quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RJ: Cantora portuguesa Rita Porto convida Agenor Neto e homenageia Tim Maia, na Tijuca (28/11)

                                                                                                                                                                             Crédito: Tiago Duarte
A cantora portuguesa ​Rita Porto, se apresenta neste sábado (28/11), no Otto Music Hall, na Tijuca. Rita será acompanhada Lobão Ramos (teclados, arranjos e direção musical), Belloba (guitarra), Coquinho (bateria e percussão) e Odilon Ribeiro (baixo). A portuguesa convida ainda o cantor e compositor Agenor Neto, que atua há mais de 30 anos no cenário musical.

A artista prepara um CD com músicas inéditas e autorais​ para comemorar os 20 anos de carreira em 2016.

Serviço: Rita Porto. Empathia. Otto Music Hall. Rua Mariz e Barros, 1050 - Tijuca / RJ. Sábado dia 28/11 às 21h.  R$ 30. Informações pelo telefone (21) 2254-0740 ou no site www.otto.com.br


Dica de Escritora: Roberta Souza opina sobre o livro 'Lonely Hearts Club', de Elizabeth Eulberg

Penny Lane Bloom, uma adolescente americana louca pelos Beatles (herança de seus pais), resolve mudar algumas coisas em sua vida. A mais importante delas é: nunca mais namorar garotos da escola.

Ela se decepcionou profundamente com o seu amor, com o menino que amava desde que se entendia por gente. Sofreu muito e resolveu dar a volta por cima.

Então ela fundou o Lonely Hearts Club. Inicialmente um clube de uma pessoa só. Mas as meninas foram chegando, foram se unindo e descobriram que o apoio e a amizade não podem, nunca, serem deixados para trás, por causa de um amor.

Os encontros das meninas do clube, a troca de experiências, e o companheirismo mostraram a Penny e a suas amigas que tudo é possível quando existem amigas que se apoiam sempre! Descobriram também que nem todos os garotos são iguais e que existe sim esperança para os que amam.
A obra, singela, doce e adolescente, me encantou.

De forma doce, a autora escreve com a alma e envolve o leitor em um texto jovem e super atual. É o tipo de leitura que agrada por ser inocente, e cheias de surpresas, como toda história adolescente deve ser.

"Eu, Penny Lane Bloom, juro solenemente nunca mais namorar enquanto viver.
Tudo bem, talvez eu reconsidere essa decisão em dez anos ou algo assim, mas, por hora, não quero mais saber de garotos. São todos a escória da humanidade, mentirosos e traidores.
Sim, todos eles. A essência do mal.
Claro que alguns parecem ser legais, mas, assim que conseguem o que querem, dão o fora em você e partem para o próximo alvo.
Então, cansei.
Chega de namorar.
Fim".

Sinopse: Em seu romance de estreia, Elizabeth Eulberg, musicista na adolescência e beatlemaníaca de carteirinha, cria o Lonely Hearts Club, que se transforma no refúgio ideal para garotas que só precisam de uma coisa para recompor seus corações partidos: a companhia das amigas.

Em Lonely Hearts Club, após mais uma decepção amorosa, Penny Lane Bloom cansou de tentar, cansou de ser magoada e decidiu: homens são o inimigo e ela não irá mais namorar enquanto estiver na escola. Ao ver que, definitivamente, não é a única a sofrer nas mãos dos garotos nem a única aluna farta de ver as amigas mudarem completamente (quase sempre, para pior) só para agradar aos namorados, Penny decide criar o Lonely Hearts Club, o lugar certo para uma mulher que não precisa de namorados idiotas para ser feliz.

O clube vira o centro das atenções na escola e Penny é idolatrada por dezenas de meninas que não querem enxergar um namorado nem a quilômetros de distância. Jamais. Seja quem for. Mas será, realmente, que nenhum carinha vale a pena?



Sobre a autoraElizabeth Eulberg nasceu e foi criada em Wisconsin, nos Estados Unidos. Cursou a faculdade em Syracuse e fez carreira no ramo literário em Nova York. Mora nos arredores de Manhattan, tem três guitarras, um teclado e uma baqueta. Enquanto trabalhava em Lonely Hearts Club, jurou ficar para sempre longe dos homens. Mas não deu muito certo.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dica de Escritora: Roberta Souza analisa "Os Ladrões de Cisne", de Elizabeth Kostova, Editora Intrínseca

Dr. Marlow, um renomado psiquiatra se vê frente a um curioso caso de fúria: o artista plástico, famoso e promissor pintor Robert Oliver, a princípio por problemas mentais, atacou um famoso quadro e precisa de tratamento.

Ele é transferido para a clínica do Dr. Marlow e este se vê curioso com o caso, por amar a pintura e por se sentir intrigado com Robert Oliver. O psiquiatra começa a investigar a vida e a obra de Oliver. Buscando descobrir quem é a misteriosa mulher que Oliver pinta a todo momento, em todos os seus quadros.

A vida de Dr. Marlow se mistura com a de Oliver, sua busca por respostas para salvar seu paciente se torna uma busca por si mesmo.

Opinião: Esta não é uma leitura simples, não é uma literatura fabricada para entreter as massas. É sim, uma literatura profunda, obscura e surpreendente.

Sutilmente, arte, obsessões, amores, passado e presente se encontram em pontos intrínsecos de uma teia fundamentalmente artística e mental.

Sinopse: Ao atacar uma tela em plena National Gallery of Art, o pintor e professor Robert Oliver é internado em uma instituição psiquiátrica. Lacrado em seu silêncio e obcecado pelos misteriosos olhos negros de uma dama que desenha à exaustão, Oliver se transforma no passaporte que conduz seu psiquiatra - e também pintor -, Andrew Marlow, a investigações pouco convencionais sobre seu passado.

Entrecortada pelas vozes das mulheres que Robert Oliver deixou para trás, a narrativa de Marlow passeia minuciosamente por galerias de arte - especialmente pelas obras dos impressionistas franceses -, discute o fazer e a paixão pela pintura e se soma a mais um dos segredos de seu paciente: a intimidade das cartas trocadas por dois amantes, e artistas, franceses do século XIX.

Os ladrões de cisne transporta o leitor por séculos, de cidades americanas contemporâneas à costa da Normandia do século XIX, além de expor justamente o que há de primordial na arte: o humano, com toda a sua beleza e sua fragilidade. Com o mesmo dom da narrativa que tornou O historiador uma sensação internacional, Elizabeth Kostova ¬evoca um mundo que persiste muito tempo depois de virada a última página.

Sobre a Autora: Elizabeth Kostova nasceu em New London, Connecticut e se formou na Universidade de Yale. Tem um MFA da Universidade de Michigan, onde foi premiada com o Hopwood Award para Novel-in-Progress (romance em curso).

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Alerj debate a participação das mulheres no esporte e na política (23/11)

Esportistas, políticos e autoridades irão discutir sobre o papel feminino na Olimpíada e nas eleições

Por Daniela Calcia*


A Comissão Especial para o Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política da Alerj realizará sua primeira audiência pública na próxima segunda-feira, dia 23, às 14h, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes. Entre as palestrantes estarão a coordenadora de Articulação e Mobilização de Mesquita e ex-árbitra de futebol, Elizete Barroso de Castro, a ex-jogadora de vôlei de praia, Adriana Behar, gerente de planejamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a senadora Ana Amélia e a deputada federal Soraya Santos.

Para a deputada Daniele Guerreiro (PMDB) o evento será de extrema importância para conhecermos o perfil das mulheres atuantes no esporte e na política no Rio de Janeiro. "No ano que vem teremos eleições municipais e os Jogos Olímpicos e temos que promover debates e apoiar iniciativas que valorizem e promovam a participação feminina no esporte, lazer e no governo", comemora.

Serviço: Audiência Pública Inaugural da Comissão Especial para o Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política. Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro/RJ. Segunda-feira, dia 23/11, às 14h. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, S/Nº. Entrada Franca.

*Daniela Calcia é formada em cinema e jornalismo, pesquisadora do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, confira seu perfil no Linkedin:


br.linkedin.com/pub/daniela-calcia/31/653/85a/




SOS Rio Doce: Show beneficente em prol das vítimas de Minas Gerais, na Tijuca, no Rio de Janeiro (19 e 20/11)

A casa de espetáculos Otto Music Hall, apresenta nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, a partir 20h, um show beneficente intitulado “SOS RIO DOCE”. O show tem como objetivo arrecadar fundos para a compra de água mineral para as vitimas das cidades mais afetadas pela tragédia em algumas cidades de Minas Gerais.

O show beneficente reunirá 20 artistas conhecidos pelo grande público que se revezarão no palco apresentando o melhor da Bossa Nova e MPB, todos doarão seus cachês para a campanha. O ingresso custa R$20.

Serviço:  SOS RIO DOCE. Otto Music Hall. Rua Mariz e Barros, 1050 - Tijuca / RJ. Quinta e Sexta dias 19 e 20/11 às 20h.  R$ 20. Informações pelo telefone (21) 2254-0740 ou no site www.otto.com.br

terça-feira, 17 de novembro de 2015

RJ: Grupo Off-Sina vai arrecadar doações para Mariana/MG, no Largo do Machado nesta sexta (20/11)

O Grupo Off-Sina faz uma apresentação especial na próxima sexta-feira (20) no Largo do Machado. O intuito é arrecadar água potável e leite em pó para vítimas da tragédia em Minas Gerais, mais precisamente Governador Valadares. O município foi um dos afetados pelo rompimento da barragem com rejeitos de mineração em Mariana-MG. A arrecadação é feita em parceria com a Horta Comunitária do Cosme Velho, que fica na Praça São Judas Tadeu, que também será ponto de coleta durante essa semana.

A partir das 17h30, o grupo apresenta o espetáculo “Café Pequeno da Silva e Psiu”. Logo após acontece a Roda de Palhaços. A participação na atividade é aberta para quem tiver uma cena ou número de palhaço, ou quiser experimentar a arte circense.

“Café Pequeno da Silva e Psiu” é um espetáculo que representa o cidadão comum, que enfrenta os problemas do cotidiano à sua maneira e acaba criando situações caóticas, tentando resolvê-las com uma enorme persistência e bom-humor. Em meio a toda confusão, ele encontra um menino que é a cópia viva do seu avô e acaba até conquistando uma namorada.

Serviço: "Café Pequeno da Silva e Psiu"Largo do Machado. Sexta 20/11. A partir das 18h. GrátisLivre. Dramaturgia, produção e elenco: Richard Riguetti. Direção: Lilian Moraes. Duração: 60 minutos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Dica de Escritora: Roberta Souza comenta o livro Tempo é Dinheiro, de Lionel Shriver

Ler é mais do que o ato de pegar um livro e passear pelas frases impressas. Ler é viajar no interior do pensamento de quem escreve, é dividir com o autor, pelo breve momento da leitura, o segredo contido nas páginas do livro. É viajar por novos horizontes e se tornar íntimo de ideias nunca antes imaginadas. Ler é dividir sonhos, pensamentos e vidas, entre as linhas e parágrafos preparados para nós, viajantes literários.

E alguns livros são mais que especiais, marcam nossa trajetória. Assim como são também alguns autores. Sou suspeita para falar da Lionel Shriver, sou apaixonada por seus livros. E minha felicidade foi enorme quando recebi mais uma obra dela, editada no Brasil pela Intrínseca. O livro em questão chama-se Tempo é Dinheiro.

Depois de ler Precisamos Falar Sobre Kevin, O Mundo Pós-Aniversário e Dupla Falta, nada mais me surpreende quando o assunto é esta autora intensa e criativa. Observando a capa, lendo a quarta capa, fiquei imaginando qual seria o foco escandalosamente real e visceral da vez.

Tempo é Dinheiro fala de vidas devastadas por doenças, fala do sistema fiscal nada democrático dos Estados Unidos da América e, o principal, fala de seres humanos, com toda sua luta e sonhos. Shep Knacker, um americano cinquentão, pai de família tem um sonho. Ele sonha em jogar tudo pro alto e começar uma nova vida, a Outra Vida. Porém seu sonho vem à baixo exatamente no momento que ele cria coragem para realizá-lo, depois de anos de sonhos e planejamentos, sua esposa Glynis está com câncer.

Agora a realidade bate violentamente à sua porta e ele precisa continuar carregando todo o peso de uma enorme responsabilidade, por sua esposa, seus filhos e sua família de origem. Jackson, seu melhor amigo, vive há muitos anos em sua tragédia particular, sua filha mais velha Flicka tem uma doença degenerativa e precisa de todos os cuidados médicos e pessoais possíveis. A vida destes dois homens é baseada em luta e sonhos. Cada um a seu modo, vagueia por veredas nada fáceis. Até que o desfecho improvável e mais que real acontece.

A autora possui uma forma muito particular de escrever. Ela versa entre divagações e fatos reais em tom crescente, até chegar ao desfecho-clímax. Ela, diferente de muitos autores, sabe como escrever o fim, fecha o pano de suas histórias com maestria raramente vista.

Sobre a autora: Criada numa família extremamente religiosa, Lionel Shriver já havia publicado seis romances antes do best-seller Precisamos falar sobre o Kevin. Este, que foi recusado por trinta editoras, rendeu-lhe o Prêmio Orange, na Grã-Bretanha, em 2005, concedido apenas a escritoras.

Colunista do jornal The Guardian, ela também já colaborou para The Wall Street Journal,The Independent e The Economist. Viveu em Nairóbi e Bangcoc, mudando-se depois para o Reino Unido. Passou doze anos em Belfast, na Irlanda do Norte, e oito em Londres, onde mora.

Sinopse: Shep Knacker sempre economizou para a "Outra Vida": um retiro idílico no Terceiro Mundo, onde um modesto pé-de-meia poderia durar para sempre. Os engarrafamentos de Nova York seriam substituídos por tempo para "falar, pensar, ver e ser" - e por horas de sono suficientes. Quando ele vende sua empresa de consertos domésticos por um milhão de dólares, parece que seu sonho finalmente será realizado. Ainda que Glynis, com quem é casado há 26 anos, sempre arrume desculpas e diga que nunca é o momento certo para partirem. Cansado de trabalhar como um peão para o idiota que comprou sua companhia, Shep anuncia que está de mudança para uma ilha na Tanzânia, com ou sem a esposa.

Recém-chegada de uma consulta médica, Glynis também tem um anúncio a fazer: Shep não pode ir a lugar algum. Ela está doente e precisa desesperadamente de seu plano de saúde. Mas o convênio cobre apenas parte das despesas incrivelmente altas do tratamento, e o pé-de-meia de Shep para a Outra Vida parece se desfazer a cada dia.

Um romance brutalmente honesto, Tempo é dinheiro acompanha as transformações de um casamento que é posto à prova ao mesmo tempo que se fortalece com as exigências de uma doença grave, e se revela uma inesperada oportunidade para a ternura, a renovação da intimidade e o humor ácido. Em uma pesada crítica aos sistemas de saúde, Lionel Shriver se atreve a fazer a temida pergunta: quanto custa a vida de uma pessoa?

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Rosemeri Laurindo lança o livro "O jornalismo diversional de Fátima Bernardes, em São Paulo (19/11)


Quais seriam os segredos e as táticas jornalísticas adotados por Fátima Bernardes, uma das maiores apresentadoras da TV brasileira na atualidade? Existe uma fórmula para o sucesso? No livro “O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes”, a autora Roseméri Laurindo apresenta, de forma clara e direta, os gêneros jornalísticos compreendidos por meio de um tipo autoral diferenciado, denominado autor-marca. Produzida e distribuída pela Primavera Editorial (SP), a obra será lançado no dia 19 de novembro, a partir das 18h30min, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, em São Paulo.

Segundo a autora, o Jornalismo Diversional é uma forma, que embora tenha o objetivo na realidade, busca dar uma aparência mais romanesca aos fatos, personagens e ações. Esse gênero jornalístico traduz um conceito que classificou o programa “Encontro com Fátima Bernardes” como modelo de Jornalismo Diversional. Focando na personalidade cativante da apresentadora, o livro alinha os conceitos jornalísticos para apresentar, com maior propriedade, a complexidade do gênero autor-marca no programa. “Composto por pesquisas acadêmicas e entrevista com Fátima, o livro revela as transformações do jornalismo no cenário atual”, acrescenta Roseméri.

“Mudei completamente minha função, o que eu faço hoje é um programa muito mais de entretenimento, com um fundo jornalístico, mas eu sou jornalista do mesmo jeito. Eu vivo pensando em pauta, pensando em como transformar aquilo num assunto interessante, fico pensando de que maneira aquilo vai ser uma prestação de serviço para quem está vendo e ouvindo. Então a concepção de meu trabalho de jornalista continua lá”, diz Fátima Bernardes,.

SOBRE A AUTORA: A jornalista e escritora Roseméri Laurindo, natural de Blumenau, é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde é professora titular de Teorias da Comunicação. Realizou estágio pós-doutoral na Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, junto à Universidade Metodista de São Paulo, com apoio do CNPq. É integrante do Grupo de Pesquisa Pensa-Com/Brasil, liderado por José Marques de Melo. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Gêneros Jornalísticos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom). Em 2014, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, da Intercom, na categoria Liderança Emergente. Autora de várias publicações jornalísticas e científicas, dentre as quais o livros o AI-5 na Academia - O manual do lead usado pelos golpistas de 1964 para punir o ensino de jornalismo -, pela Edifurb (2014).

Serviço: “O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes”, por Roseméri Laurindo. Livraria da Vila. Alameda Lorena, 1731- São Paulo/SP. Dia 19/11, às 18h30.

Primavera Editorial: www.primaveraeditorial.com/produto/edu/o-jornalismo-diversional-de-fatima-bernardes/

Turismo: África do Sul é opção de viagem acessível e surpreendente



Se você está em busca de uma viagem de tirar o fôlego, com cenários impressionantes e forte contato com a natureza, seu destino ideal é a África do Sul. Motivos não faltam para começar a se planejar agora mesmo para visitar o país, conhecido por sua biodiversidade e pela grande variedade de culturas, idiomas e crenças religiosas.


Com preços mais acessíveis e infraestrutura de primeira para os turistas, sua beleza natural atrai pessoas do mundo todo em busca de experiências diferentes e únicas. De acordo com Thiago Zacharias, diretor da agência Livre Acesso Turismo, em praticamente qualquer lugar do país é possível  fazer ótimas combinações de natureza, vida selvagem, cultura, aventura e tradição. “É possível fazer um safári em cima de um elefante, passear de balão sobre a savana, alimentar crocodilos, ver de perto os Big Five, que são os grandes mamíferos leão, leopardo, elefante, rinoceronte e hipopótamo”.

A moeda local também é um atrativo para quem quer fugir da alta do dólar. A grande vantagem é que 1 real equivale a 3,5 rands, ou seja, os preços estão 3 vezes mais baratos do que no Brasil. “Fechamos uma parceria direta com o melhor operador local. O país é uma boa opção economicamente falando. É uma oportunidade única para quem sempre sonhou em fazer esta viagem”, finaliza Thiago. Mais informações sobre os pacotes disponíveis podem ser obtidas no www.livreacesso.tur.br ou através do telefone (16) 3941.3086.

Grátis: Exposição no Palácio Tiradentes RJ comemora os 400 anos de Cabo Frio

O Palácio Tiradentes presta uma homenagem a Cabo Frio, situada na Região dos Lagos do Rio, que completa 400 anos de história no dia 13 de novembro. A exposição 400 anos de Cabo Frio: Cultura, História e Patrimônio será inaugurada na terça-feira (10/11), às 18h3, com uma solenidade no plenário da Casa.

São 20 trabalhos dos fotógrafos Reinaldo Azevedo, Frederico Santa Rosa e Rubens Campos, todos cabofrienses, que vão expor fotos de vários lugares e ocasiões da cidade. O trabalho poderá ser visto até o dia 20 de novembro, no 3º andar do Palácio Tiradentes, de segunda a segunda.

Serviço: 400 anos de Cabo Frio: Cultura, História e Patrimônio. Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV – Centro/RJ. De 09 a 20 de novembro. De segunda a sábado, das 10 às 17 horas. Domingos e feriados, das 12 às 17h. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, S/Nº. Entrada Franca.

Link do evento no Facebook: www.facebook.com/events/882416011854266/

Conheça dez dicas para se tornar um escritor de sucesso

Com formação em design de multimídias e animação, além de especialização em direção de arte para cinema, efeitos visuais e 3D na cidade de Los Angeles, nos EUA, o paulistano João Gabriel Brene, 25 anos, sempre foi apaixonado por cinema, mas para encontrar uma maneira mais rápida de colocar suas histórias em ação, buscou na literatura um caminho para dar vida ao personagem Johnny Bleas que nasceu no primeiro livro da trilogia – Um Novo Mundo – lançado em abril deste ano.

“Aos dezessete anos, cerca de 8 anos atrás, quando pensei pela primeira vez em escrever um livro achei poucas dicas. O tema tinha certa visibilidade na internet, mas todos os blogs e sites pareciam dizer sempre o clichê”, relembra. Brene decidiu descobrir sozinho os caminhos para contar a história do jovem que teve sua pacata vida transformada da noite para o dia após presenciar o assassinato de uma pessoa muito querida.

Segundo ele, são dicas básicas para quem pretende publicar seu primeiro livro, as quais ele costuma chamar de “Os dez mandamentos do escritor”. Seguindo criteriosamente os passos que criou, Brene conseguiu publicar sua obra pela Editora Pandorga. “Sempre quis transformar o que eu via em meus devaneios em um grande filme. Mas sabia que para isso eu levaria muitos anos e poderia perder a ideia. Naquele momento então a literatura me pareceu o melhor meio de fazer tudo isso acontecer”

Confira os dez mandamentos do escritor de sucesso:

1. Acredite
Nunca deixe de acreditar em seus sonhos. Se este é seu caminho, lembre-se de que qualquer pessoa pode ser um escritor ou escritora de sucesso. Grandes nomes como Paulo Coelho, J.K. Rowlling, Stephan King e J. R.R. Tolkien também enfrentaram adversidades no começo e no entanto acreditaram e hoje são referências.

2. Idealize
Encontre uma ideia, porque ela é a base de tudo. Depois tenha certeza de que ela é realmente boa, acredite nela, desenvolva-a, viva-a. Mesmo que outras ideias surjam em sua mente, foque em apenas uma, até concluí-la.

3. Visualize
Visualize sua história o tempo todo. Ao acordar, almoçar, dormir, qualquer hora. Imagine cada momento dela como se estivesse assistindo a um filme. Cada detalhe é importante.

4. Escreva
Comece a escrever sem pressa. Faça uma resenha e depois dê continuidade à história pensando em como deixar seu leitor empolgado sempre. Não faça frases ou capítulos muito longos, isso pode ser cansativo. Mantenha o ritmo da história.

5. Leia e Releia
Ao terminar um capítulo, leia-o. Ao terminar o livro, leia-o. Depois, releia até ter certeza de que foi feito da melhor maneira possível antes de escrever FIM.

6. Publique
Não publique em qualquer editora na ânsia de ver seu livro impresso “ontem”. Faça uma boa apresentação de seu trabalho para que encontre a parceria ideal na publicação do livro. Analise bem as propostas das editoras e negocie uma tiragem pelo menos mil exemplares. Depois certifique se ela fará uma boa divulgação e se realmente colocará seu livro em todas as livrarias.

7. Divulgue
Não dependa apenas da divulgação de sua editora. Você é o principal responsável por buscar alternativas para divulgar sua obra. Se você não fizer, ninguém o fará. Entre os meios mais importantes para divulgação eu aconselho que o autor tenha presença digital, divulgando em mídias sociais, blogs, e-mail marketing e que tenha um bom site.

8. Aguarde
Não fique ansioso, porque vai levar um tempo para você colher os frutos de sua dedicação, mas esse dia chegará. Paciência é uma virtude que devemos cultivar, porque os resultados sempre aparecem. “O que é seu estará guardado”.

9. Sucesso
Quando finalmente estiver alcançado o sucesso, desfrute dele sem culpa, afinal você merece por todo esforço que fez para chegar até aqui. Mas é importante sentir desde já o sucesso, porque ele é uma energia e toda energia trabalhada acaba se materializando. O que a mente concebe, o Universo realiza. Ah, e agradeça todos os dias, porque a gratidão é uma energia poderosa.

10. Realização
Realização é algo muito maior que o sucesso. Quando você alcança o sucesso, chega a um novo nível e mais do que nunca deve continuar agradecendo e ajudando outras pessoas. Busque compreender e sentir sua realização. Os ganhos desta jornada abrem as portas para que você permita que outros sigam por este caminho. Distribua esperança, ensine perseverança e multiplique amor.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Livro da blogueira e taróloga Ceiça Monteiro será lançado em Botafogo (11/11)



Uma carioca apaixonada pela vida, que gosta de escrever sobre sentimentos, comportamento humano e sobre o dia a dia que tanto nos move. Assim se define a escritora e taróloga Ceiça Monteiro, que no dia 11 de novembro lança o livro, “Menos é sempre mais”, pela editora Cassará, na Livraria da Travessa de Botafogo, a partir das 19h. A obra traz 56 textos sobre amor, amizade, alegria, perdas, solidão, tristeza, saudade e demais sentimentos que o mundo compartilha.

Ceiça escreve desde a adolescência e diz que nunca pensou em ser escritora. “Aconteceu por incentivo das minhas filhas, a partir do blog que criei e que leva o mesmo nome, com objetivo de divulgar meus textos e poemas. A ideia é dar vazão ao que sinto, ao que os outros sentem e ao que observo nas minhas andanças pela vida”.

Para o jornalista, sociólogo, intelectual da Comunicação e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Muniz Sodré, em seus textos, Ceiça passa da prosa para o verso sem se afogar nas palavras. “Em um milênio que se marca pela prosa reticular do rancor e muito pouca poesia, é razão de contentamento a gênese de uma fala que busca a esfera e o volume. Ela tem as ferramentas necessárias para um poeta, que são os sentidos”.

Segundo a escritora Claudia Letti, responsável pelo prefácio de “Menos é sempre mais”, o livro é “quase uma meditação provocada por drágeas muito bem descritas de que tipo de pessoas podemos ser quando nos despimos dos excessos: energizados e sempre mais”, conclui.

Serviço: Menos é sempre mais.  Livraria da Travessa - Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo. Dia 11 de novembro a partir das 19h. Preço do livro: R$ 28.