Reabertura é marcada pela aquisição de quatro mil novas publicações, pela integração da videoteca ao catálogo da biblioteca, abertura da exposição 'A Arte da Escrita' e ação que presenteará estudantes
Acervo terá mais quatro mil livros novos. Foto: Divulgação |
Rio de Janeiro, RJ. Criada em 1931 e incorporada ao Centro Cultural Banco do Brasil em 1989, a Biblioteca do Banco do Brasil, detentora de cerca de 150 mil exemplares majoritariamente nas áreas artes, literatura e ciência sociais reabre na quarta, dia 22.08, com mais quatro mil livros disponíveis para o público. Entre os exemplares, dois mil foram doação do embaixador René Haguenauer. O acervo da videoteca também foi integrado à biblioteca, a consulta pode ser feita no próprio quinto andar e o filme assistido na sala multimídia. Os equipamentos dos terminais de busca também foram trocados e agora os visitantes têm 10 computadores disponíveis para pesquisa.
Foto: Divulgação |
Outra novidade, as tarefas de higienização, conservação e restauração que eram feitas por cinco higienizadores nas dependências do prédio; agora um total de 20 alunos faz o trabalho acompanhados por três monitores, um técnico de conservação, um técnico de restauração, um coordenador técnico, uma coordenadora psicopedagoga, uma coordenadora administrativa e uma bibliotecária. Serão feitas 1.850 higienizações/mês.
O CCBB RJ mantém este laboratório de higienização, conservação e restauração dos acervos bibliográfico e documental desde o início das suas atividades. O projeto tem parceria com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF) e é desempenhado por pessoas com deficiência, constituindo-se em relevante programa de inclusão social e inserção no mercado de trabalho.
Foto: Divulgação |
Ainda, conta com a abertura da exposição A Arte da Escrita com obras de grandes nomes da literatura que já foram tema de projetos no CCBB RJ. Catálogos e materiais referentes aos eventos fazem parte da mostra, assim como objetos relacionados à escrita. Destaque para o catálogo de Machado de Assis – Tempo e Memória, exposição de abertura do Centro Cultural em outubro de 1989.
Foto: Divulgação |
As 200 primeiras pessoas que utilizarem a sala de estudos no dia 22/08 vão ser presenteadas com um livro. Entre os 20 títulos, os best-sellers Depois de Você da romacista Jojo Moyes; Origem de Dan Brown; Extraordinário de R. J. Palacio; Propósito de Sri Prem Baba; a série As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin; entre outros.
Serviço: Reabertura da Biblioteca do CCBB RJ. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, RJ. Funcionamento: Quarta a segunda, das 9h às 21h. Informações: (21) 3808-2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário