sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Pablo Vares faz show de despedida do RJ na Casa com a Música, na Lapa

Músico uruguaio faz show instrumental intimista no dia 09 de janeiro, sexta-feira, às 20h

 

O músico uruguaio Pablo Vares encerra seu ciclo no Rio de Janeiro apresentando um show instrumental no violão flamenco e handpan na Casa com a Música, na Lapa, nesta sexta-feira, dia 09 de janeiro, às 20h. Músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai radicado no Brasil desde 2012. Percorre o país e se apresenta no exterior com seu trabalho solo instrumental, tendo apresentado seu espetáculo de violão flamenco e handpan em oito estados do Brasil e na Alemanha. Com mais de 15 companhias de dança flamenca participa em dezenas de espetáculos em palcos de todo o país. Indicado a dois prêmios de melhor trilha sonora em peças de teatro, trabalha com grandes nomes como Rosamaria Murtinho, Leticia Spiller, Marcos Mion, Bruno Fagundes e Jorge Farjalla. Grava com vários artistas como a banda Blitz e produz músicas para a Globo, que tocam no Big Brother Brasil 2022. 

Compõe para o meio audiovisual e tem seu trabalho exibido na Irlanda. Vinculado a instituições como o Instituto Cervantes, o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e diferentes universidades. Participa em uma dúzia de programas de rádio e televisão como o “Caldeirão do Huck”, “Caldeirão com Mion”, “Encontros com a Fátima Bernardes”, “Dancing Brasil” e “Você na TV!” em Portugal.  Artista de rua desde 2013,tem seu trabalho reconhecido ao ser convidado a participar em festivais, documentários e séries do segmento como “Buscando Buskers”, que passa em canais como Arte 1 e Music Box Brasil. Seu trabalho instrumental possui uma identidade própria que o leva a palcos como o Clube do Choro Brasília e o Marien Calixte Jazz Music Festival, participando assim nos mesmos eventos que grandes artistas de renome como Marcell Powell e Hamilton de Holanda. Atualmente produz dois discos e conta com o patrocínio de seis marcas de instrumentos.

A Casa com a Música

Localizada na rua onde viveram Carmen Miranda, Jacob do Bandolim e Moreira da Silva, a Casa com a Música consiste num espaço que reproduz a sala de uma casa onde ocorrem diversas apresentações. A ideia é transportar o público para o conforto do seu lar, o clima intimista e acolhedor, e promover a união tendo a música e a diversidade de estilos como ferramentas. Entre os nomes que já passaram pelo espaço, estão Azymuth, Geraldo Azevedo, Toninho Horta, BK, Sandra Sá, Carlos Malta, Jane Duboc, Arismar do Espírito Santo, Mauro Senise, Farofa Carioca, Kiko Continentino, Reppolho, Theo Bial, entre outros.

Serviço:

Local: Casa com a Música - Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ

Dia e hora: 09 de janeiro, sexta-feira, às 20h

Entrada: R$ 30, ingressos no site https://www.sympla.com.br/evento/pablo-vares-despedida-do-rj/3258727

Classificação: livre

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho - @dicasdopinhao

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/pablovares/

https://www.instagram.com/casacomamusica/


quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

A força simbólica dos guardiões da memória e da oralidade africana

Professor de literaturas africanas e pesquisador de contos, Rogério Barbosa exalta a história dos griots



Em Como surgiu o primeiro Griot, publicação da Cortez Editora, o escritor Rogério Andrade Barbosa convida o leitor a conhecer a lendária origem desses guardiões da memória, figuras essenciais na tradição oral africana. Referência na literatura infantojuvenil e profundo estudioso das narrativas do continente, o autor reconstrói, com sensibilidade, a força simbólica desses mensageiros por meio de uma história rica em significado. 

A trama acompanha dois irmãos do Mali, nascidos na histórica Tombuctu, que atravessam o deserto do Saara em uma jornada marcada por fome, sede e os desafios impostos pela natureza. Após sobreviverem a uma terrível tempestade de areia, encontram abrigo em um oásis — cenário que transforma seu destino e revela a origem mítica do primeiro griot.  

Narrada por um veterano contador de histórias, a obra evidencia a importância social e espiritual dos griots, responsáveis por preservar a memória coletiva, valorizar a ancestralidade e fortalecer laços comunitários. Ao unir passado, presente e futuro, eles surgem como ponte entre gerações e protetores de saberes que resistem ao tempo.  

Os irmãos, assim que a tormenta amainou, descobriram que estavam mais perdidos do que nunca. Por mais que procurassem, embora se orientassem pela posição do sol ou das estrelas, não encontravam uma pegada sequer das caravanas de dromedários que cruzavam constantemente a aridez do Saara carregadas de sal, ouro e marfim. (Como surgiu o primeiro Griot, p. 14) 

O texto de Barbosa ganha ainda mais potência com as ilustrações de Rogério Borges, artista premiado, cuja trajetória inclui trabalhos para importantes editoras, mostras internacionais e reconhecimentos como o Prêmio Jabuti e o selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Suas imagens ampliam a atmosfera mítica e emotiva que envolve o relato.  

Com a união de dois criadores consagrados — Barbosa, vencedor do prêmio da Academia Brasileira de Letras, e Borges, com carreira destacada no Brasil e no exterior — Como surgiu o primeiro Griot torna-se uma homenagem à arte de contar histórias e à força da oralidade africana. É um chamado para leitores de todas as idades se conectarem com narrativas que atravessam gerações.  

Ficha técnica  

Título: Como surgiu o primeiro Griot 
Autoria: Rogério Andrade Barbosa 
ISBN: 978-65-5555-639-1 
Formato: 20,5 x 27,5 cm 
Páginas: 32  
Preço: R$ 57,00 
Onde encontrar: Amazon 

Sobre o autor 

Rogério Andrade Barbosa é escritor, professor de literaturas africanas, dinamizador de oficinas, palestrante e contador de histórias. Tem dedicado boa parte de sua carreira literária ao estudo da história e da literatura oral do Continente Africano – sempre apoiado em sua experiência como ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau e nas constantes pesquisas e recolhas de contos orais feitas em vários países da África. No decorrer de 37 anos como autor de literatura infantil e juvenil, publicou mais de 100 livros. Alguns deles foram traduzidos e editados na Alemanha, Espanha, Suécia, Dinamarca, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Haiti e Gana. Participou de Congressos e Feiras de Livros na Europa, Ásia, África e América Latina. Entre os vários prêmios que recebeu, destaca-se o da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2005, pelo conjunto de suas obras. 

Instagram: @rogerio_andradebarbosa 

Sobre o ilustrador 

Rogério Borges cursou Comunicação Visual na FAAP, em São Paulo. Trabalhou para as editoras Abril, Globo, Três, e com os produtores da Vila Sésamo. Ilustrou e escreveu para a Revista Recreio. Fez mais de 80 capas para a Planeta. Produziu coleções para a editora Melhoramentos, que foram diversas exposições e mostras nacionais e internacionais, em cidades como Frankfurt (Alemanha), Bolonha e Roma (Itália), Gotemburgo (Suécia) e Bratislava (Eslováquia). Recebeu prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Selo Altamente Recomendável e Melhor Ilustração), da Unesco (Unesco Prize for Children and Young People´s Literature) e prêmio Jabuti na categoria Ilustração. Também participou de catálogos importantes como o White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, sediada em Munique.  

Instagram: @rogerio.borges.art 

Sobre a Cortez Editora: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.  

Site: Cortez Editora  

Instagram: Cortez Editora | Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora  


HBO Max anuncia que a série 'Heated Rivalry' estreia em fevereiro no Brasil

Estrelada por Hudson Williams e Connor Storrie, a série original da Crave se tornou um fenômeno televisivo nas últimas semanas



HBO Max anunciou que a série original da Crave HEATED RIVALRY estreia no Brasil em fevereiro. A produção é baseada na aclamada saga literária Game Changers, da autora Rachel Reid. 

Criada pelo premiado escritor, diretor e produtor canadense Jacob Tierney (Letterkenny, Shoresy), HEATED RIVALRY acompanha a história de Shane Hollander e Ilya Rozanov, duas estrelas do hóquei profissional cuja intensa rivalidade dentro do gelo contrasta com um relacionamento secreto e profundamente emocional fora dele. 

Interpretados por Hudson Williams e Connor Storrie, Shane e Ilya estão entre os nomes mais importantes da Major League Hockey, unidos pela ambição, pela competitividade e por uma atração magnética que nenhum dos dois consegue compreender totalmente. O que começa como um encontro casual entre dois jovens novatos evolui, ao longo de oito anos, para uma jornada marcada pelo amor, pela negação e pelo autoconhecimento. Enquanto buscam o sucesso esportivo no gelo, ambos precisam enfrentar uma decisão crucial: se existe espaço para o amor verdadeiro em um mundo tão exigente e competitivo quanto o deles. 

A série também conta com François Arnaud, Robbie G.K., Christina Chang, Dylan Walsh, Sophie Nélisse e Ksenia Daniela Kharlamova no elenco. 

HEATED RIVALRY é produzida pela Accent Aigu Entertainment em associação com a Crave (Bell Media) e distribuída internacionalmente pela Sphere Abacus. A primeira temporada é composta por seis episódios. 

Em fevereiro, esta intensa história de amor, rivalidade e autodescoberta chega à HBO Max no Brasil e na América Latina. 


Grátis: Rock 80 Festival estreia no verão carioca 2026 no Aterro do Flamengo

Primeira edição do ano celebra clássicos do rock nacional e internacional em um dos cartões-postais mais emblemáticos do Rio



O verão carioca de 2026 ganha trilha sonora especial com a primeira edição do ano do Rock 80 Festival, que ocupa o Aterro do Flamengo (Posto 3) nos dias 10 e 11 de janeiro, a partir das 14h, reunindo sol, calor, cerveja gelada e muito rock’n’roll em um dos cartões-postais mais emblemáticos do Rio de Janeiro. Programação pelo instagram @rock80festival.

Com proposta voltada à celebração dos clássicos do rock nacional e internacional — especialmente a sonoridade marcante dos anos 1980 —, o festival nasce com vocação para se tornar um encontro entre gerações, famílias e amantes da música, valorizando a ocupação cultural de espaços públicos e o clima vibrante do verão na cidade.

No sábado (10), a programação tem início com DJ, aquecendo o público para a apresentação do Cão Noturno, projeto autoral que integra a iniciativa Eu Quero Abrir o Rock 80. Na sequência, a Banda Piazzas leva ao palco sucessos de nomes como Lulu Santos, Nenhum de Nós, Capital Inicial, Legião Urbana e Cazuza. Já no fim da tarde, a The Red Pilot assume o palco com releituras de clássicos de The Police, Queen, Aerosmith, Kiss e Van Halen. Encerrando a noite, o Bloco 8 e 80 propõe uma conexão percussiva e energética entre o espírito dos anos 80 e o verão carioca, em um show que mistura música e performance.

No domingo (11), após a abertura com DJ, a Nside Band apresenta um repertório que transita entre o peso e a melodia, com músicas de Black Sabbath, Evanescence, Radiohead, Metallica e Pitty. Em seguida, a Banda The Lux aposta em clássicos do rock nacional e internacional, passando por nomes como U2, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Engenheiros do Hawaii. A noite segue com o RHCP Tribute by Snow, dedicado à obra do Red Hot Chili Peppers, antes do encerramento com A Conexão 80, que revisita sucessos de Plebe Rude, Biquini Cavadão, Queen e Guns N’ Roses.

Mais do que um festival, o Rock 80 Festival surge como uma experiência cultural ao ar livre, unindo música, cidade e público em um ambiente democrático e descontraído. A estreia marca o início de um projeto que pretende ocupar espaços icônicos do Rio de Janeiro e consolidar o rock como parte da trilha sonora do verão carioca.

Programação:

10/01  - sábado
14h– DJ
15h -
 Cão Noturno _ Instagram @caonoturno ( Projeto Eu Quero Abrir o Rock 80 – Com o melhor do Autoral )
16h30 – Banda Piazzas – Instagram  @bandapiazzas ( Lulu Santos, Nenhum de Nós, Capital Inicial, Legião Urbana , Cazuza)
18h30 – The Red Pilot – Instagram  @theredpilot.band ( The Police, Queen, Aerosmith, Kiss, Van Halen )
20h30 -  Bloco 8 e 80 – Instagram @bloco8e80 ( Uma conexão cósmica e percursiva entre os anos 80 e o verão carioca )

 11/01 - domingo
14h00 – DJ
14h30 – Nside Band – Instagram @nside.band ( Black Sabbath, Evanescence, Radiohead, Metallica, Pitty )
16h30 – Banda The Lux – Instagram @bandathelux (Clássicos do Rock Nacional e Internacional – Ment at Work, U2, Paralamas, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawai )
18h30 – Rchcp Tribute By Snow - Instagram @rhcptributebysnow ( Tributo ao Red Hot Chili Peppers )
20h30 – A Conexão 80 – Instagram @aconexao80 ( Plebe Rude, Biquini Cavadão, Queen, Guns N Roses )

Agenda dos próximos eventos:

10 e 11/1 - Aterro do Flamengo
31/1 e 1/2 - Copacabana
14 e 15/3 - Quinta da Boa Vista
Data a confirmar - Urca

Serviço:

Dias: 10 e 11/1

Horário: 14h

Local: Aterro do Flamengo – posto 3

Instagram: @rock80festival


sábado, 3 de janeiro de 2026

Leitura transformada em experiência cinematográfica

Romance "Retratos no espelho", de José Cristovam, combina diálogos contínuos, trilha sonora e estrutura de roteiro para explorar memórias e relações familiares




Um olhar íntimo sobre relações humanas, memórias e segredos familiares: na ficção Retratos no espelho, o escritor José Cristovam oferece uma experiência literária com o ritmo envolvente de uma produção cinematográfica. Construída inteiramente em diálogos profundos, a trama começa quando um psicólogo decide revisitar um caso que marcou sua carreira — o da família Lebazi Estevam. A partir de lembranças, a narrativa não linear leva o leitor a diferentes épocas: dos anos 1960 ao início de 2020, momentos importantes na trajetória de diversos personagens se sucedem como as cenas de um filme. 

Os diálogos retratam eventos decisivos na vida dos Lebazi Estevam, como conflitos no casamento, tensões entre pais e filhos, expectativas frustradas, reencontros inesperados e mágoas que atravessam décadas. Em cada conversa, fragmentos do passado surgem e ajudam o público a montar um "quebra-cabeça" dessa história familiar, a fim de desvendar as camadas emocionais que moldam o presente dos protagonistas. O autor também traz reflexões sobre temas universais: traumas do passado na formação adulta, os limites da culpa, a urgência da reconciliação e a busca por sentido diante de perdas. O amor e a amizade permeiam todas as falas do livro — nas relações desgastadas, mas também nas que resistem ao tempo. 

Jô, eu concordo que o amor muda as pessoas, mas só as pessoas que amam de verdade.  
(Retratos no espelhop.33) 

A obra, que se passa na região do ABC paulista, não traz descrições detalhadas dos protagonistas ou cenários: o formato dialogado estimula a imaginação, convida o leitor a ocupar o centro do enredo, imaginar rostos e preencher as pausas das interlocuções com as próprias emoções. Outro diferencial é a trilha sonora integrada com QR codesCanções como “Exagerado”, de Cazuza, “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil, “Como uma onda”, de Lulu Santos, “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana, e “Caso Sério”, de Rita Lee, acompanham os sentimentos expressos em cada cena, reforçando a experiência sensorial. 

Ao apostar em um “filme escrito” — como José Cristovam descreve o livro, Retratos no espelho avança e recua apenas pelas vozes dos personagens, e permite que o leitor viva cada cena com intensidade, sem interrupções de capítulos ou narradores. O resultado é um romance que se lê como um roteiro: imersivo e guiado por camadas de verdades que só se revelam quando os membros familiares olham, sem filtros, para o próprio reflexo. 

Ficha técnica: 
Título: Retratos no espelho 
Subtítulo: Um filme de romance escrito 
Autor: José Cristovam 
Categoria: Romance 
ISBN: 978-65-5822-321-4 
Páginas: 628  
Preço: R$119,90 
Onde encontrar: Amazon 

Sobre o autor: José Cristovam, nascido na cidade de Santo André, é o segundo de uma família de cinco irmãos. Sua família chegou no ABC Paulista no início de 1960, oriunda do Sertão de Pernambuco. Trabalhou em feira livre dos cinco aos 16 anos. Formado como Técnico em Eletrônica, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Santo André, Cursou Gestão Ambiental pela FGV. É empresário no segmento de reciclagem de resíduos tecnológicos, consultor e palestrante. Amante das artes, música, literatura, teatro, cinema e fotografia. Leitor eclético e apaixonado pela vida. Suas principais fontes de inspiração são a natureza e histórias de pessoas comuns, aliadas à sensibilidade traduzida por artistas das mais diversas formas de expressão. 


sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

'Margarida, Que Sua Lenda Valha A Pena' estreia na HBO Max nesta segunda (5/01)

Conheça os principais personagens da série de Cris Morena que promete grandes emoções




Criada pela escritora Cris Morena, a produção Max OriginalMARGARIDA, QUE SUA LENDA VALHA A PENA, estreia em 5 de janeiro na HBO Max. A primeira temporada da série acompanha a jovem Margarida, uma adolescente que deseja realizar seus sonhos e encontrar seu lugar no mundo.  

Resgatando a receita que foi sucesso nos anos 2000 com novelas como FLORICIENTA, produção argentina que ganhou uma adaptação brasileira sob o título FLORIBELLA, Cris Morena apresenta ao público seu mais novo conto de fadas, repleto de música, humor e fantasia. Abaixo, conheça os personagens que darão vida a esta encantadora história:  

MARGARIDA 

A protagonista é filha legitima de Floricienta e Máximo, mas perdeu os pais ainda na infância. Durante muito tempo, a jovem viveu sem conhecer suas origens, até que, por acaso, encontra sua tia Delfina. Margarida é a verdadeira herdeira do reino de Krikoragán (o único problema é que ela ainda não sabe disso). Sonhadora e carismática, se declara multifacetada, sabe cantar, dançar e tocar instrumentos, mas precisará de muita coragem para enfrentar os desafios que surgirão após ingressar no Hangar Soho. 

DELFINA SANTILLÁN   

Meia-irmã de Floricienta e cunhada de Máximo, Delfina é dona do renomado Hangar Soho, um centro de artes que oferece bolsas de estudo para jovens talentos. Ambiciosa, aproveitou o exilio da família para tomar toda a fortuna e ocupar o trono do reino de Krikoragán. A chegada repentina de Margarida ameaça os segredos e o império de mentiras que Delfina construiu para se apropriar de uma herança que não lhe pertence.   

DAISY 

Filha adotiva de Delfina, foi resgatada de um orfanato e leva uma vida de privilégios como Princesa Margarida de Krikoragán. No entanto, ela não imagina que não é quem acredita ser. Cercada pelas mentiras de Delfina, cresceu acreditando ser a herdeira do trono, mas tudo mudará quando conhecer Margarida, que se tornará sua amiga e trará reviravoltas para sua vida.  

MERLÍN  

Merlín é um príncipe de Krikoragán, filho do homem que destronou Máximo, pai de Margarida. O jovem busca uma chance de entrar no Hangar Soho, e é nesse momento que conhece Margarida, despertando um interesse mútuo. Além da trama amorosa, ele será impactado pelas reviravoltas no reino e fará de tudo para lutar pelo que acredita ser certo.  

Além de Margarida, Merlín e Daisy, o elenco também é composto por jovens que se tornam bolsistas do Hangar Soho, como Romeo e Zeki. Com talentos e personalidades diferentes, eles enfrentam desafios, constroem amizades, vivem romances e sempre usarão a música como forma de expressar seus sentimentos.  

MARGARIDA, QUE SUA LENDA VALHA A PENA é uma produção do Cris Morena Group e Warner Bros. Discovery. A HBO Max disponibilizará 10 episódios semanais, a partir de 5 de janeiro. E para os fãs de tramas adolescentes, a primeira temporada de FLORIBELLA está disponível no catálogo da plataforma de streaming, para assistir quando e onde quiser.  

Grátis: Clube do Foguinho traz programação especial de férias para crianças em janeiro no Botafogo Praia Shopping

Atividades acontecem aos sábados e domingos, com oficinas temáticas, teatrinho e brincadeiras sensoriais


Foto: Divulgação

O mês de férias promete ser ainda mais divertido no Botafogo Praia Shopping. Em janeiro, o Clube do Foguinho apresenta uma programação especial na época favorita das crianças, com atividades gratuitas que acontecem todos os sábados, das 10h às 12h, no 3º piso. Com foco em crianças de até 3 anos, os encontros reúnem músicas, brincadeiras sensoriais e oficinas lúdicas que estimulam a criatividade, o desenvolvimento motor e fortalecem o vínculo entre pais e filhos.

Já nos domingos, de volta à programação do Botafogo Praia Shopping, as sessões de teatrinho infantil acontecem das 15h às 16h30 e trazem histórias clássicas, divertidas e para toda a família, como a da Bela Adormecida e da super-heroína Lady Bug.

Confira a programação completa:

03/01 – Desbravando os mares
Circuito sensorial temático inspirado no fundo do mar, com música e brincadeiras lúdicas.

10/01 – Criar e sentir
Oficina de massinha caseira e atividades sensoriais com trilha musical.

17/01 – Pula pula, pipoquinha
Brincadeiras corporais e sensoriais voltadas ao movimento e à interação.

24/01 – Pintando o sete
Tapete de pintura coletiva com estímulos sensoriais e sonoros.

31/01 – Contando histórias
Atividades sensoriais e contação de histórias com fantoches.

Teatrinho Infantil:

04/01 – A Bela Adormecida

18/01 – As Aventuras de Lady Bug

 

Serviço – Clube do Foguinho

Local: 3º piso

Datas: 03, 10, 17, 24 e 31 de janeiro de 2026

Horário: das 10h às 12h

Classificação: até 3 anos

Inscrições: pelo app do shopping

Programação gratuita

 

Serviço – Teatrinho Infantil

Local: Botafogo Praia Shopping

Datas: 04 e 18 de janeiro de 2026

Horário: das 15h às 16h30

Programação gratuita

Endereço: Praia de Botafogo, 400 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ