quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Na FLUP, bisneto de Nelson Mandela participa de bate-papo com Benedita da Silva

O encontro será realizado em 16 de novembro, a partir das 11h, no palco Ori, no Circo Voador (RJ); programação da Festa Literária das Periferias segue de 11 a 17 de novembro, com entrada gratuita


Siyabuela Mandela. Foto: divulgação

A programação da 14ª Festa Literária das Periferias (FLUP) promete grandes encontros entre personalidades da cultura, do ativismo social, da academia e da política. Um deles ocorrerá no sábado, 16 de novembro, durante a realização da mesa “Uma História que nos negaram”, com participação do bisneto de Nelson Mandela, Siyabuela Mandela, Benedita da Silva, o jornalista Tiago Rogero e o advogado Joel Luiz da Costa.

No bate-papo, intergeracional e transatlântico, o trio discute o lugar das pessoas negras na História a partir do ponto de vista deles próprios. O negro visto por ele mesmo, como proferia Beatriz Nascimento (1942-1995), escritora e ativista social homenageada pela FLUP. Começa às 11 horas e a entrada será gratuita. 

Doutor em filosofia e políticas internacionais, Siyabulela Mandela, 31 anos, segue os passos do bisavô atuando na defesa dos direitos humanos, contra injustiças sociais. Sua participação na FLUP ocorre em parceria com o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN). O advogado e diretor executivo da instituição, Joel Luiz da Costa, mediará o encontro no palco Ori Debate, montado no Circo Voador.

Benedita da Silva, 82 anos, que luta pela mesma causa de Mandela, foi vereadora, senadora e deputada, defendendo especialmente os direitos das mulheres negras. Tiago Rogero é jornalista, criador do projeto Querino e autor do livro Projeto Querino: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil.

A FLUP será promovida de 11 a 17 de novembro, no Circo Voador (RJ). Lançamentos de livros, saraus, apresentações musicais, entre outras manifestações culturais fazem parte da programação disponível em  www.flup.net.br.

Serviço 

Festa Literária das Periferias-FLUP 

Dias: de 11 a 17 de novembro

Local: Circo Voador

Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ

Entrada gratuita 

   

Marta Arruda virá ao Rio no dia 8 para guiar visita, ensinar a modelar e lançar o catálogo de sua exposição na CAIXA Cultural


Em cartaz até 1º de dezembro, mostra celebra 40 anos de carreira da artista plástica alagoana





A artista plástica alagoana Marta Arruda, 66 anos, vem produzindo esculturas abstratas e painéis em aço ao longo de quatro décadas. É com muita criatividade que transforma a dureza do material bruto em obras singulares de metal-arte. Com mais de 50 peças de várias de suas fases, a exposição gratuita MARTA ARRUDA: 40 ANOS DE ESCULTURAS terá uma programação especial no dia 8 de novembro, com a luminosa presença de Marta - ela ainda não esteve na mostra comemorativa.

Nesse dia 8, a artista estará à frente de uma visita guiada às 16h, de uma Oficina de Modelagem Lúdica e Sensorial às 17h, na qual apresentará o seu processo criativo e vai direcionar a produção de maquetes em fio rígido e cartolinas coloridas, e do lançamento do catálogo impresso da exposição às 19h. Tudo de graça para o público!

"A visita guiada será uma viagem no tempo. Cada obra me trará uma lembrança boa de momentos diferentes. Já a oficina vai ser uma oportunidade de demonstrar, com outros materiais, a técnica que utilizo para criar as obras em metal. Também pretendo descrever o processo de produção desde a escolha do material até a finalização, além de falar um pouco de minha trajetória até os dias de hoje", avisa ela.


A mostra conta a trajetória dessa artista singular, que se tornou a primeira soldadora do Gasoduto Nordeste, atuando na tubulação que vai para o Porto de Suape. O ano era 1985 e Marta estava em Recife quando confeccionou a sua primeira peça, que seria para decorar a sua casa. A obra chamou a atenção de uma artista local, que insistiu muito até convencer Marta a se inscrever no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco.

A peça candidata, Novo Horizonte - das raríssimas com título -, foi selecionada para participar no Salão, em 1987, que ela considera um marco da sua carreira profissional. Desde então, Marta vem produzindo metal-arte, com peças de variadas formas abstratas, que saem da sua imaginação e viram obras singulares - obras que estão espalhadas em vários locais de Alagoas e do Brasil, em acervos de colecionadores ou criadas sob encomenda.

A inspiração de Marta vem do próprio fazer. "Dominar o aço e vê-lo ganhar novas formas é bastante prazeroso para mim. Olha, eu não sei desenhar, nem sei fazer um layout ou coisa do tipo, mas quando pego as chapas, sejam cortadas ou inteiras para que eu mesma corte, faço isso com muita intimidade. É um momento muito nosso, meu com o aço. Depois de pronta, a arte, percebo que consegui passar muito do que sentia", explica.


Elogiada por Ferreira Gullar

Ao entrar em contato com o mundo da solda, a artista começou a criar objetos de formas diferentes que cativaram olhares experimentados, como o do poeta Ferreira Gullar (1930-2016), que escreveu: "Marta Arruda partiu do ponto básico, que foi dominar o material e evoluir seu emocional, criando a partir deste, seu domínio. Pôr a poesia em ação. Poesia viva. Afinal, o que é vivo, é comovido e o que não é vivo, pode ser o mais estranho que for, é acadêmico".

Artesã de material incomum, lançou mão de todo o seu conhecimento técnico, usando esmerilhadeira, maçarico e máquina de solda, para transformar a concretude do aço em "poesia viva". E a arte de Marta Arruda está carregada de paixão - paixão que rende agora, no Rio de Janeiro, esta mostra comemorativa.

Aos visitantes da exposição MARTA ARRUDA: 40 ANOS DE ESCULTURAS, a artista avisa: "Essa exposição na CAIXA é um presente muito valioso. E que oportunidade única comemorar esses 40 anos, uma data tão especial, em grande estilo: recebendo os olhares do público carioca. O que quero mesmo é despertar o interesse de cada um pelo sentido da arte na vida".

PROGRAMAÇÃO EXTRA NO DIA 8 DE NOVEMBRO:

Visita guiada com artista às 16h; Oficina de Modelagem Lúdica e Sensorial com Marta Arruda às 17h; Lançamento do catálogo, às 19h: com retirada de senhas gratuitas 30 minutos antes de cada atividade.

MARTA ARRUDA: 40 ANOS DE ESCULTURAS, serviço:

CAIXA Cultural Rio de Janeiro | Unidade Passeio

Rua do Passeio, 38, Centro do Rio

Galerias 1 e 2

Visitação: Até 1º de dezembro de 2024. De terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 18h

Entrada gratuita

Livre para todos os públicos

Fotos da expo: Monica Ramalho / Divulgação

Foto da Marta: Flávia Correia / Divulgação

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

“Ainda Estou Aqui” começa nova etapa da campanha ao Oscar 2025 no HBRFF. Confira o trailer:

Abertura da 16ª edição do festival contou com a presença dos atores Fernanda Torres e Selton Mello, que participaram de um painel especial sobre a produção e apresentaram o longa ao público votante da Academia do Oscar

Fernanda Torres e Selton Mello na abertura do 16 HBRFF - Cred Marcos Daniel Ferreira

A 16ª edição do HBRFF (Hollywood Brazilian Film Festival) oficialmente começou. O festival, que ocorre em Los Angeles, apresenta os filmes brasileiros que mais tiveram destaque nos principais festivais internacionais, como Cannes, TIFF e Veneza. 


Na noite de terça-feira (29), “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles”, abriu a edição 2024 do evento no Museu do Oscar, contando com a presença de Fernanda Torres Selton Mello em uma sessão especial com mais de 250 artistas, cineastas e profissionais do mercado cinematográfico norte-americano e votantes do Oscar.



Depois da exibição de "Ainda Estou Aqui", Fernanda Torres e Selton Mello participaram de um painel especial sobre o filme - Cred Livia Wippich

A exibição marcou simbolicamente uma nova etapa da campanha do filme brasileiro, que potencialmente representará o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. “Agora, temos 25 dias de campanha para promover a produção aqui nos Estados Unidos e gerar mais discussões e comentários sobre”, comenta Fernanda Torres durante a abertura do Hollywood Brazilian Film Festival. 


Confira o trailer:




“Estou muito feliz em estar neste festival e também por estar com um filme do Walter (Salles) de novo. Uma produção tão especial, madura e sutil. Tomara que o longa tenha uma trajetória linda, mas o simples fato de esse filme existir da maneira que ele é, para mim, já é tão emocionante”, completa a atriz.



Fernanda Torres durante a abertura do 16 HBRFF - Cred Marcos Daniel Ferreira

A noite ainda foi marcada por um painel de perguntas e respostas com os atores, em que foram discutidas questões sobre a narrativa do longa, assim como seu caráter histórico e o interesse em levar em conta a história real e o que é retratado na tela, assim como características do cinema de Walter Salles. 


“Eu gosto muito de Los Angeles, tenho alguns amigos aqui, e apresentar este filme, neste momento, no cinema da Academia do Oscar, no festival que a Talize comanda há 16 anos, é uma vitória muito grande. Estou muito feliz”  explica Selton Mello



Selton Mello durante a abertura do 16 HBRFF - Cred Marcos Daniel Ferreira

“É uma grande alegria poder celebrar o cinema brasileiro em um lugar tão especial como é o cinema da Academia, reunindo grandes profissionais e apaixonados pela sétima arte, promovendo toda a nossa cultura para novos públicos e ocupando novos espaços”,  comenta Talize Sayegh, fundadora e diretora executiva do HBRFF.


Talize Sayegh, fundadora e diretora executiva do HBRFF - Cred Marcos Daniel Ferreira

16º Hollywood Brazilian Film Festival ocorre de 29 de outubro a 2 de novembro. Confira mais informações e a programação completa pelo site oficial: https://hbrff.org/ . A edição 2024 tem patrocínio do SPCine, Consulado Geral do Brasil - Los Angeles, Copa Airlines, Santos Lloyd Law Firm PC, Myama Entertainment e apoio de EST Hotel, TIP Performance de Mídia e Projeto Paradiso


Serviço

16º Hollywood Brazilian Film Festival

Data: 29 de outubro a 2 de novembro

Site oficialhttps://hbrff.org/

Redes Sociais Oficias: Facebook.com/HBRFILMFEST | Instagram | Youtube

Patrocínio: SPCine, Consulado Geral do Brasil - Los Angeles, Copa Airlines e Santos Lloyd Law Firm PC, Myama Entertainment 

Apoio: TIP - Performance de Mídia, EST Hotel  e Projeto Paradiso.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Grátis: Rolé Carioca realiza passeio cultural pela Fiocruz - Um mergulho na história da saúde pública brasileira (09/11)

Roteiro histórico gratuito aborda região de Manguinhos, na zona norte do Rio, em reflexões sobre o valor histórico, cultural e científico da Fiocruz para a sociedade e contará com ônibus gratuitos para o local 


Foto: Divulgação


Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e estúdio M'Baraká apresentam “Rolé Fio Cruz”. O passeio cultural no dia 9 de novembro, às 10h, e contará com dois ônibus gratuitos do Rolé saindo da Cinelândia e da Tijuca, as inscrições para os ônibus são feitas pelo instagram do rolé.


Esta edição especial, vai explorar a história e a importância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das instituições científicas mais emblemáticas do Brasil. Fundada em 1900 como Instituto Soroterápico Federal, a Fiocruz se consolidou como um pilar na produção de vacinas e soros, e na luta contra epidemias que moldaram a saúde pública brasileira. Hoje, com mais de 120 anos de história, a Fiocruz continua a ser referência mundial na área da saúde, unindo pesquisa científica, tecnologia e desenvolvimento social. 


Foto: Divulgação

A visita oferece uma experiência sensorial única, permitindo que os participantes se conectem com o legado cultural, atualizado e científico da Fiocruz. Em um contexto de desinformação e desafios à ciência, a instituição reafirma seu papel como uma ferramenta educativa essencial, promovendo o esclarecimento sobre a importância das instituições científicas na construção de uma saúde pública acessível e de qualidade. 


Além de resgatar a memória de Oswaldo Cruz e de outros pioneiros da saúde no Brasil, essa experiência convida os visitantes a refletirem sobre o seu papel na sociedade e o valor da ciência na promoção de um futuro mais justo e saudável. 


O passeio cultural “Rolé Fiocruz” é o penúltimo da temporada de cinco passeios do Rolé Carioca pela cidade em 2024. O último será “Oswaldo Cruz - Festa e Resistência”, no dia 24 de novembro. 


Mais sobre o roteiro do passeio pela Fundação Oswaldo Cruz 


O passeio segue um roteiro que abrange o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos e o Museu da Vida, ambos situados no campus da Fiocruz Manguinhos, no Rio de Janeiro. Durante o percurso, são explorados diversos pontos de interesse: o Centro de Recepção, que destaca a atuação de Oswaldo Cruz no combate à febre-amarela e à varíola; a Casa de Chá, antigo refeitório e ponto de encontro dos cientistas até o início dos anos 1950; a Praça Pasteur e o Pavilhão Mourisco, com suas influências africanas e mouriscas, além dos prédios modernistas projetados por Burle Marx, que integram arquitetura e ciência. O passeio também passa pelo Museu da Vida, onde se enfatiza a importância de integrar saberes indígenas e uma abordagem holística da saúde, refletindo sobre temas como biopirataria e epistemicídio. 


Durante o passeio, o público estará envolvido em uma aula aberta que destaca os marcos históricos da Fiocruz, suas contribuições para a saúde e a ciência, e sua conexão com momentos-chave da história do Brasil e do Rio de Janeiro. 


Serviço 

Rolé Carioca “Fiocruz” 

Gratuito 

Horário: 10h 

Data: 9 de novembro de 2024 

Local ponto de encontro: Centro de Visitantes da Fiocruz

Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ 



12 autores brasileiros para conhecer no Dia Nacional do Livro

Confira sugestões de ficção, poesia e autoconhecimento para quem quer descobrir lançamentos e incentivar a produção literária do país



Aproveite o Dia Nacional do Livro (29/10) para escolher sua próxima leitura e descobrir novos autores brasileiros que enveredam pelos gêneros mais diversos. Abaixo, você encontra 12 indicações de poesia, romance, autoconhecimento e não ficção. Confira:

A poesia cura

Uma carta de amor à poesia escrita por Raul de Taunay, este livro defende que o texto poético é capaz de curar o espírito e salvar populações ao longo da história mundial. Com um embasamento fruto das décadas de carreira literária do autor, ele percorre diferentes momentos-chave do passado para mostrar a importância da arte.

(Autor: Raul de Taunay | Onde encontrar: Amazon)

Rejeitada pelo Feérico

Messalina odeia feéricos, e Triistam tem aversão a humanos. Mas eles precisam se unir para alcançar seus objetivos e ter vantagem naquilo que querem. O que nenhum dos dois imaginava era o surgimento de sentimentos românticos entre eles. Esta é a premissa de Rejeitada pelo Feérico, lançamento da autora best-seller e 3ª escritora mais lida do Kindle Unlimited Brasil, Mari Sales.

(Autora: Mari Sales | Onde encontrar: Amazon)

Fins & Feriados

G. H. Oliveira utiliza as datas comemorativas mais famosas dos brasileiros, como Natal, Páscoa, Dia dos Namorados e São João, para narrar histórias que capturam a essência das épocas de festividade. Com contos complexos, profundos, divertidos e por vezes assustadores, o autor reflete sobre a relação das pessoas com a passagem do tempo.

(Autor: G. H. Oliveira | Onde encontrar: Amazon)

Poemas de plástico

Obra pioneira no mercado editorial, o novo livro de Pedro Tancini é feito inteiramente de plástico reciclado. Além da materialidade em si, o projeto se baseia em uma grande contradição do mundo contemporâneo: o fato de que o plástico é, ao mesmo tempo, um material tão descartável, porém leva mais de quatrocentos anos para se decompor na natureza.

(Autor: Pedro Tancini | Onde encontrar: Amazon)

O grito do trovão

Dividida como um disco de vinil, composto por lado A e lado B, a obra inicia com uma série de contos repletos de personagens clownescos e encerra o primeiro momento com uma carta à classe teatral. Na segunda parte, a narrativa apresenta poemas sensíveis e concisos, com uma sensibilidade e autoexpressão que valorizam o aspecto humano da escrita.

(Autor: Henrique Cesarino Pessoa | Onde encontrar: Amazon)

Quatro Letras

A escritora Flavia Camargo publicou esta obra para acolher todas as mulheres e famílias que, assim como ela, também enfrentam o luto de perder seus filhos prematuramente. Entre as páginas, a autora oferece uma visão sensível para a dor da perda e reforça a importância de os leitores estarem preparados para ajudar as pessoas próximas enlutadas.

(Autora: Flavia Camargo | Onde encontrar: Amazon)

20 lições para se tornar uma pessoa gostosa

Os anos de estudo sobre gentileza e a busca por sempre aplicar esses conhecimentos nas experiências cotidianas concederam a Domingos Sávio Zainaghi uma perspectiva profunda sobre as relações humanas. Por isso, ele lançou um livro para auxiliar os leitores que querem se tornar pessoas mais agradáveis e terem uma boa convivência com todos.

(Autor: Domingos Sávio Zainaghi | Onde encontrar: Amazon)

O filho que eu não amei

Com mais de 60 obras publicadas, Jhonatas Nilson narra um drama familiar entre pai e filho no livro O filho que eu não amei. Na trama, Vincenzo D’Angelo, que, devido a mágoas do passado, nunca conseguiu se conectar com o pequeno Giovanni. Essa situação, porém, leva os dois ao silêncio que perpetua mágoas por anos.

(Autor: Jhonatas Nilson | Onde encontrar: Amazon)

A flor da savana

Ana Paula Bordin leva os leitores para a savana sul-africana, onde acontecerá uma história de amor, autoconhecimento e transformação entre dois personagens que buscam reencontrar os próprios sentidos para a vida. Juntos, Izabel e Martin terão que reviver dores e enfrentar preconceitos para terem um relacionamento.

(Autor: Ana Paula Bordin | Onde encontrar: Amazon)

Nas asas da coragem

Ana Bisneto de Moura narra a trajetória de Dona Lourdes, terceira filha de doze irmãos que nasceu no berço de uma família pobre e aceitou um casamento arranjado em busca de melhores condições de vida. Depois de enfrentar as dores de um relacionamento abusivo, decidiu desafiar as convenções do século XX para dar mais dignidade aos filhos.

(Autora: Ana Bisneto de Moura | Onde encontrar: Amazon)

Expressão Vital

Após anos dedicados ao empreendedorismo no mercado internacional de navegação marítima, Gilson Molinari começou a se aprofundar em conhecimentos sobre espiritualidade – movimento que o levou a publicar Expressão Vital. O livro reúne uma extensa pesquisa que propõe ajudar pessoas a resgatarem a saúde psíquica em meio ao caos do mundo contemporâneo.

(Autor: Gilson Molinari | Onde encontrar: Amazon)

Quem vê cara, não vê o que vai na alma

No livro, a escritora e especialista em desenvolvimento humano e organizacional, Silvia Cristina Hito, detalha como a repressão de sentimentos influencia nas relações humanas e dificulta a cura interna. A autora mescla conceitos psicológicos, espirituais e biológicos para refletir sobre a importância de práticas integrativas dedicadas ao corpo e mente.

(Autora: Silvia Cristina Hito | Onde encontrar: Amazon)

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Uma história de coragem e paixão em tempos de luta

Novo romance de Edvaldo Silva narra a busca dos jovens por liberdade em 1968, um ano hostil marcado por opressão e injustiças

A década era 1960 e o mundo vivia uma verdadeira convulsão social. Na França pós-guerra, por exemplo, os movimentos estudantis fervilhavam nas ruas e universidades, com jovens que clamavam por liberdade, igualdade e justiça social. Enquanto isso, o Brasil vivia os anos de chumbo da ditadura militar, um dos períodos mais violentos do regime. É em meio a este contexto que tem início a história de 1968: centelhas sob palha seca, do escritor Edvaldo Silva, que será debatida em Leitura Coletiva. 

Universitária brasileira e filha de um diplomata, Beatriz se apaixona por Thierry, um jovem pianista de jazz e filho de imigrantes negros da Costa do Marfim. Com personalidades diferentes, eles se conectam em um verdadeiro clichê de “os opostos se atraem”: enquanto ela é militante apoiadora dos ideais revolucionários, ele é desinteressado por política e entusiasta do cenário boêmio de Paris. Mas apesar das diferenças, o amor e as turbulências da época os arrastam para o centro deste cenário de lutas. 

A trama se intensifica quando eles mudam para o Brasil e, inseridos no epicentro do regime militar, se unem à célula 27 do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), liderado por Carlos Marighella – considerado o inimigo número um do regime. Com o endurecimento da repressão após o AI-5, o perigo aumenta ainda mais: Beatriz é capturada e Thierry precisa tomar decisões difíceis, que desafiam seus ideais, valores e o futuro do casal. 

Como se não tivesse desafios suficientes, o jovem casal também enfrenta o preconceito racial, a luta de classes, as pressões sociais e os próprios conflitos internos. Em meio a tudo isso, a arte e a música se tornam aliadas e um alento para aqueles que querem acreditar na mudança e manter a esperança em tempos desafiadores. 

Pronto para se unir a uma geração determinada a lutar por um mundo melhor? 

Se o seu perfil for selecionado, você receberá o livro em casa para ler e resenhar. Também terá a oportunidade de participar de um encontro muito especial, com a presença do autor e mediação da equipe LC – Agência. Será uma experiência rica, cheia de emoções e insights. Não perca! 

Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/mfGF2ivqNXBgRZfz6.  

O autor por trás da obra: Edvaldo Silva é mestre em Artes e Multimeios pela UNICAMP e pós-graduado em Publicidade pela ECA/USP. Com uma carreira de sucesso em empresas como FOX Latin American Channels (Canais Disney), o Portal Terra (Grupo Telefônica), e a gigante latino-americana dos aplicativos para celular Movile (Naspers Group), ele foi Presidente do Comitê de Ad Tech & Data do Interactive Advertising Bureau. Na literatura assina o livro “Da Válvula ao Pixel – A Revolução do Streaming”, voltado à área de Publicidade e lançado no Brasil e em Portugal pela Editora Atlântico. Estreou na ficção com Além da Fumaça, que foi Menção Honrosa no Latino Book Awards 2023 e finalista do Prêmio ABERST. 1968: Centelha Sob Palha Seca é o segundo romance histórico do autor. 

Instagram: @edvaldoalinosilva 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

"Ramona - Uma História de Amor à Primeira Vista" estreia no Brasil em 31 de outubro

Com pré-estreia nos dias 26 e 27 de outubro no Estação Net e Estação Gávea, dentro do projeto Cinema que Dança


Foto: Divulgação


Com distribuição da Fênix Filmes, chega ao circuito brasileiro, no dia 31 de outubro, o aguardado filme "Ramona - Uma História de Amor à Primeira Vista", uma comédia romântica dirigida e roteirizada por Andrea Bagney. O longa, lançado em 2022 na Espanha, traz uma narrativa leve e sensível sobre amor, destino e autodescoberta, conquistando a crítica internacional e sendo comparado ao clássico “Frances Há”. "Ramona" conta a história de uma jovem aspirante a atriz que, por ironia do destino, descobre que o diretor da audição para a qual foi chamada é ninguém menos que o seu namorado. Essa trama engraçada e encantadora reflete sobre as surpresas e reviravoltas que a vida nos oferece, sempre com o pano de fundo da vibrante cidade de Madrid.   “Ramona” fará pré-estreia dentro do projeto Cinema que Dança, no Estação Net Rio, dia 26 de outubro (sábado), e no Estação Gávea, no dia 27 de outubro (domingo). 

Confira o trailer:



A produção é também o ponto de partida na carreira cinematográfica da aclamada cantora indie espanhola Lourdes Hernández, conhecida pelo nome artístico Russian Red, que brilha no papel de Ramona. Ao seu lado, o filme traz no elenco Bruno Lastra (“Los Simuladores”) e Francesco Carril (“Tem que vir ver, La Reconquista’”).  

Além de conquistar corações com sua história envolvente, "Ramona" já acumula importantes prêmios e participações em prestigiados festivais de cinema ao redor do mundo. O filme teve sua estreia mundial no Karlovy Vary International Film Festival e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Rome Film Fest, além de ter sido premiado como Melhor Filme e Melhor Atriz no 8º BIFF – Brasília International Film Festival. O longa também foi coroado com o Prêmio do Júri Jovem no Abycine Cine Independente e fez parte da programação do Zurich International Film Festival. Com uma avaliação de 100% no Rotten Tomatoes, "Ramona" tem sido elogiado pela crítica como uma obra que celebra o cinema e as complexidades das relações humanas.  

A comédia romântica de Andrea Bagney faz uma verdadeira homenagem ao cinema europeu, a cidade de Madrid e pela busca por nossos sonhos e propósitos, envolta em uma reflexão profunda sobre o amor, oportunidades perdidas e o comprometimento com a vida.  

Projeto Cinema Que Dança 

O Cinema que Dança é uma iniciativa da Fênix Filmes em parceria com a Faculdade de Dança Angel Vianna e o Grupo Estação. O evento ocorre quinzenalmente e acontece aos sábados, às 11h, no Estação NET Rio e domingo às 11h no Estação NET Gávea. Filmes clássicos e lançamentos fazem parte do pacote. Após as sessões há uma aula de dança de trinta minutos. Os filmes escolhidos são musicais ou têm uma dança marcante.  O projeto já teve filmes como Motel Destino, All That Jazz e Black Rio! Black Power! As próximas edições serão Flashdance e Ramona. No instagram: @cinemaquedanca

“Ramona” fará pré-estreia dentro do projeto Cinema que Dança no Estação Net Rio dia 26 de outubro e no Estação Gávea no dia 27 de outubro, às 11h.

Serviço:

"Ramona - Uma História de Amor à Primeira Vista" 

Estreia: 31 de outubro nos cinemas

Espanha, 2022  

Romance, Drama  

Direção e Roteiro: Andrea Bagney  

Elenco: Lourdes Hernández (Russian Red), Bruno Lastra ,Francesco Carril

Duração: 80 minutos

Feira O Fuxico promove edição Oktoberfest no Flamengo

Programação acontece no Parque do Flamengo e conta com shows, comidas típicas, cervejas artesanais e divertidos jogos cervejeiros gratuitos


Foto: Divulgação


Nos dias 26 e 27 de outubro, das 12h às 20h, a feira O Fuxico realizará uma edição especial inspirada na Oktoberfest, no Parque do Flamengo, localizado no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. O evento, conhecido por promover entretenimento com artesanato e moda, ganha um toque germânico nesta edição, que trará como destaque o concurso do chopp na bota, uma programação musical diversificada e diversas atrações gastronômicas. Confira a programação no Instagram: @ofuxicofeira.

A feira promoverá uma campanha social, em prol do Lar Ritinha, que acolhe idosos, onde os participantes são convidados a doar fraldas geriátricas, lenços umedecidos e pomadas para a instituição.

Na programação musical, o sábado, 26 de outubro, começa com Cassiano Cardoso, às 15h, garantindo uma atmosfera de MPB, entre outros ritmos aos visitantes. Às 18h, os visitantes poderão curtir muito rock com a banda Rockpb.

No domingo, 27 de outubro, as famílias poderão curtir a banda Violúdico às 15h, seguida por uma animada roda de samba com o grupo Sambago, que promete sacudir a todos, com muita empolgação.

Concurso de Chopp na Bota será um dos destaques

A gastronomia abrilhantará a festa, com opções variadas que vão desde pratos típicos até cervejas artesanais, como: Cervejaria Backbone, Noi e Odin, criando o clima perfeito para uma celebração no estilo Oktoberfest. E, não para por aí, para envolver e divertir os amantes da bebida, haverá divertidos jogos cervejeiros gratuitos, com competições de chopp na bota, onde quem beber mais rápido o copo em formato de bota, com 1 litro de chopp será o vencedor.

Museu Carmem Miranda estará aberto para a visitação

A Feira O Fuxico continua a oferecer uma experiência completa, combinando cultura, gastronomia e música em um cenário revitalizado no Parque Carmem Miranda, que promete ser o ponto de encontro ideal para a celebração do mês de outubro

O público também poderá visitar o Museu Carmem Miranda, instalado no parque, que guarda um acervo de cerca de 3.500 itens, incluindo trajes icônicos da cantora usados em filmes.

Para Eliane Valentin, organizadora da Feira Fuxico, a ocupação de espaços públicos com eventos culturais é fundamental para fomentar a economia local e promover a pluralidade. A edição Oktoberfest sempre agrada a todos, atraindo moradores e turistas. Sua expectativa é que essa edição, no Parque do Flamengo, possa atrair novos adeptos, como ser um ponto de encontro para moradores e visitantes, celebrando a diversidade cultural carioca.

"Organizar eventos é uma paixão. A pluralidade cultural do brasileiro é muito rica. Nós amamos arte e cultura e nos expressamos através delas. Os eventos em áreas abertas dão beleza à cidade, assim como fomentam a economia local. Que todos possam estar com a gente, aproveitando para conhecer um importante ponto turístico", destaca.


Programação:

Dia 26 de outubro – sábado

15h – Cassiano Cardoso

18h - Rockpb

Dia 27 de outubro - Domingo

15h - Violúdico 

18h – Roda de samba com Sambago

Serviço:

Feira O Fuxico – Edição Oktoberfest

Dias: 26 e 27 de outubro (Sábado e domingo)

Horário: das 12h às 20h

Local: Parque do Flamengo

Endereço:  Av. Rui Barbosa - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Antônio Zeni estará na nova temporada de “Reis” na Record TV

Estou muito feliz e grato por essa oportunidade”, comenta o ator


Antônio Zeni. Foto: Divulgação


O ator Antônio Zeni está vivendo um novo momento na sua carreira no Rio de Janeiro, onde se mudou para integrar o elenco da 13ª  temporada da série “Reis”, da Record TV.

A experiência de residir na cidade maravilhosa tem sido muito positiva, mesmo que a saudade de casa e dos amigos apareça de vez em quando.

Apesar de sentir falta da minha família e amigos, estou gostando muito de morar no Rio de Janeiro. O clima, a natureza, as pessoas, tudo faz com que esse lugar seja especial”, diz Antônio.  

Este é seu primeiro papel na televisão aberta e embora não possa revelar muitos detalhes do seu personagem, o ator menciona que a preparação tem sido desafiadora:

Está sendo um grande desafio para mim. Na caracterização, por exemplo, já tive que escurecer meu cabelo. As preparações estão sendo intensas e estou muito animado para iniciar as gravações.”

Zeni acompanhou diversas fases de “Reis” e o que mais chama sua atenção é o cuidado com os detalhes do projeto:

O que mais me impressiona é a qualidade da obra como um todo. Cenário, figurinos, elenco, tudo de alto nível! Além de diversas cenas complexas que foram muito bem produzidas.”

Ao se adaptar a um novo ambiente e enfrentar novas demandas artísticas, Antônio Zeni reafirma sua paixão pela atuação e dedicação aos projetos que se envolve.

A 13ª  temporada da série “Reis”- “A Esperança” está prevista para estrear na Record TV em 2025.

QuatroK lança videoclipe da música ‘Essa não é sobre você’

Gravado em estúdio, o projeto contou com a participação de fãs


Foto: Divulgação

A banda QuatroK lançou o clipe da música “Essa Não é Sobre Você”, quinto projeto do grupo. A faixa, que mistura romantismo com leveza e intensidade, promete emocionar o público da banda. O grupo se dedicou intensamente para capturar o mix de emoções presente na música.

Assista o clipe: 


O vocalista Pedro Miranda compartilha a importância da canção na trajetória do grupo. “‘Essa Não é Sobre Você’ foi uma música muito especial, porque todo mundo sempre acreditou nela. É uma canção que tem uma letra linda… é leve, gostosa de ouvir”, avalia ele. O guitarrista e vocalista Henrique Bonadio também expressa seu carinho pela música. “Ela surgiu de uma maneira muito natural. Entre nossos cinco lançamentos, é a minha música favorita. Tenho certeza que vai emocionar uma galera por aí”, diz Henrique.

Entre o diferencial do projeto, está o formato de gravação. Realizado em estúdio, o clipe conta com a participação de diversos fãs da QuatroK. O vocalista Théo Medon destaca a profundidade da canção. "É nossa primeira música romântica e intensa. Tem uma pegada um pouco diferente do que a gente vem apresentando, por ser uma música com uma estrutura mais clássica, mais romântica, mas ainda assim com o nosso toque na hora de contar essa história”, conta.

Responsável pela bateria, Lucca Omura ressalta a atenção que a banda teve na produção. “Nossa nova música é um pouco melancólica e explosiva no final. Tivemos que ter uma atenção redobrada no processo de produção para fazer esse mix de emoções ao longo da música”, entrega o baterista.

Após sucesso do longa ‘Dois é Demais Em Orlando’ com Eduardo Sterblitch, Aryè Campos estrela em ‘SWAT’

A brasileira deu vida à Diana Madden, uma presidiária em fuga que é capaz de tudo pelo seu filho. A série de ação americana, fenômeno mundial, está disponível no Star+


Aryè Campos como Diana Madden/Frame de “SWAT”


Da moderna e divertida Sabrina no longa “Dois É Demais Em Orlando” à durona antagonista Amanda Singleton em “Rio Connection” (Globoplay), Aryè Campos transborda versatilidade. Desta vez, a queridinha de Silvio Santos na década de 90 revela mais uma face em “SWAT”, aclamada série americana, em que interpreta a presidiária Diana Madden, que surge no sexto episódio da sétima temporada, já disponível no Star+.

 

A personagem assassinou o marido que a agredia, assim como ao filho do casal. Após o crime, Madden tenta fugir do país e é presa. “Ela é uma criminosa, mas acima de tudo, é uma mãe capaz de fazer tudo pelo seu filho. Nesse episódio, a van que a transporta para a prisão sofre um acidente, e ela escapa, indo atrás do filho, que é o mais importante na vida dela”, conta a atriz.


Para interpretar Diana, além de tentar achar a humanidade da personagem, o maior desafio foi compreender a profundidade de seu amor desesperado, especialmente sem ser mãe na vida real. “Entender esse tipo de amor e desespero foi desafiador”, afirma Aryè. 


Apesar do crime, os telespectadores expressaram empatia pela personagem, segundo a atriz. “O que achei legal foi que a maioria das pessoas entendeu o porquê dela ter feito o que fez. Ela não é uma má pessoa; está em uma situação terrível e fez o que achou melhor para ela e para o filho. Muitas mães se identificaram e me disseram que fariam o mesmo”.


Antes de se tornar uma atriz internacional, Aryè era conhecida no Brasil como Ashley Rapini, pupila de ninguém menos que Silvio Santos nos anos 90. Assim como todo o país, a atriz revela que sofreu a morte do apresentador e seu primeiro patrão.


Fiquei muito triste. Me sinto honrada em fazer parte da história do SBT, foi uma parte da minha vida que mudou minha trajetória, marcou muito minha infância e creio que infância de várias pessoas também.” A artista estará na premiére americana de “Silvio”, filme biográfico do empresário.


Morando nos Estados Unidos desde sua saída do SBT aos 12 anos, hoje Campos também se dedica a construir redes de apoio entre artistas brasileiros e latinos em Los Angeles, auxiliando artistas que estão trilhando o mesmo caminho.  

Tentamos sempre ajudar um ao outro. Também criei um pequeno grupo de mentoria chamado BAILA (Brazilian Actresses In LA), voltado para atrizes brasileiras em Los Angeles, e sou parte da comunidade latina ‘Latinas Acting Up’, que visa dar visibilidade à arte latina”, explica.


Falando de cultura brasileira em terras americanas, Aryè também é figura certa nas edições anuais do LABRFF, (Los Angeles Brazilian Film Festival) e torce pela repercussão positiva da próxima edição, em que “Dois É Demais Em Orlando” será exibido.

Hollywood tem uma visão do latino como uma pessoa que fala espanhol, que é mexicano ou cubano. Em festivais assim, começamos a expandir um pouco mais nossa visibilidade, mostrando que o Brasil realmente é um país que tem um cinema muito bom, tem atores muito bons, e histórias muito legais".


A atriz também está envolvida em novos projetos, sendo a protagonista do longa “Death Valley Abduction”, previsto para estrear no canal americano Lifetime até o princípio de 2025. No filme, ela interpreta Kayla Larson, uma mãe que, ao se mudar com sua família para outro estado após uma promoção de trabalho, vê sua filha Hope ser sequestrada enquanto atravessam o temido "Death Valley", na Califórnia.


Quanto ao futuro, a atriz revelou que ainda há muito por vir. E mesmo com projetos programados nos EUA e na Europa, não esconde a empolgação de voltar às telinhas brasileiras “espero em breve poder trabalhar no Brasil de novo!”, conclui.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Editora de Maricá premiada internacionalmente é presença na FLIM

A Festa Literária de Maricá acontece em novembro no Parque Nanci



Foto: Divulgação


Dos dias 01 a 10 de novembro acontece a Festa Literária Internacional de Maricá, no Parque Nanci. E, neste ano tão emblemático para a Afeto Editora, estar neste evento é mais um passo em sua caminhada rumo ao sucesso. Nascido na cidade de Maricá em 2022, o selo Afeto, que faz parte do Grupo Gaia, conta com 37 títulos, sendo 26 livros de 11 escritores da região, três deles também autores laureados e premiados: Luisete Furtado, Alessandra Honorata e Roberta de Souza.

O selo abarca, ainda, em suas conquistas dois prêmios literários, um de cunho nacional (Prêmio Ecos da Literatura 2022) e um internacional. Este, concedido pelo Focus Fondation, deu o primeiro lugar à Afeto na categoria Melhor Editora no prêmio Destaques Literários da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira. A entrega da premiação aconteceu em outubro de 2023, no Consulado Geral do Brasil em Nova York, nos Estados Unidos. A editora recebeu, ainda, o Prêmio ASEBERJ de Reconhecimento Social, em 2024, pela organização e idealização da Coletânea “Mãe Atípica”.

A Afeto Editora (https://afetoeditora.com.br/), criada pela escritora e jornalista Roberta de Souza e pelo pedagogo e escritor Nilton Oliveira, faz parte do Grupo Gaia, Empresa de Comunicação, especializada em literatura, que conta com mais dois selos editoriais: Serpentine e Muiraquitã, selo mais antigo da cidade de Niterói, herdado por Roberta, após o falecimento de sua fundadora Labouré Lima.

A Festa Literária de Maricá acontecerá no Parque Nanci, em Maricá.

Outras informações: www.instagram.com/flimrj

‘FIDES – Fé em Latim’ estreia dia 31 de outubro no Teatro Municipal Domingos Oliveira

A montagem é inédita e foi inspirada no sentimento de angústia que se espalhou na época da pandemia de covid-19


A montagem é inédita e foi inspirada no sentimento de angústia que se espalhou na época da pandemia de covid-19 - Rodrigo Menezes

O espetáculo “FIDES – Fé em Latim”, da BruzunCompany, estreia no dia 31 de outubro, no Teatro Municipal Domingos Oliveira, onde cumpre temporada de quinta a domingo até 1º de dezembro. A montagem é inédita e foi inspirada no sentimento de angústia que se espalhou na época da pandemia de covid-19, contexto que levou o ator, diretor e dramaturgo Renato Carrera a escrever um texto tendo o assédio como temática. A direção é do próprio Carrera e de Dani Ornellas.

A mesma dupla também integra o elenco, junto com José Karini e Hugo Germano. O espetáculo mergulha em feridas profundas provocadas pelo assédio moral, sexual e familiar na sociedade contemporânea e na igreja católica.

A história se passa em uma pequena cidade, onde um jovem religioso, funcionário dos Correios e filho de uma mãe dominadora, tem sua fé abalada por conflitos sexuais e morais ocorridos dentro da igreja que frequenta. Ele decide fazer justiça com as próprias mãos e, assim, modificar sua vida para sempre.

– O espetáculo tem como fio narrativo os pensamentos de um jovem que sofreu abuso sexual dentro da igreja católica. É um drama não realista que se passa dentro da cabeça dele – explicou Renato Carrera.

Para Dani Ornellas, o projeto levanta questões profundas e reflete até onde vai o silêncio das pessoas diante de um assédio, bem como suas consequências.

– O Brasil foi forjado na base da violência e abuso e nossa constituição velada carrega o peso de muitas tragédias. A maioria dos abusos ocorre dentro do círculo familiar ou entre pessoas próximas das vítimas. É essencial abordar essa realidade, e a arte tem um papel crucial ao nos permitir refletir tanto sobre nossas experiências pessoais quanto sobre a sociedade que nos cerca – afirmou o produtor Gabriel Bortolini.

A peça é uma produção da REPRODUTORA e #pingoéletraproduções, com patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A montagem também conta com apoio institucional da Ambassade de France Au Brésil, do Goethe Institut e do programa Juntes na Cultura. Os ensaios da montagem são realizadas no Teatro Maison de France, disponibilizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a cooperação franco-alemã Juntes na Cultura.

Ficha técnica

Texto: Renato Carrera
Direção: Renato Carrera e Dani Ornellas
Elenco: Renato Carrera, Dani Ornellas, José Karini e Hugo Germano
Direção de produção: Gabriel Bortolini
Iluminação: Daniela Sanchez
Cenário: Daniel de Jesus
Figurino: Dani Ornellas e Joana Seibel
Visagismo: Joana Seibel
Trilha sonora: Alexandre Elias
Criação e direção de projeção: Daniel de Jesus
Direção de fotografia: Gabriel Lopes
Direção de movimento: Maria Alice Poppe
Produção executiva: Luiz Schiavinato Valente
Assistentes de produção: Gabriel Lopes e Darcy Tenorio
Fotografia: Rodrigo Menezes
Assessoria de imprensa: Paula Catunda e Catharina Rocha
Programação visual: Daniel de Jesus

Serviço

Espetáculo: “FIDES – Fé em Latim”
Local: Teatro Municipal Domingos Oliveira (Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea – RJ)
Temporada: de 31 de outubro a 1º de dezembro
Dias e horários: de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h
Recomendação etária: 18 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia) | bilheteria do teatro ou pelo site Rio Cultura