O encontro será realizado em 16 de novembro, a partir das 11h, no palco Ori, no Circo Voador (RJ); programação da Festa Literária das Periferias segue de 11 a 17 de novembro, com entrada gratuita
Siyabuela Mandela. Foto: divulgação
A programação da 14ª Festa Literária das Periferias (FLUP) promete grandes encontros entre personalidades da cultura, do ativismo social, da academia e da política. Um deles ocorrerá no sábado, 16 de novembro, durante a realização da mesa “Uma História que nos negaram”, com participação do bisneto de Nelson Mandela, Siyabuela Mandela, Benedita da Silva, o jornalista Tiago Rogero e o advogado Joel Luiz da Costa.
No bate-papo, intergeracional e transatlântico, o trio discute o lugar das pessoas negras na História a partir do ponto de vista deles próprios. O negro visto por ele mesmo, como proferia Beatriz Nascimento (1942-1995), escritora e ativista social homenageada pela FLUP. Começa às 11 horas e a entrada será gratuita.
Doutor em filosofia e políticas internacionais, Siyabulela Mandela, 31 anos, segue os passos do bisavô atuando na defesa dos direitos humanos, contra injustiças sociais. Sua participação na FLUP ocorre em parceria com o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN). O advogado e diretor executivo da instituição, Joel Luiz da Costa, mediará o encontro no palco Ori Debate, montado no Circo Voador.
Benedita da Silva, 82 anos, que luta pela mesma causa de Mandela, foi vereadora, senadora e deputada, defendendo especialmente os direitos das mulheres negras. Tiago Rogero é jornalista, criador do projeto Querino e autor do livro Projeto Querino: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil.
A FLUP será promovida de 11 a 17 de novembro, no Circo Voador (RJ). Lançamentos de livros, saraus, apresentações musicais, entre outras manifestações culturais fazem parte da programação disponível em www.flup.net.br.
Serviço
Festa Literária das Periferias-FLUP
Dias: de 11 a 17 de novembro
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário