quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Grátis: Panorâmica de Iran do Espírito Santo se despede do RJ no OI Futuro Flamengo neste domingo (01/03)

Mostra Reflexivos apresenta itens do cotidiano do artista Iran do Espírito Santo. Foto: Paulo Jabur / Divulgação
Termina neste domingo (01) a temporada de Reflexivos, mostra  do paulista Iran do Espírito Santo no Centro Cultural Oi Futuro. Esta é a primeira individual do consagrado artista no Rio de Janeiro.

Com curadoria de Alberto Saraiva e Flavia Corpas, a mostra é um recorte dos últimos 20 anos da produção de Iran do Espírito Santo. Além de desenhos inéditos, de 2019, há uma pintura site specific, feita sobre a parede de 69 metros quadrados, que dialoga com a arquitetura do espaço.

O artista é conhecido por esculturas de itens do cotidiano, em formas geométricas simplificadas, como tigela, globos de luz, parafuso, fechadura e lâmpada. Seus objetos sóbrios revisam princípios ortodoxos do minimalismo. Iran cria um jogo sutil entre percepção e realidade, forma idealizada e objetos e materiais cotidianos.

Reflexivos tem abrangência de temas, de ideias e dos materiais preferenciais do artista: esculturas sempre sólidas de pequenos formatos, em pedra [mármore ou granito], cristal e aço inoxidável, a representação pelo uso do material e a reinterpretação com alteração do material, mas ainda como extrações do real. O artista comenta que “um dos aspectos do meu trabalho é o que lida com a luz, o reflexo, com a participação do espectador: ele se vê no trabalho e faz o processo mental da reflexão”.

Foto: Paulo Jabur / Divulgação
Iran do Espírito Santo nasceu em Mococa (SP) em 1963. Vive e trabalha na capital paulista. Entre suas exposições individuais em museus fora do Brasil, destacam-se obra pública Playground, encomendada pelo Public Art Fund, Nova York (EUA, 2013); IMMA, Dublin (Irlanda, 2006); MAXXI, Roma (Itália, 2006); Museo de Arte Carrillo Gil, Cidade do México (México, 2004). Ele participou da Bienal do Mercosul (2009 e 2005), Bienal de São Paulo (2008 e 1987), Bienal de Veneza (2007 e 1999), Bienal de Montreal (2007) e Bienal de Istambul (2000). Iran integra o elenco da Fortes D’Aloia&Gabriel e da Carpintaria no Brasil, da Sean Kelly Gallery de Nova York e da Ingleby Gallery de Edimburgo, Escócia.

Seu trabalho está em diversas coleções institucionais como a do MoMA (Nova York), SFMOMA (San Francisco), Cifo (Miami), MACBA (Barcelona), TBA21 (Viena), The Israel Museum (Jerusalém), Inhotim (Brumadinho), MAM SP, MAM Rio, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC-USP, entre outras.

Serviço: Reflexivos | Iran do Espírito Santo / Curadoria de Alberto Saraiva e Flávia Corpas / Centro Cultural Oi Futuro / Rua Dois de Dezembro, 63  Flamengo, RJ / De 15 de dezembro de 2019 a 1 de março de 2020 / De terça a domingo, de 11h às 20h / Entrada Gratuita / Classificação Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário