segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Grátis: Feira de Vinil do Rio homenageia Hyldon, no Instituto de Arquitetos do Brasil IAB (19/10)

A 28º edição celebra os 50 anos do álbum “Na rua, na chuva, na fazenda” do compositor e cantor conhecido por diversos hits da MPB

 

 


Evento mais do que consagrado no calendário cultural da cidade, a 28º Feira de Vinil do Rio de Janeiro fará sua última edição do ano no próximo dia 19 de outubro, domingo, no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Catete. Desta vez, o evento irá homenagear o cantor e compositor Hyldon, que irá prestigiar o evento e receber, em mãos, o Troféu Ivan Miguel Conti - uma homenagem que leva o nome do saudoso baterista “Mamão”, do grupo Azymuth. Ao longo das últimas edições, o evento entregou o troféu a grandes lendas da música brasileira, como Jards Macalé, Sandra de Sá, Roberto Menescal, Antônio Adolfo, Antônio Carlos & Jocafi, Joyce, João Donato, Doris Monteiro, Leny Andrade, Marcos Valle, Arthur Verocai, Carlos Dafé e Wilson das Neves, dentre outros. Com produção executiva de Marcello Maldonado e direção artística de Marcello MBGroove, a 28º Feira de Vinil do Rio de Janeiro tem o patrocínio da gravadora Três Selos Rocinante. Assim como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue ao Lar de Tereza.


Integrante do movimento da black music brasileira, que tinha ainda outros grandes nomes como Cassiano, Gerson King Combo, Carlos Dafé, Tony Tornado e Trio Mocotó, Hyldon está comemorando os 50 anos do seu clássico álbum “Na rua, na chuva, na fazenda”, que se tornou um dos mais importantes álbuns dos anos 1970. Outras de suas canções ficaram conhecidas, como “Na Sombra de uma Árvore” e “As Dores do Mundo”. Além disso, Hyldon também irá autografar cópias de seu LP “Sabor de Amor”, de 1981 com relançamento atual pela Três Selos Rocinante.


À tarde, o músico Nelsinho Laranjeiras, integrante da banda Veludo, estará também presente para autografar o clássico “Veludo – Ao Vivo 1975”, também parte do catálogo Três Selos Rocinante. Haverá também o lançamento do livro “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato” (Garota FM books), escrito por Chris Fuscaldo e Camilo Solano, com ilustração de Isabela Sultani. A obra é uma biografia voltada ao público infantojuvenil, narrando a vida do artista desde sua infância no contato com a natureza até a descoberta de seu talento musical. Apresenta a infância de Ney Matogrosso, seu contato com a natureza e a descoberta de seu "jeito estranho" e genial. O livro explora sua contribuição para a cultura brasileira e sua conexão com os animais.


Ao longo do dia, vários DJs também apresentação seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos; MPB, Black Music, Rock, Eletronic. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos, Garimpo e Scheherazade. Os paulistas serão representados pela Neves Discos e Mafer Discos, só para citar algumas.


A Rocinante estará presente com suas três frentes de atuação: Gravadora Rocinante, Fábrica de Discos de Vinil Rocinante e licenciamento Três Selos-Rocinante. Além de disponibilizar títulos marcantes da música brasileira, de obras inéditas a clássicos relançados com cuidado gráfico e sonoro, a Rocinante levará materiais especiais de todas as suas frentes de atuação.

 


 

SERVIÇO: 28° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

Dia: 19 de outubro, domingo

Horário: 11h às 19h

Local: IAB -Instituto de Arquitetos do Brasil

Endereço:  Beco do Pinheiro, 10, Catete, Rio de Janeiro

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Classificação: livre

Informações: 21-98181-9733

*evento PET FRIENDLY

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Começa hoje a 27ª edição do Festival do Rio, celebrando o melhor do cinema brasileiro e internacional

Hoje é dada a largada para a maratona de cinema do Festival do Rio 2025, que vai até o dia 12 de outubro. Serão cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais


Este ano, a Première Brasil reúne o maior número de produções audiovisuais de sua história. Serão 125 títulos, espalhados entre longas, curtas, pilotos de séries e filmes restaurados. Um volume que expressa a potência do cinema nacional no ano em que foi destaque no Oscar e em festivais mundo afora. O festival também terá novos prêmios: o de Melhor Figurino na competição oficial e a volta do prêmio do público para Melhor Filme e Melhor Documentário, ambos na competição oficial, e Melhor Filme na Novos Rumos

A seleção internacional espraia-se pelas mostras Panorama Mundial, Expectativa 2025, Première Latina, Midnight Movies e Itinerários Únicos. A Temporada França-Brasil trará convidadas ilustres, capitaneadas pela atriz Juliette Binoche, que exibirá no Festival pela primeira vez no Brasil o seu filme de estreia como diretora: In-I in Motion. A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde  virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco. A gigante do cinema argentino Dolores Fonzi também virá ao Festival do Rio para apresentar Belén, filme que representa a Argentina no Oscar 2025. Representando o Chile no Oscar, com o filme O Misterioso Olhar do Flamingo, o diretor Diego Cèspedes e a atriz Paula Dinamarca, o, também estarão presentes.O Festival ainda contará com o diretor israelita Nadav Lapid, que exibe seu longa Yes, e com Pedro Pinho, cineasta português de O Riso e a Faca, filme selecionado para representar Portugal no Oscar, além de muitos outros convidados internacionais.

A partir de hoje, dia 02 de outubro, o público já tem à disposição sessões de filmes espalhadas por toda a cidade - antes mesmo da Gala de Abertura que acontece esta noite no tradicional Cine Odeon, na Cinelândia. O longa-metragem Depois da Caçada (After The Hunt), de Luca Guadagnino, abrirá a 27ª edição do Festival do Rio. O filme será apresentado ao público no Festival do Rio logo após a sua première mundial no Festival de Veneza, neste mês de agosto, e a sua passagem pelo Festival de Nova York, onde o filme também foi selecionado para abrir a edição deste ano. 

Os ingressos individuais estão disponíveis para compra, no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes. E toda programação pode ser conferida no site do festival.

Leia todos os releases sobre o Festival do Rio aqui.

Serão um total de 22 salas de cinema do circuito comercial: Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes Botafogo, CineSanta, Cine Carioca José Wilker - Casas Casadas e o tradicional Odeon. Mais locais com programação gratuita, como o Museu do Amanhã,CCJF - Centro Cultural da Justiça Federal, o Pavilhão do RioMarket e o Teatro Glaucio Gil.

Esta edição dá ainda um destaque especial à COP 30, trazendo para o Festival do Rio uma seleção expressiva de filmes sobre futuros possíveis, além de diversas mesas de debates – com convidados nacionais e internacionais - onde questões de desenvolvimento sustentável, justiça climática e preservação ambiental serão o centro das discussões

Sempre antenado a atualidade, a programação do Festival traz o Especial COP30: Futuros Possíveis, com o apoio da Ford Foundation. O selo “Especial COP30” também estará presente em outras mostras já tradicionais da programação do Festival do Rio com atividades, exibições e debates no Programa Geração, mostra ExpectativaPremière Brasil - Estado das Coisas Especial COP30, entre outras, ampliando a pauta ambiental e sua visibilidade dentro do Festival.

Programação gratuita

Cinema Circulação voltará a ocupar as salas do Circuito Carioca da Prefeitura - como o Cine Carioca Penha e o Cine Carioca Nova Brasília (no Complexo do Alemão), as Casas Casadas em Laranjeiras e o Cine Santa em Santa Teresa. Além disso, mantém o sucesso do cinema ao ar livre no Parque Susana Naspolini, em Realengo, levando cinema democrático e gratuito para as famílias da  zona oeste do Rio de Janeiro. 

RioMarket

E para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, o RioMarket apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos. Além de receber pessoas do mercado, a sede do festival no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais. No dia 03, os participantes do Festival do Rio terão uma oportunidade única, com entrada gratuita, de acompanhar um painel com o CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, e com a diretora de Relações com Membros, Alcance Global e Indústria, Meredith Shea. Juntos, eles irão compartilhar reflexões sobre as ações de engajamento e expansão internacional da Academia, além de debater os desafios e as oportunidades que moldam o futuro do cinema em escala mundial.

Sobre o Festival do Rio

Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.