematográfico


Breno Moroni e Grande Otelo em “Katharsys - histórias dos anos 80” – foto: divulgação 


A maior mostra de cinema do Brasil focada na produção independente é cria do Centro Cultural Banco do Brasil. A MFL, Mostra do Filme Livre, nasceu em 2002, no CCBB RJ, e a cada ano fica mais relevante. Nesta 21ª. edição no RJ, de 8 a 27 de janeiro de 2025, o evento traz novidades como a realização de um Mercado para seus filmes, visando a difusão deles de forma comercial e cultural (Cineclubes) e o curso “Das garagens para o mundo”, com o crítico e cineasta Marcelo Ikeda.

Todo o evento é gratuito. Depois da temporada carioca, o evento segue para o CCBB SP de 01 a 28/02. Em março, ocorrerão premiações baseadas no voto popular. A 21ª. MFL é dedicada à memória do cineasta mineiro Sylvio Lanna (1944/2024), relevante cineasta livre, ícone do Cinema Marginal, diretor do clássico “A sagrada família”, filme de 1970.

Homenagem a Roberto Moura

O homenageado desta edição é o cineasta e escritor Roberto Moura, que vai apresentar seu longa “Katharsys – Histórias dos anos 80” , que demorou mais de 30 anos para ser finalizado, sendo o último longa de Grande Otelo. Roberto Moura fundou a produtora Corisco Filmes na década de 1970, onde realizou filmes de televisão, exposições, pesquisas e publicações. A partir dos 1990’s atuou como professor de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem trabalhado sobre o encontro da cultura popular com a indústria cultural no Rio de Janeiro e, particularmente, sobre temas do cinema brasileiro. Além do longa, Moura vai exibir 6 curtas feitos em 35mm, remasterizados em digital recentemente, como “Chega de demanda - Cartola”, com e sobre o amigo do cineasta. 

               

“Chega de demanda – Cartola” (Foto: divulgação) 

+170 filmes sendo 24 longas

A MFL carioca apresenta este ano mais de 170 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros, formatos e regiões do Brasil. As sessões, tradicionalmente, destacam o melhor da produção nacional, a exemplo da sessão Panoramas Livres, com a diversidade e a qualidade da produção independente. Já a sessão Mundo Livre traz filmes feitos no exterior por brasileiros. A Caminhos apresenta filmes de escola. Filmes sobre outros artistas poderão ser vistos na Biografemas, enquanto a sessão Sonoras exibe variados processos de experimentações entre cinema e música. 

Mostrinha Livre, Pílulas, Autorias, Territórios e Cena Rio

Mas a MFL não para por aí. Há ainda a sessão Autorias, com filmes de artistas renomados na MFL, como Fábio Rogério, Ivan Cordeiro e Fábio Carvalho. A Territórios, abre espaço para lugares de fala e pertencimentos. A querida Mostrinha Livre inclui a garotada com filmes para crianças de várias idades. A sessão Pílulas, com 16 curtinhas de até 5 minutos tem rolado todos os anos, com sucesso. A produção do RJ também é destaque com três sessões da Cena Rio, com 8 curtas, médias e longas locais. 

Cabine Livre exibe filmes em looping

O cinema mais radical e todo seu experimentalismo também tem seu canal na Mostra do Filme Livre, mais precisamente na Cabine Livre, que vai acontecer em parceria com a Cavideo, na sala 4 do Estação Net Botafogo, exibindo tais filmes em looping.

Especiais Dellani Lima e Petrônio Lorena

O multiartista Dellani Lima exibe no RJ seu último curta “Res Pvblica” e seu longa “As faces do Mao”, feito em parceria com Lucas Barbi na direção. Já o também multiartista Petrônio Lorena apresenta no RJ a sessão Nordestes Poéticos, com curtas históricos da cena pernambucana. 

Sessões e curadorias acessíveis

Sessões acessíveis também estão programadas, como a dos longas “Não Existe Almoço Grátis” e “Mais um dia, zona norte”, que serão exibidos com audiodescrição (via fone de ouvidos) e legendagem descritiva. E pela primeira vez o evento terá curadoria de pessoas com deficiência auditiva, que vai selecionar curtas com libras e legendagem descritiva. 

MMFL, o mercado da MFL

Buscando a valorização dos filmes que exibe e sua maior visibilidade Brasil adentro, este ano a MFL vai promover, com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, o Mercado MFL (MMFL), nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, nos cinemas do CCBB. A abertura será com o debate “Difusão cultural e comercial hoje no Brasil”, nos dias seguintes vão acontecer rodadas de negócios entre os filmes do evento e possíveis compradores para TV, salas de Cinema e Internet. A ação Cineclubes Livres também vai voltar, com os filmes da MFL sendo exibidos em cineclubes do RJ em julho/agosto de 2025.

Curso com Marcelo Ikeda

O curso “Das garagens para o mundo”, ministrado pelo crítico, escritor e professor de cinema da Universidade Federal do Ceará, vai acontecer no cinema 2 durante o Mercado MFL nos dias 17, 18 e 19 de janeiro. O curso é baseado no livro homônimo em lançamento no RJ e em SP na MFL. As inscrições para o curso serão pelo site do evento, onde também estão as informações, fotos e trailers de todos os filmes da 21MFL. 

Premiação de R$30.000,00 será em março

Depois do RJ o evento vai para São Paulo de 1 a 28 de fevereiro, o que torna a MFL o evento audiovisual com a maior duração do Brasil, pois teve início em 4 de dezembro de 2024 no CCBB de Brasília. Mas a Mostra não fica por aí. Em março acontecerá a mostra online, quando 30 dos 180 filmes serão exibidos e concorrerão a milhares de reais de premiação, por curadoria oficial e votação popular. A seleção dos 30 será anunciada após a MFL de São Paulo, em março, em www.mostralivre.com, onde também rolará a mostra online.

CCBB é a casa do cinema livre

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil , sendo realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil desde sua primeira edição, em 2002, no RJ. Para Guilherme Whitaker, idealizador do evento: “O cinema brasileiro em geral tenta voltar aos patamares de produção e difusão pré-pandemia e a MFL se junta a centenas de mostras, festivais e cineclubes para preencher uma grande e histórica lacuna audiovisual, a da difusão, quase sempre deixada de lado em detrimento à produção. O resultado são milhares de filmes feitos por ano no país, que depois enfrentam dificuldades de serem vistos pelo grande público além da internet. Nossa missão é ajudar na valorização do cinema mais original e potente que temos no Brasil, o cinema livre, independente, possível, a fim de ampliar a exibição destes filmes país adentro.”  

Serviço:
21ª MOSTRA DO FILME LIVRE
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: RioFilme 
Curadoria: Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna
Produção: WSET Multimídia - www.wsetfilmes.com
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
www.bb.com.br/cultura
Local: Cinema do CCBB Rio de Janeiro
Endereço:  R. Primeiro de Março, 66 - Centro
Informações: 
Capacidade do cinema 1: 98 lugares
Capacidade do cinema 2: 50 lugares 
Local: Estação Net Botafogo - Sala 4
Capacidade: 35 lugares
Ingressos gratuitos: disponibilizados às 9h, no dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura
Classificação indicativa: conforme a programação 
Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões 
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) 
Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar 
Centro – Rio de Janeiro / RJ 
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br  
Mais informações em bb.com.br/cultura 


quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Enzo Henrique relembra encontro com Mauricio de Sousa: “Inesquecível”

O ator interpretará o vilão Genesinho em “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”


Foto: Divulgação


O jovem ator Enzo Henrique está prestes a realizar um grande sonho com sua estreia no cinema. Isso porque ele interpretará o vilão Genesinho no filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, que tem estreia prevista para janeiro de 2025. “Quando surgiu a chance de fazer o teste para o filme, fiquei super empolgado! Aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica, e quando vi que poderia fazer parte desse universo foi como um sonho para mim”, entrega o ator.

Interpretar o vilão Genesinho foi um desafio que Enzo abraçou com muito entusiasmo. Entre todos os detalhes de sua preparação, o ator destaca um em especial: o encontro com o criador da história, o cartunista Mauricio de Sousa. “Tive o privilégio de ser recebido e poder conversar com o criador dos personagens da Turma da Mônica, o senhor Mauricio de Sousa, que contou um pouco da história e a trajetória de cada personagem. Foi inesquecível”, relembra ele. Enzo entrega ainda que, embora tenha sentido aquele "friozinho na barriga" por conta da dimensão do projeto, se preparou intensamente para o papel, estudando o personagem e mergulhando no universo de “A Turma da Mônica”. "O Genesinho é convencido e cheio de atitude, mas também tem aquele jeito meio engraçado. Foi demais poder dar vida a ele no filme, uma experiência pra lá de incrível", define.

Aos 11 anos e natural de Balneário Camboriú, ele detalha a aprovação para o papel como um dos dias mais felizes de sua vida. “É minha primeira vez em um projeto desse tamanho”, conta ele, que desde 2018 estuda interpretação para TV, cinema e teatro, tendo já atuado em produções como a websérie “Exploradores” e nas peças “Kuatamunató – Contos que Curam” e “Doce Obediência”.

Ter a chance de ver o personagem "saindo dos gibis e ganhando vida" foi uma das coisas que Enzo mais gostou nas gravações. Depois de crescer lendo as histórias do Chico Bento e de outros personagens da turma, ele se conectou de maneira especial com o enredo do longa. "A temática do filme me fez refletir sobre a importância de defender o que amamos e a natureza ao nosso redor. Acho que todo mundo vai se envolver com a história", idealiza Enzo.


Clubinho do Samba encerra o ano com espetáculo especial e participação de Diogo Nogueira

Evento celebra o legado de João Nogueira com releitura de Alice no País das Maravilhas em versão brasileira no dia 19 de dezembro


Foto: Divulgação


O Clubinho do Samba, projeto dedicado à formação cultural de crianças e jovens das comunidades do entorno do Méier, encerra o ano com uma apresentação especial nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Inspirado no legado do sambista João Nogueira, o evento contará com a participação especial de Diogo Nogueira e promete encantar o público com um espetáculo que une teatro, música e tradição.

Este ano, a apresentação terá como destaque uma adaptação brasileira de Alice no País das Maravilhas. Na releitura, Alice vive aventuras pelo Brasil, conhecendo sua diversidade cultural por meio das músicas interpretadas por alunos das turmas de teatro e canto. A noite também contará com as tradicionais apresentações das turmas de violão, cavaquinho e percussão, além de uma performance especial de capoeira, novidade desta edição.


Foto: Divulgação


A apresentação de final de ano é uma celebração do talento dos nossos alunos e da rica herança cultural do samba brasileiro, idealizada por João Nogueira. É emocionante ver como o projeto transforma vidas e perpetua o legado do Clube do Samba”, comenta Ângela Nogueira, criadora e diretora geral do projeto.

O Clubinho do Samba, uma realização e produção Clube do Samba e Prismah, oferece gratuitamente oficinas de teatro, canto, violão, cavaquinho , percussão e capoeira, preservando as raízes do samba e democratizando o acesso à cultura. Com mais de uma década de existência, o projeto já beneficiou mais de mil crianças e jovens. A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Estácio/Instituto Yduqs, Unisys e Windsor Hoteis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, com apoio do Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Para 2025, o Clubinho do Samba também contará com o apoio da FXX Segurança e Serviços.

Serviço:

Apresentação de Final de Ano do Clubinho do Samba

Data: 19 de dezembro de 2024

Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira

Endereço: Rua Dias da Cruz, 170, Méier, RJ

Horário: 17h


terça-feira, 17 de dezembro de 2024

“Salve Essa Bondade”: wilson Moreira ganha homenagem no Teatro Rival (19/12)

Herdeiras do Samba comandam roda de samba e lançam livro em tributo ao compositor



O Teatro Rival Petrobras recebe, nesta quinta, dia 19 de dezembro, uma homenagem ao saudoso cantor e compositor Wilson Moreira. O evento “Salve Essa Bondade” contará com uma roda de samba comandada pelo grupo As Herdeiras do Samba, formado por Geisa Ketti, Eliane Duarte, Monica Trepte e Andréa Moreira, filha do homenageado.

Na ocasião, será lançado o livro “Salve essa bondade”, uma biografia afetiva de Wilson Moreira escrita por sua filha, com prefácio de Marilia Barbosa Trindade. As Herdeiras do Samba, que se dedicam à preservação da memória do samba, interpretarão sucessos do compositor, como “Candongueiro”, “Coisa da antiga”, “Fidelidade partidária”, “Gostoso veneno”, “Goiabada cascão”, “Senhora liberdade” (em parceria com Ney Lopes), “Judia de mim” (com Zeca Pagodinho) e “Quintal do céu” (com Jorge Aragão).

A roda de samba contará ainda com a participação de diversos convidados, como Tia Surica, Dorina, Bia Aparecida, Iracema Monteiro, Alan Monteiro, Tiãozinho da Mocidade, Marquinhos do Pandeiro, Zé Luiz do Império, Nanana da Mangueira, Thania Machado, Rosária Rosa do Salgueiro, Zilá Lima, Didu Nogueira, Giovana Basílio, Darcy Maravilha e Valdeir Valença.

Serviço:

Evento: “Salve Essa Bondade” – Homenagem a Wilson Moreira Data: 19 de dezembro (quinta-feira) Horário: 19h30 Local: Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33 – Subsolo, Cinelândia – Rio de Janeiro Ingressos: a partir de R$ 39 Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/100203/d/286698 ou na bilheteria do teatro.


João do Rio e o retrato da vida urbana carioca no século XX

Coletânea de crônicas do pioneiro no jornalismo literário transporta leitor para uma cidade vibrante e repleta de contrastes



Reconhecido pela sagacidade em escrever crônicas mescladas com reportagens, João do Rio foi um dos primeiros jornalistas a se dedicar em tempo integral à profissão. As observações feitas pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro e as anotações sobre os personagens daquela região no século XX o inspiraram a escrever uma coletânea de crônicas, que foi publicada pela primeira vez em 1908.

A alma encantadora das ruas, terceiro e o mais vendido livro do autor, ganha nova edição pela Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro. De forma profunda, empática e crítica, o escritor revela os aspectos sociais, culturais e políticos pelos quais o Rio de Janeiro passava naquele período. Nas páginas, João faz um retrato vívido das transformações que aconteciam na então capital do país, sem esconder os problemas de miséria, urbanização e a formação das favelas.

O Rio tem também as suas pequenas profissões exóticas, produto da miséria ligada às fábricas importantes, aos adelos, ao baixo comércio; o Rio, como todas as grandes cidades, esmiúça no próprio monturo a vida dos desgraçados.
(A alma encantadora das ruas, p.33)

A obra é dividida em cinco partes: A ruaO que se vê nas ruasTrês aspectos da misériaOnde às vezes termina a rua e As musas da rua. No livro, o cronista destaca as figuras marginais, condições de vida precárias, os transeuntes apressados e diversas camadas que se entrecruzam no Rio de Janeiro. Em uma época na qual a modernidade começava a se impor, mas ainda coexistia com tradições arraigadas, João do Rio narra o cotidiano urbano e transporta o leitor para o coração de uma cidade vibrante, cheia de contrastes e histórias por contar. 

Ficha Técnica:
Título: A alma encantadora das ruas
Autor: João do Rio
Editora: Via Leitura (Grupo Editorial Edipro)
Número de páginas: 208
ISBN: 9786587034591
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Preço: R$ 28,90
Onde encontrarAmazon 

Sobre o autorJoão do Rio, pseudônimo de João Paulo Barreto (1881-1921), foi um dos mais importantes cronistas e jornalistas brasileiros do início do século XX. Suas crônicas, aqui reunidas, revelam os primórdios da crônica jornalística, marcando seu nome na história da literatura brasileira.

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

Instagram@editoraedipro